Emprego, Publico ou Privado?

30/03/2015

0

Olá pessoal do forum!

Vamos discutir um assunto que não chega a ser tão delicado, mas acho que teremos varias respostas por aqui, o que vocês preferem, trabalhar em algum orgão publico(sendo concursado) ou em uma empresa privada, quais as vantagens e desvantagens que conseguem visualizar nesses dois cenarios?
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

Responder

Posts

31/03/2015

Thiago Santana

Eduardo com toda a certeza do mundo os órgãos públicos é a melhor saída. Carga Horárias mais flexíveis, melhores salário e estabilidade!
Responder

31/03/2015

Randrade

Eduardo com toda a certeza do mundo os órgãos públicos é a melhor saída. Carga Horárias mais flexíveis, melhores salário e estabilidade!


Thiago, neste ponto eu discordo de você.

Em um órgão público você fica estagnado aquele salário (ok, você têm reajuste anuais), porém em uma empresa privada, você tem a possibilidade de evoluir e sempre evoluir. Claro, que para isso você necessita evoluir como profissional, fazendo cursos, certificações, etc.

Agora no setor público, se você não possuir um "padrinho" dentro do setor, você não terá gratificações nem benefícios.

Agora, o setor público, concursado, lhe garante uma estabilidade imensa, que o setor privado não pode proporcionar. Porém, um bom profissional hoje, ganha o dobro ou o triplo de um profissional concursado.
Responder

31/03/2015

Eduardo Pessoa

Opa pessoal, blz?

Estou gostando do que estou vendo, opiniões, sejam elas pro concurso, pro empresa privada...Eu penso que isso depende, e de muita coisa, o que Thiago falou é a verdade mas como Randrade tambem falou é a realidade.
Responder

31/03/2015

Randrade

Bom Eduardo.

Eu comentei sobre uma experiência pessoal. Fui concursado como Analista de Sistemas por 1 ano, neste período ocorreu, o que de fato o Thiago comentou: Flexibilidade de horários, salário, estabilidade, etc. Porém, setor público em geral, é muito "desleixado" - por falta de palavra melhor- com os deveres, principalmente no setor de TI.
Quando o funcionário trabalha com essa estabilidade, ele não busca se aperfeiçoar, melhorando assim a qualidade de seu trabalho, muito pelo contrário, ele fica estagnado com os afazeres, fazendo sempre da mesma forma. Você pode verificar isso de uma forma simples, a qualidade dos sites organizacionais, que muitos ainda utilizam tecnologias obsoletas a anos.
Os setores que possuem uma qualidade, são aqueles que terceirizaram o serviço, onde empresas particulares realizam os serviços.

Eu troquei um cargo concursado, por um cargo em uma empresa privada, ganhando um pouco menos, e até hoje não em arrependo de minha escolha.
Responder

31/03/2015

Eduardo Pessoa

Deve ruim por esse lado, mas pegando o "bonde" andando sobre sua resposta, aonde você foi concursado, existia alguma forma de apoio ao estudos para T.I, se aperfeiçoar mais? E como uma pessoa de fora não vejo isso.
Responder

31/03/2015

Randrade

Bom Eduardo, setor público é muito complicado de trabalhar.

Eu passei em um concurso para ser Analista de uma prefeitura aqui no ES.
A prefeitura é excelente, a estrutura e tudo, porém foi tudo terceirizado.

No período em que trabalhava, não existia apoio nenhum, até porque eu não possuía "apadrinhamento".

Para você ter ideia, havia simpósios de TI, voltados especificamente para minha área, mas quem ia ao simpósio eram os profissionais do RH, ADM, etc. Profissionais que nem entendem que os palestrantes estão falando. Porém, a cada viajem o profissional ganha "benefícios", aí todos queriam ir, e só ia quem possuía "padrinhos" dentro do setor.

Eu passei neste concurso e trabalhei a um ano na prefeitura em questão. Porém, trabalho prestando serviços à órgãos públicos a mais de seis anos, e todos os profissionais que conheço e converso sobre o assunto, me contam a mesma coisa. Então prova que não era apenas a prefeitura que eu trabalhava. Lembrando que alguns destes funcionários que citei, são concursados em diversos órgãos, não apenas prefeituras.

Mas, o salário que você recebe, não é ruim, isso eu tenho que concordar. Porém, você pode ganhar muito mais, apenas com um pouco de esforço.

E apesar de eu ter esses relatos, essa pergunta sua, recebe várias opiniões pessoas, não tendo como afirmar o que é melhor. Pois para muitos receber um salário razoável, é o suficiente, para outros não.

Então deixo mais o meu relato, do que uma resposta concisa sobre a sua pergunta.
Responder

31/03/2015

Thiago Santana

Randrade, foquei no setor público de forma concursada!
Eu entendo seu ponto de vista, porém acho que para chegar ao nível de determinados salários de empresa pública o cara tem que ralar pra caramba.
Responder

31/03/2015

Randrade

Randrade, foquei no setor público de forma concursada!
Eu entendo seu ponto de vista, porém acho que para chegar ao nível de determinados salários de empresa pública o cara tem que ralar pra caramba.


Creio que sua resposta era para " determinados salários de empresa privada"... Mas, realmente sim, você precisa ralar muito e estudar, porém você será recompensado depois.

O cargo que me referi também foi concursado. Eu desisti justamente por esses fatores que informei.

Mas como disse acima, existe N pessoas que se contentam com os salários oferecidos, e a estabilidade realmente é um fator muito atraente. Porém, o ramo de tecnologia está se atualizando, necessitando cada vez mais de profissionais capacitados.
Responder

31/03/2015

Thiago Santana

Com certeza!
Concordo plenamente...
Responder

31/03/2015

Ronaldo Lanhellas

Bom Eduardo.

Eu comentei sobre uma experiência pessoal. Fui concursado como Analista de Sistemas por 1 ano, neste período ocorreu, o que de fato o Thiago comentou: Flexibilidade de horários, salário, estabilidade, etc. Porém, setor público em geral, é muito "desleixado" - por falta de palavra melhor- com os deveres, principalmente no setor de TI.
Quando o funcionário trabalha com essa estabilidade, ele não busca se aperfeiçoar, melhorando assim a qualidade de seu trabalho, muito pelo contrário, ele fica estagnado com os afazeres, fazendo sempre da mesma forma. Você pode verificar isso de uma forma simples, a qualidade dos sites organizacionais, que muitos ainda utilizam tecnologias obsoletas a anos.
Os setores que possuem uma qualidade, são aqueles que terceirizaram o serviço, onde empresas particulares realizam os serviços.

Eu troquei um cargo concursado, por um cargo em uma empresa privada, ganhando um pouco menos, e até hoje não em arrependo de minha escolha.


Legal a sua experiência, e ter trocado do setor público para o privado foi algo que raramente se vê. Eu vejo que ambos tem seu lado positivo e negativo, e é exatamente o que foi pontuado pelos colegas.
Responder

31/03/2015

Ronaldo Lanhellas

Bom Eduardo.

Eu comentei sobre uma experiência pessoal. Fui concursado como Analista de Sistemas por 1 ano, neste período ocorreu, o que de fato o Thiago comentou: Flexibilidade de horários, salário, estabilidade, etc. Porém, setor público em geral, é muito "desleixado" - por falta de palavra melhor- com os deveres, principalmente no setor de TI.
Quando o funcionário trabalha com essa estabilidade, ele não busca se aperfeiçoar, melhorando assim a qualidade de seu trabalho, muito pelo contrário, ele fica estagnado com os afazeres, fazendo sempre da mesma forma. Você pode verificar isso de uma forma simples, a qualidade dos sites organizacionais, que muitos ainda utilizam tecnologias obsoletas a anos.
Os setores que possuem uma qualidade, são aqueles que terceirizaram o serviço, onde empresas particulares realizam os serviços.

Eu troquei um cargo concursado, por um cargo em uma empresa privada, ganhando um pouco menos, e até hoje não em arrependo de minha escolha.


Legal a sua experiência, e ter trocado do setor público para o privado foi algo que raramente se vê. Eu vejo que ambos tem seu lado positivo e negativo, e é exatamente o que foi pontuado pelos colegas.
Responder

31/03/2015

Ronaldo Lanhellas

Bom Eduardo.

Eu comentei sobre uma experiência pessoal. Fui concursado como Analista de Sistemas por 1 ano, neste período ocorreu, o que de fato o Thiago comentou: Flexibilidade de horários, salário, estabilidade, etc. Porém, setor público em geral, é muito "desleixado" - por falta de palavra melhor- com os deveres, principalmente no setor de TI.
Quando o funcionário trabalha com essa estabilidade, ele não busca se aperfeiçoar, melhorando assim a qualidade de seu trabalho, muito pelo contrário, ele fica estagnado com os afazeres, fazendo sempre da mesma forma. Você pode verificar isso de uma forma simples, a qualidade dos sites organizacionais, que muitos ainda utilizam tecnologias obsoletas a anos.
Os setores que possuem uma qualidade, são aqueles que terceirizaram o serviço, onde empresas particulares realizam os serviços.

Eu troquei um cargo concursado, por um cargo em uma empresa privada, ganhando um pouco menos, e até hoje não em arrependo de minha escolha.


Legal a sua experiência, e ter trocado do setor público para o privado foi algo que raramente se vê. Eu vejo que ambos tem seu lado positivo e negativo, e é exatamente o que foi pontuado pelos colegas.
Responder

31/03/2015

Thiago Santana

Exatamente! Ambos têm seus lados bons e ruins...
Responder

31/03/2015

Eduardo Pessoa

Satisfeito Randrade e continuo observando a discussão, ótima por sinal! Por favor srs continuem!!! Estou apenas absorvendo!
Responder

01/04/2015

Fernanda Acacia

Exatamente! Ambos têm seus lados bons e ruins...


Isso é muito relativo, pelo que nós vemos e em alguns caso conhecemos, existem empresas privadas que realmente são um sonho para qualquer profissional, e isso não é exclusividade de empresas grandes atualmente.

Randrade, queria te fazer uma pergunta, em qual area atuava quando era servidor publico, se puder escrever!
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar