Especificações SQL SERVER 2014

28/04/2015

0

Bom dia,
Sou nova no forum e na area de TI, espero aprender bastante com voces.
Na empresa que trabalho, usamos o sql server 2014 express, iremos comprar o enterprise, me foi solicitado passar as especificações do mesmo, para fazer a compra.
Como é a primeira vez, não sei exatamente quais são, poderiam me ajudar.
Ivonete Silva

Ivonete Silva

Responder

Post mais votado

28/04/2015

Se eu entendi bem a sua pergunta, acho que esse link te dará maiores esclarecimento sobre as edições do SQL Server.

[url]https://msdn.microsoft.com/library/cc645993.aspx[/url]

Roniere Almeida

Roniere Almeida
Responder

Mais Posts

29/04/2015

Mariana Carvalho

Acho que deve entrar em contato.
Responder

29/04/2015

Jothaz

Jothaz, eu cheguei a ver o site da microsoft e pelo fato de ter que pagar, não conseguir ir mais a fundo.


Sinceramente acho que é um investimento que vale cada centavo. Olha eu tenho alguma experiência na área, na verdade quase 30 anos, mas sempre que o assunto envolve questões delicadas como estas prefiro a ajuda de quem realmente conhece. Ainda mais que você deixou claro que é novata.

Sei que as vezes queremos mostrar serviço! Que temos inciativa e pro-atividade. Mas o mesmo chefe que vai lhe dar os parabéns por ter tomando a iniciativa e decidido tudo sozinha poupando o investimento em consultoria, será o mesmo que vai arrancar seu couro se você cometar algum erro.

Não sei como é o ambiente na sua empresa, mas sempre ser honesta e apresentar a questão de forma clara funciona. Deixe claro que esta decisão terá consequências no futuro da TI da empresa, que o investimento e consultoria vai ser compensado em não se gastar erradamente na aquisição da solução. E que a solução mal definida hoje vai afetar no futuro.

Agora se acha que com as informações obtidas aqui e nos links indicados você possui subsídios para definir o caminho a tomar boa sorte. No final não vai explodir, nem aparecer o segundo sol no céu e muito menos dará inicio ao apocalipse zumbi. O que pode acontecer é gastar mais e hiperdimensionar ou talvez não levar em consideração a escalabilidade e hipo dimensionar. Mas para tudo se tem remédio, menos para a morte.

Lembre-se o que as vezes que o que é considerado gasto na verdade é investimento.
Responder

29/04/2015

Marcos P

Jothaz,

Perfeitos, como sempre, seus comentários !

Tenho um amigo que diz... o povo sempre lembra dos tombos que eu levo, nunca das pingas que eu tomo !
Responder

29/04/2015

Mariana Carvalho

Jothaz, tem toda a razão quanto aos ponto citados no seu "texto" rsrsrs. Deve-se realmente investir.
Responder

04/05/2015

Ivonete Silva



Sinceramente acho que é um investimento que vale cada centavo. Olha eu tenho alguma experiência na área, na verdade quase 30 anos, mas sempre que o assunto envolve questões delicadas como estas prefiro a ajuda de quem realmente conhece. Ainda mais que você deixou claro que é novata.

Sei que as vezes queremos mostrar serviço! Que temos inciativa e pro-atividade. Mas o mesmo chefe que vai lhe dar os parabéns por ter tomando a iniciativa e decidido tudo sozinha poupando o investimento em consultoria, será o mesmo que vai arrancar seu couro se você cometar algum erro.

Não sei como é o ambiente na sua empresa, mas sempre ser honesta e apresentar a questão de forma clara funciona. Deixe claro que esta decisão terá consequências no futuro da TI da empresa, que o investimento e consultoria vai ser compensado em não se gastar erradamente na aquisição da solução. E que a solução mal definida hoje vai afetar no futuro.

Agora se acha que com as informações obtidas aqui e nos links indicados você possui subsídios para definir o caminho a tomar boa sorte. No final não vai explodir, nem aparecer o segundo sol no céu e muito menos dará inicio ao apocalipse zumbi. O que pode acontecer é gastar mais e hiperdimensionar ou talvez não levar em consideração a escalabilidade e hipo dimensionar. Mas para tudo se tem remédio, menos para a morte.

Lembre-se o que as vezes que o que é considerado gasto na verdade é investimento.


Muito obrigada Jothaz pela atenção e pelas dicas.
Pensei que acharia algo me mostrando o que seria melhor a ser feito, sem ter que gastar, mas estou vendo que voce está certo, realmente é uma questão que precisa de uma atenção maior, pra não trazer problemas futuros.

Abusando um pouco da sua bondade, estamos de mudança de endereço, poderia me indicar alguns pontos que eu deveria verificar pra que não de problemas no novo local
?
Responder

04/05/2015

Jothaz

Com relação ao servidor Sql, acho que você até pode assumir esta responsabilidade, só não sei se vale a pena. Não existe receita de bolo então tudo deve ser analisado e medido, principalmente os sistemas que serão implementado no futuro e seu impacto. Então dê uma analisada, pesquise e medite se você tem conhecimento suficiente para tomar esta decisão. Como o Marcos disse não é trivial.


Respondendo sua pergunta:

->Acho que o primeiro passo é definir alguém responsável pela mudança, para facilitar a gerencia e tomada de decisão.

->Prepare-se para o inesperado desenvolvendo planos de contingência para garantir a continuidade do negócio.

-> Faça backups de todos os dados importantes.

->Faça uma lista de todos os equipamentos do seu escritório, a quem é atribuído, para onde vai no novo local e quando ele precisa ser instalado.

->O cabeamento e a fiação é parte vital então deve ser feito, testado e certificado ante de se efetuar a mudança.

->Se você possuir seguro entre em contato com a Seguradora para verificar se o equipamento será coberto durante a mudança.

->Verifique se existe aterramento no local.

->Verifique se existe existe Rede Elétrica Estabilizada e se vai suportar abastecer o parque de equipamentos da empresa.

->Verifique qual a tensão de alimentação das tomadas para os Equipamentos.

->Verifique qual a quantidade de tomadas elétricas disponíveis no local de instalação dos equipamentos.

->Verifique qual tipo de tomada será "disponibilizada" para os equipamentos.

->Verifique se a operadora que você utiliza possui disponibilidade (facilidade) para o local da mudança.

->Verifique infiltrações e mesmo questão de umidade.

->Avise com antecedência a clientes, fornecedores, prestadores de serviços e etc. Para evitar desencontros.

Provavelmente esqueci de algum ponto, mas acho que já dá um norte. No mais vamos esperar outras contribuições.
Responder

04/05/2015

Marcos P

Complementando os itens citados pelo Jothaz...

> Quando estará disponível e qual será o layout da nova "planta" ?
> Existe alguma restrição física para acesso e transporte dos equipamentos ?
> Existe alguma restrição de horário para acesso ao novo endereço durante a mudança ? Qual ?
> Existe necessidade de autorização para acesso ao novo endereço ( incluindo terceiros ) ?
> Quem fará o transporte dos equipamentos ? Quais os dados de contato ?
> Existe estrutura específica para instalação de servidores e equipamentos de telecom ?
> Qual a estrutura geral ( física, elétrica, ar-condicionado, ... ) desse local ?
> São necessários ajustes nesse local de instalação dos servidores e equipamentos de telecom ?
> Qual a estrutura geral ( física, elétrica, ar-condicionado, ... ) para instalação das demais estações ?
> São necessários ajustes no local de instalação dos demais equipamentos ?
> Quais os forncedores de link de dados e serviços de telefonia serão afetados pela mudança ?
> Qual a estratégia de migração dos links de dados e serviços de telefonia ?
> Quais os ajustes necessários na infraestrutura de rede ( incluindo redes móveis ) para suportar a instalação de todos os equipamentos ?
> Quem deve ser notificado da mudança e quem ficará responsável pela notificação ?
Responder

04/05/2015

Ivonete Silva

Acredito que estamos no caminho certo, pois tudo que vocês mencionaram já foi visto pelo responsável. :)
Em relação ao banco de dados, além dos backup's e contingencia teria algo mais?
Responder

04/05/2015

Marcos P

Sempre cabe uma boa documentação dos servidores e dos bancos instalados...

> Sistema Operacional
> Software + Versão
> Domínios
> Usuários
> Localização física das bases
> Sistemática de backup
> Sistemas suportados

Enfim... qualquer coisa que lhe auxilie em uma eventual contingência !
Responder

04/05/2015

Roniere Almeida

Marcos P, essa documentação é de responsabilidade do DBA ou Analista de Redes ou dos dois?
Responder

04/05/2015

Marcos P

Depende da organização...

Geralmente o pessoal de infraestrutura é responsável pelo hardware e sistema operacional.

O pessoal de banco, pelos SGBDs.

O pessoal de sistemas, pelos aplicativos.

Mas, cada caso é um caso !
Responder

04/05/2015

Roniere Almeida

Entendo bem, isso depende da divisão de responsabilidades de cada setor e empresa.
Responder

04/05/2015

Jothaz

Marcos P, essa documentação é de responsabilidade do DBA ou Analista de Redes ou dos dois?


Normalmente empresas de grande porte tem esta divisão de responsabilidades clara e com um QA para verificar se tudo esta ok.

Em empresas menores existe um promiscuidade de responsabilidades.

É sempre recomendável você deixar tudo o melhor documentado possível, mesmo que fuja um pouca da sua alçada de atuação, claro que sem cometer ingerência.

Porque depois que toma o tiro, o importante é curar a ferida e não saber quem atirou.

Se der uma "m.." não adianta culpar uma área por não ter feito o trabalho dela, pois todos serão esfolados vivos.
Responder

04/05/2015

Roniere Almeida

Existe um exemplo do que poderia ser essa documentação, algo considerado proximo como profissional.
Responder

04/05/2015

Jothaz

Existe um exemplo do que poderia ser essa documentação, algo considerado proximo como profissional.


Como o Marcos destacou depende da organização. Pode existir formulários ou mesmo diagramas.

A lista que o Marcos postou server de modelo.

Neste caso importa mais o conteúdo que apresentação.

Mesmo que a documentação seja simples se for clara e correta já vale.

Só para você ter um ideia veja a imagem abaixo um exemplo mais voltado para o desenvolvimento:

[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/418027-20150504-150012.png[/img]
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar