ERP Desenvolvimento

05/05/2015

0

Boa Noite

Pretendo iniciar o desenvolvimento de um ERP para fins didáticos em CSharp com WPF, gostaria de tirar algumas dúvida, hoje na empresa que trabalho o ERP monta os formulários dinamicamentes, olhando a estrutura em um banco de dados com todas as propriedades, fazendo com que dentro do próprio ERP seja possível criar novos formulários a partir do próprio ERP sem que seja necessário nova compilação, só tive contato com esse ERP, pois sou novo na área e atuo a 3 anos que foi na mesma empresa que iniciei, gostaria de saber da opinião de outras pessoas que tem contatos com mais softwares, e se possível enumerar vantagens e desvantagens nessa abordagem, assim como se em outros softwares utilizam, ou os formulários são fixos sendo necessários alterar o fonte e compilar uma nova versão quando for necessário adicionar um novo recurso.
Lucas Ramos

Lucas Ramos

Responder

Posts

08/05/2015

Joel Rodrigues

Olá, Lucas. Essa abordagem "dinâmica" é interessante, sem dúvida, mas tem suas limitações, pois fica praticamente impossível tratar de forma completamente adequada cada campo com suas particularidades. Para que isso funcionasse de forma perfeita seria necessário um framework BEM completo desenvolvido especificamente pra esse tipo de aplicação, como o LigthSwitch (só que mais específico ainda).

Por exemplo, em uma mesma tela podemos ter campos de tipos distintos, cujas validações básicas são distintas e as validações de negócio ainda mais (CPF tem suas validações, data de nascimento tem outras, etc).

EU, PARTICULARMENTE, não usaria essa abordagem para fazer uma aplicação com fins realmente comerciais e na qual eu buscasse oferecer experiência de usuário adequada, funcionamento otimizado para o ramo de negócio, etc.

Um abraço e boa sorte.
Responder

08/05/2015

Marcos P

Lucas,

Do ponto de vista de flexibilidade em relação a interface com o usuário, essa abordagem é interessante.

Contudo me ocorrem duas restrições :