Entity Framework x Linq to SQL ?

18/03/2011

0


 

Tenho um sistema na versão 1.1 e logo terei que mudar para versão 3.5 e 4.0 . 
Na opinião de vocês, qual a metodologia a usar. Entity Framework ou Linq to SQL ?
Poderiam responder separadamente para cada versão do framework 3.5 e para a 4.0 ?
O Sistema é grande, tem mais de 20 tabelas com vários relacionamentos de 1:1, 1:N e N:N .

Aguardo retorno e obrigado desde já.
Leandro
Leandro Leandro

Leandro Leandro

Responder

Posts

19/03/2011

Bruno Amaral

http://brunogallego.wordpress.com/
Responder

19/03/2011

Rodrigo Odasaki

Amigo,
Já que vai refazer o projeto do zero,  faça com Framework 4.0 sem dúvida....

Só de você migrar do 1.1 para o 3.5 sua aplicação já ganha aumento de disponibilidade.
Agora a questão em usar a 4.0 está nas novidades que é claro benéficas não só na questão do desenvolvimento como na aplicação.

Veja na edição 73 da revista .NET Magazine onde aborda o Entity Framework 4.0

Abraços
Responder

20/03/2011

Leandro Leandro


  Obrigado por responderem rapidamente.
Sobre qual framework usar, com certeza será o 4.0 , sobre qual ORM usar, neste caso gostaria de entender um pouco mais qual seria melhor, principalmente em caso de performance e para se trabalhar com camadas, ambos são bons ?
A pouco tempo desenvolvi um sistema com camadas (Model, Business, Sql Server DAL, IDAL(interface)) e usei como sendo a Model o LINK que monta o Data Context que é o diagrama como o Entity Framework usa. E para o sistema que montei que é um sistema de integração de 2 sistemas, que utiliza muitos dados, algo em torno de 10 mil linhas, o Linq to SQL tem um grande ganho de performance em relação a carregar vai loop um Ilist<objectos> .
Gostaria de saber se o Entity Framework tem um ganho de performance maior que o Linq to sql ? e para se usar em  um sistema com o framework 4.0 o melhor é usar o Linq to sql ou o entity framework ?
Obrigado novamente,Leandro
Responder

20/03/2011

Rodrigo Odasaki

  Amigo, veja se este tópico ajuda
Responder

21/03/2011

Leandro Leandro

Sobre a revista da Edição 73, eu tenho esta revista, já li. Mas fico na dúvida do que usar, pois eu tenho um sistema que foi desenvolvido para usar o LINQ TO SQL, e para mim é bem rápido.

Mas pelo que estou lendo em fóruns e novidades sobre .Net, é que o LINQ no framework 4.0 será descontinuado, e por este motivo o Entity framework talvez seja a melhor saída, não é ?

E se for usar o Entity Framework, para usar os itens do diagrama é parecido com o LINQ ?, quero dizer, usa também o exemplo abaixo:

var query = (from usuario in tbUsuario where usuario.bitAtivo == 1 select usuario).ToList()

O Entity Framework usa este exemplo acima ou somente com procedures ?
             

E obrigado por me responder.

Abs,
Leandro
Responder

22/03/2011

Netasper

Na minha humilde opnião, ambos são porcaria! Não passam de mais invenção de moda da MS para popularizar o método arrasta, solta e seta. Isto não é programação, muito engessado. E como vc disse que o sistema não é pequeno, utilize algo mais profissional. Construa seu proprio framework de acesso a dados, ou, caso o tempo seja excasso, como na maioria dos nossos projetos, utilize o Enterprise Library da MS, a biblioteca DAAB, tudo de graça.

Não vai se arrepender!
Responder

01/04/2011

Jardel Sobrinho

De uma olhada no NHibernate, já está na versão 3, é de graça e muito bom.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar