Entity Framework 4.1 ou NHibernate, qual ORM usar?

23/02/2012

0

Boa tarde pessoal,

Por ser iniciante em .NET, gostaria de abrir um discussão aqui, que no meu ponto de vista, ajudará muitos colegas (como eu ..rsrs) que ainda necessitam de um NORTE para começar a desenvolver nessa plataforma .NET

Estou estudando o Entity Framework 4.1 e não conheço o NHibernate. Pergunto aos colegas mais experientes do que eu:

Qual desses dois ORM Entity Framework 4.1 ou NHibernate devo usar?


Abraços

Hugo

Hugo

Responder

Post mais votado

23/03/2012

O Entity Framework funciona muito bem, é mais fácil de usar, mas só funciona 100% com o banco SQLServer.
No meu projeto anterior, realizei alguns testes com o banco de dados Informix, e não tive muito sucesso, a IBM demorou demais para lançar um provider que funcionasse bem com o Entity 4, e como o projeto sempre é para ontem, tive que optar por outras alternativas.
O NHibernate já é um projeto bem mais maduro, e já é utilizado em diversos lugares, funciona bem com diversos bancos, inclusive o SQLServer. O que ele tinha de pior era a questão de ter que escrever o mapeamento do banco manualmente no XML, mas com o Fluent NHibernate isso acabou.
Hoje eu penso assim: Se o Banco for SQLServer uso o Entity, se for outro uso o NHibernate.

Marcio Silveira

Marcio Silveira
Responder

Mais Posts

23/02/2012

Thiago Porto

Os dois são excelentes, para mim o nhibernate está mais estável, mas você não perderá em nada se estudar primeiro o EF.
No portal tem cursos do Henrylle que ensina a usar o nhibernate e o ef 4.1, cursos excelentes.
EF 4.1: https://www.devmedia.com.br/cursos/net/342-Novidades-Entity-Framework-4-1.html
NHibernate: www.devmedia.com.br/cursos/net/319-Modelagem-nHibernate-e-Auditoria-com--net-Sistema-de-Controle-de-Estoque.html
Responder

23/02/2012

Hugo

Olá Thiago, valeu pela reposta.

Pelo que estou lendo sobre o Entity Framework 4.1 e fazendo alguns exercícios, ele parece ser muito fácil de se trabalhar.

Fico feliz de saber que estou na direção certa ao trabalhar com qualquer um dos dois.


Abs,



Responder

23/02/2012

Thiago Porto

Sim, ele é mais fácil.
Responder

23/03/2012

Hugo

Olá Marcio, muito obrigado pela contribuição neste post.


Grande abraço
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar