em caso de erro.

14/06/2014

0

sabemos que quando estamos modelando nem tudo ocorre como programado, situação bem dificil não é? em caso de mudanças em banco ja em produção, como proceder.
para deixar mais explicito, uma tabela, que ja possui dados e em momento necessite mudar o nome do campo ou transferir esse campo para uma outra tabela.
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

Responder

Post mais votado

15/06/2014

Ué, é só rodar um script que faça tudo. Porém, é importante testar tudo antes e garantir que a aplicação já vai estar pronta para lidar com as alterações.
Ou seja, se o banco vai sofrer alteração, muito provavelmente a aplicação também vai, então deve-se garantir que ela estará pronta para ser instalada no cliente quando o banco for alterado.

Joel Rodrigues

Joel Rodrigues
Responder

Mais Posts

15/06/2014

Mariana Carvalho

Joel, mas imagina simplesmente rodar um script que mude dados do banco, e pior sem backup? vamos ter cuidado não é?
Responder

15/06/2014

Joel Rodrigues

Ah, claro. Eu me referi apenas ao procedimento de alteração em si. Rotinas de segurança, como backup e downgrade de versão devem estar prontos antes de tudo.
Responder

16/06/2014

Alex Lekao

Ola... Bom dia!!!

Me metendo aqui.

Em se tratar de sql, eh muito pratico esse tipo de alteracao e confiavel, o banco suporte o processo sem muito transtorno, eh claro que depende do volume de informacoes a serem mudadas, pq ele vai deixar todo mundo em fila para so depois o povo trabalhar, digamos desta forma. rsrsr

Eh muito simples realmente, porque se for mudar de tabela e mandar para outra, o primeiro ponto eh criar o campo na nova tabela, fazer os pre ajustes na aplicacao depois fazer um update no campo novo na tabela nova com os dados da antiga e pronto, estara tudo pronto certinho.

Lembrando que o SQL tem recursos de divisao de tabelas, que de igual modo deve tomar todos os cuidados necessarios e que tambem funciona muito bem, esse recurso normalmente eh usado para corrigir problemas justamente com modelagens para corrigir tbm o problema de normalizacao.

Mas acredito que o ideal seja o braçal mesmo, criar e copiar de um pro outro.

Eu normalmente nao elimino o campo antigo do banco, mantenho a vida toda, ta ocupando espaco mas ta evitando possiveis problemas na aplicacao. kkk

Espero ter ajudado.

Abraco.

Alex - Lekao
Responder

16/06/2014

Mariana Carvalho

Ah, claro. Eu me referi apenas ao procedimento de alteração em si. Rotinas de segurança, como backup e downgrade de versão devem estar prontos antes de tudo.


ah, agora sim.
Responder

16/06/2014

Mariana Carvalho

Alex, mas em caso de mudanças, como fica? rsrsrsrs
Responder

16/06/2014

Alex Lekao

Oi Mariana, boa tarde!!!

Desculpe mas nao entendi sobre as mudancas, como assim? rsrsr

Abraco.

Alex, mas em caso de mudanças, como fica? rsrsrsrs
Responder

16/06/2014

Mariana Carvalho

o banco ja está criado ja com as tabelas e dados, muitos dados, quando se faz mudanças. entendeu? deve-se tomar um cuidado extremo.
Responder

16/06/2014

Marisiana Battistella

sabemos que quando estamos modelando nem tudo ocorre como programado, situação bem dificil não é? em caso de mudanças em banco ja em produção, como proceder.
para deixar mais explicito, uma tabela, que ja possui dados e em momento necessite mudar o nome do campo ou transferir esse campo para uma outra tabela.


Na minha opinião, você deverá realizar um backup com o que já existe e realiza as alterações necessárias. Não tem necessidade de rodar nenhum script..
Pra que vc vai rodar um script em um base já criada e com dados? Eu acho que daria que causaria muitos danos na base de dados.
Responder

16/06/2014

Mariana Carvalho

um backup para evitar grandes "confusões" não é? rsrsrs
Responder

17/06/2014

Marisiana Battistella

É, como se fosse o bakcup diário... Só que vc vai fazer ele antes de começar as alterações...
Responder

17/06/2014

Alex Lekao

Ola,

O que foi dito pela Marisiana, eh e deve ser levado em consideracao sempre.

Agora por exemplo, vou fazer uma atualizacao de grandes proporcoes aqui na empresa referente ao ERP.

nesta atualizacao envolvera inumeros campos da base de dados que serao novos e alguns ajustados.

todos esse processo eh feito normalmente, levando em consideracao as regras de seguranca.

No nosso caso o banco sera "baixado" e feito todo o processo e em seguida colocado no ar novamente apos a atualizacao.

Mas por exemplo, acho que citei acima, mas nao tenho certeza. rsrsr, vc tem um campo ja populado e ele sofrera algum tipo de mudanca, ou criado um campo novo, ajustado o tamanho etc., os ajustes sao feitos sem problemas.

No caso de o campo mudar e ser criado um novo para substituir o atual, eh simples, da um update no campo novo com os dados do campo anterior, com os ajustes necessarios e pronto.

Tudo vai depender da situacao e da necessidade.

E o que nao pode ser aberto mao eh dos backups, basicamente. rsrs

Abraco.
Responder

17/06/2014

Mariana Carvalho

100% Alex e Marisiana, entendi.
Responder

19/06/2014

Marisiana Battistella

Isso aí!!
Obrigada por exemplificar Alex!
Responder

20/06/2014

Alex Lekao

Disponham... rsrs

Estou sempre por aqui... e por ali... rsrsr

Abraco.
Responder

20/06/2014

Mariana Carvalho

Disponham... rsrs

Estou sempre por aqui... e por ali... rsrsr

Abraco.



:-)
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar