É boa prática minificar os arquivos css e javascript?

03/02/2017

0

Fala galera, tenho uma dúvida que tem me acompanhado por um bom tempo.

Queria saber é uma boa prática deixar meus códigos minificados ou não.

Sempre quando tenho um projeto a fazer, me pergunto qual caminho tomar.

Exemplo de código css não minificado:

.h1{font-family: calibri;
color:#333;
padding: 5px;}


Exemplo de código css minificado:

.h1{font-family:calibri;color:#333;padding:5px;}


Acredito que o código não minificado, ajuda na manutenção e legibilidade do código. Mas por outro lado, o código minificado é melhor aceito em termos de desempenho, como orienta o pagespeed do Google.

E aí galera, o que é melhor fazer, minificar ou não?
Otávio Cardoso

Otávio Cardoso

Responder

Post mais votado

06/02/2017

Na verdade quando for para produção é melhor minificado, mas para produzir, recomendo normal mesmo. Pela facilidade de leitura e achar erros.
O colega deu uma boa dica de usar o Visual Studio Code, mas existem outros também.
Já tentei trabalhar só usando minificado, o problema é quando o CSS começa a fica grande e complexo, fica bem difícil de achar os erros depois.

Eduardo Guimaraes

Eduardo Guimaraes
Responder

Mais Posts

03/02/2017

Wilson Neto

Boa tarde, beleza?
Eu trabalho com ambos os arquivos, porém faço upload somente do arquivo minificado.

Eu trabalho como Visual Studio Code e utilizo uma extensão "minify for VS Code", então eu trabalho no arquivo não minificado e sempre que salvo, ele atualiza meu arquivo minificado.

Em resumo meus arquivos .css ou .js tem "teste.min.js, teste.js" OU "base.css, base.min.css", mas os que vão para produção são somente os .min.js


:)
Responder

03/02/2017

Wilson Neto

Boa tarde, beleza?
Eu trabalho com ambos os arquivos, porém faço upload somente do arquivo minificado.

Eu trabalho como Visual Studio Code e utilizo uma extensão "minify for VS Code", então eu trabalho no arquivo não minificado e sempre que salvo, ele atualiza meu arquivo minificado.

Em resumo meus arquivos .css ou .js tem "teste.min.js, teste.js" OU "base.css, base.min.css", mas os que vão para produção são somente os .min.js


:)


*somente os min.js e min.css
(Resumindo, só faço upload dos arquivos minificados...haha!!!)
Responder

06/02/2017

Wilson Neto

Antes eu utilizava http://refresh-sf.com/ para poder minificar os arquivos, o problema era o tempo que eu perdia para minificar e como eu estava carente de um plugin que tinha para Netbeans 8.1 que quando atualizei para Nb 8.2 ele parou de funcionar, e já estava migrando para o VS Code, então nem dei muita importância.

Realmente deve haver outras formas mais fáceis e automáticas para se trabalhar com arquivos minificados, vale a pena procurar e testar a que melhor se encaixa no dia-a-dia, só citei a minha atual realidade.

:D
Responder

24/02/2017

Calebe Menezes

Opa Otávio, beleza?

Para reforçar vou te dar a mesma recomendação que o colega Wilson deu:

Ambiente de homologação - Use os arquivos não minificados para fins de manutenção

Ambiente de produção - Use os arquivos minificados, para fins de desempenho
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar