Array
(
)

Escolha de Linguagem

Edson Rodrigo
   - 25 out 2015

Galera tenho uma duvida estou no 5° semestre da faculdade e minha base sempre foi java.
Com Isto peguei amor a linguagem conheço um pouco mas tem algums colegas mas avançados que dizem que o php e melhor e talz..
Qual dica voce me dariam eu aprofundo em java ou parto pra php qual melhor ?
Ja domino orientação a objetos java mas algumas coisas..

William (devwilliam)
   - 25 out 2015

Olá Edson, sou programador a 14 anos e tenho uma opinião muito forte sobre escolha de linguagens ou qual delas é melhor ou pior!

Para mim a linguagem que é boa esse mês é a que paga minhas contas, trabalho em um empresa com carteira assinada onde desenvolvemos com ASP Clássico e PHP, usando SQL Server, mas tenho consultorias e sistemas onde trabalho com C#, Java, Delphi, MySQL, Firebird e PostgreSQL.

Todas tem o mesmo valor só depende do cliente, essa história de que A é melhor que B ou C, que não gosto da linguagem D na minha opinião é puro "xiitismo", a que pagar minhas contas de casa, meu carro e minha pós graduação e ainda sobrar no final do mês é a melhor do momento. Garanto que muda todo mês, esse mês PHP e Delphi estão dando dinheiro, mês passado tinha serviço com C#, anteriormente MySQL de uma grana boa e por aí vai.

Se você só gostar somente da linguagem A e um dia estiver sem serviço passando necessidades, garanto que a empresa ou comunidade que mantém essa linguagem não irá na sua casa perguntar se você está precisando de algo simplesmente porque você é um "fanboy" deles, então aproveite enquanto é novo e abra sua mente.

O mais difícil já temos, somos programadores então temos a habilidade de ordenar instruções lógicas diferente de outras pessoas, porque limitar nosso cérebro aprendendo a trabalhar apenas com uma linguagem, banco de dados ou sistema operacional.

Eduardo Pessoa
   - 25 out 2015

É isso mesmo William, se existisse a uma "melhor" essa tal linguagem estaria em 99% dos sites e sistemas, e isso não ocorre com nenhuma dela, longe disso!

Edson Rodrigo
   - 25 out 2015

Te entendo tenho esse mesmo raciocínio seu porem como tenho pouco tempo o que tenho dúvida e nao seria melhor eu domina java depois aprender outra linguagem ? Tipo estou estudando java SE depois não seria melhor da sequencia em web e dispositivos movei pra ter mais conhecimento do que parti pra php ou c#? E assim dominando um pouco do java ja partia pra outra linguagem.. Tipo sei que dominando java tambem terei que saber sql como qual outra linguagem de programação exige isso ....

Edson Rodrigo
   - 25 out 2015

Como vc sabe willian período da graduação nao da pra fica em duas linguagem pois e muita matéria muita coisa pra estudar no período da graduação .. Cada semestre sete matérias e pra mim quem trabalha e estuda como eu fica meio complicado..

Eduardo Pessoa
   - 25 out 2015

Eu vejo a especialização como algo melhor, mas isso não impede de você conhecer e até mesmo saber a programar em outras linguagens, se está se dando bem com o Java, permaneça até saber muito!

William (devwilliam)
   - 25 out 2015

Pergunta simples e objetiva, qual linguagem vc precisa conhecer para terminar sua graduação?

Minha opinião diz respeito a vida profissional, as instituições de ensino já possuem ementas para cada semestre, então siga para tirar o canudo.

Você citou na sua dúvida que seus colegas falaram, não falou sobre as obrigações da faculdade.

Edson Rodrigo
   - 25 out 2015

Willian eu te entendo gostei muito do seu ponto de vista e do Eduardo na minha situação continuo no java e quando terminar a graduação vou pra outra linguagem , me der um feedback , sobre minha situação ja que vovez tem muita experiência na area estou aqui disposto a absorver todos os pontos de vista possíveis acrescentando-os no meu aprendizado..

Tenho grande vontade de aprender a linguagem c também mais como disse trabalho e estou graduando o que vc me aconselha...

Uma coisa que ja aprende com vocês e ser curioso nao fica com dúvida aprender a busca..

William (devwilliam)
   - 25 out 2015

Tranquilo Edson, Java é uma linguagem extremamente ampla porém completa seriam necessários vários anos para ter um conhecimento razoável dela, mas tenho colegas bons.

Já o PHP sofre demais com seu passado, até a versão 5 o PHP era extremamente mal escrito principalmente se tratando de orientação a objetos, após a versão 5 ele vem melhorando gradualmente mas por ser uma linguagem considerada de fácil "aprendizado" também produz alguns profissionais e códigos de má qualidade.

Talvez o ponto principal dessa questão seja, focar em programação orientada a objetos pois na maioria das vezes se escreve códigos mais legíveis e de boa manutenção, inclusive indico um livro para boas práticas onde foi usado como exemplo java Código Limpo.

Eduardo Pessoa
   - 25 out 2015

Já que citaram o ensino superior, como está atualmente, o curso de analise e desenvolvimento: Uma linguagem por semestre?

Edson Rodrigo
   - 25 out 2015

Agradeco wiilian, Eduardo na instituição que curso sistemas de informação, a base da programação e java , 1 semestre logica de programação, segundo semestre lp1 que sintaxe do java como estrutura de repetição etc toda parte estrturada, no terceiro semestre tenho lp2 que já trabalho com orientação a objetos no quarto estrutura de dados, no quinto programação web, e ainda ate o oitavo tem complexidade de algoritmos, programação pra dispositivos móveis em Android e windev ,.. Tudo na base java..

Edson Rodrigo
   - 25 out 2015

Aqui na faculdade a galera que esta formando Wiliam estão desenvolvendo tcc com php e nem sabe usa orientação a objetos do php ou seja temos uma base boa em java mais a galera na realidade não pratica, então acaba achando que php e mais fácil coisa e tal, eu vou foca em java e como vou seguir sua orientação vou começar da uma estudará na linguagem C pois e fácil de adaptação por ser similar ao java... Agradeco por esclarecer minhas dúvidas e me da uma visão melhor... Obrigado Willian e Eduardo..

Eduardo Pessoa
   - 25 out 2015

Me parece ser bom, um amigo meu fez uma em que a cada semestre era quase uma linguagem diferente.