Em qual carreira investir

17/02/2017

0

Boa tarde galera,

Gostaria da opinião de vcs, estou querendo investir em alguma carreira de desenvolvedor e gostaria de saber quais vcs indicariam, ja fiz alguma coisinha em asp.net com entity, porem ouvi falar muito bem de Node.js com MongoDB.

E ai qual indicariam para back end e front end?

Valeu
Arthur

Arthur

Responder

Post mais votado

08/03/2017

É importante observar que ao tomar essa decisão você não estará optando apenas por ASP.NET ou apenas por Node.js com MongoDB. ASP.NET é um framework, parte do .NET Framework, no qual você vai usar C# como linguagem de programação. Node.js é uma plataforma (runtime) que usa JavaScript como linguagem de programação. MongoDB é apenas um banco de dados, e nem sempre você vai utilizá-lo, mesmo trabalhando com Node.js, pois nem todos os cenários vão requerer o uso de um banco NoSQL.

Joel Rodrigues

Joel Rodrigues
Responder

Mais Posts

20/02/2017

Robson Cavalcante

O que você acha do php?

Eu considero uma boa linguagem e que tem bastante espaço no mercado ainda.
Responder

02/03/2017

Rodrigo Zandonadi

Fala Arthur, blz?

Cara, ASP é uma linguagem estabelecida, amada por uns e odiada por outros. Tem mercado, mas minhas experiências com esse camarada não são das mais agradáveis, rs.

Node, por outro lado, é uma plataforma que tem crescido muito. Se você tem um conhecimento prévio de JavaScript, terá uma curva de aprendizado bem pequena. Se não tem, mesmo assim não terá grandes dificuldades, pois é uma linguagem fácil de entender e muito bacana de desenvolver. Recomendo ainda que você aprenda junto com o Node, o framework Angular (Não Angular.JS, o Angular 2), pois muitas empresas desenvolvem APIs em Node e depois criam aplicações com o Angular que consumem a API Node.

Porém, cada pessoa com quem você conversar irá puxar a sardinha para o seu lado, rs. O Robson citou o PHP, logo acima, que também é uma linguagem incrível, com muitos recursos bacanas. A verdade é que, você aprendendo a lógica de programação em uma linguagem, pode aprender outra mais rápido. Então, meu conselho é investir em uma linguagem que considere interessante, e depois, pode aprender outra.

Abraços!
Responder

03/03/2017

Arthur

Rodzan, muito obrigado pela resposta.

Então, eu sempre gostei de Asp.net, de todas que vi foi a que mais gostei e quis ir mais pra frente, é a que eu mais consegui entender tambem. Acho bom demais a tecnologia, padrão MVC, Entity Framework que te facilita a vida na persistencia de dados. Porem conversando com amigos mais experientes, todos disseram a mesma coisa. O asp.net é uma boa linguagem e quando vc aprende no começo fica vislumbrado com isso, porem o que eles dizem é que enquanto ficavam preso nisso tava bom, porem na hora que "expandiram" os horizontes para novas tecnologias todos dizem a mesma coisa, que o NODE.Js é excelente e menos burocratico que o asp.net, e tambem o MONGODB para persistencia de dados. A questão é, em asp.net eu ja faço alguma coisa ou outra, e javascript eu nao sei absolutamente NADA.

Então minha duvida é se continuo no asp.net e me especializo nisso, ou se parto para node.js e especializo nele.
Responder

03/03/2017

Arthur

O que você acha do php?

Eu considero uma boa linguagem e que tem bastante espaço no mercado ainda.


Valeu pela resposta robson.

Ja vi alguma coisinha tambem sobre PHP puro, sem usar nenhum framework, achei muito mais chatinho de mexer, alem disso aqui na minha cidade nao vejo muita proposta de emprego para a linguagem, quando aparece é pagando pouco, mas quem sabe fazendo sistemas por fora seja melhor.
Responder

12/04/2017

Rodrigo Zandonadi

Rodzan, muito obrigado pela resposta.

Então, eu sempre gostei de Asp.net, de todas que vi foi a que mais gostei e quis ir mais pra frente, é a que eu mais consegui entender tambem. Acho bom demais a tecnologia, padrão MVC, Entity Framework que te facilita a vida na persistencia de dados. Porem conversando com amigos mais experientes, todos disseram a mesma coisa. O asp.net é uma boa linguagem e quando vc aprende no começo fica vislumbrado com isso, porem o que eles dizem é que enquanto ficavam preso nisso tava bom, porem na hora que "expandiram" os horizontes para novas tecnologias todos dizem a mesma coisa, que o NODE.Js é excelente e menos burocratico que o asp.net, e tambem o MONGODB para persistencia de dados. A questão é, em asp.net eu ja faço alguma coisa ou outra, e javascript eu nao sei absolutamente NADA.

Então minha duvida é se continuo no asp.net e me especializo nisso, ou se parto para node.js e especializo nele.


Entendi Arthur,

O Joel citou muito que o ASP é um framwork e o Node uma plataforma, ambos usando C# e JavaScript. Em termos de mercado, o JavaScript tem ganhado o mundo, rs (estou puxando a sardinha para o que gosto agora, rs), e não é apenas com o MongoDB que ele se comunica muito bem. É possível criar sistemas e aplicações que realizam consultas em bancos sql, como o MySQL e o PostgreSQL. Recentemente fiz um sistema de notícias em Node que cadastrava e consultava um banco MySQL e ficou muito bom.

Tem alguns cursos e artigos aqui no Devmedia sobre o Node, vale a pena dar uma olhada. A galera da edição está prometendo um curso completo de Node, e creio que logo sairá, mas ainda há muito material bom pela web a fora, como o devfuria e o udbwebdev.com. Vale a pena dar uma olhada antes de decidir mudar.

Abraços man!
Responder

26/04/2017

André Gomes

Numa visão voltada para o mercado de trabalho, se você está iniciando e já tem algum conhecimento em ASP e .NET, que também é um mercado forte, acredito valer a pena aprimorar ainda mais esses conhecimentos, claro que essa opinião é focada uma entrada rápida no mercado de trabalho. Nada vai impedir que mais tarde você reconsidere, agora com mais experiência, os estudo sobre o Node, mesmo porque conhecimento nunca é demais.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar