Espelhamento de Dados com replicação de dados.

16/06/2014

0

Boa tarde Amigos(a).

Estou postando esse tópicos para discussão de espelhamento de dados com replicação de dados.

Hoje precisamos montar um espelhamento de dados com o SQL Server porem a base principal de dados é replicado com outras filiais da empresa.

Já fiz um dia em um cliente o espelhamento de dados porem sem replicação, alguém já passou por isso?

No espelhamento precisamos de três maquinas uma que já esta o banco central, uma para o espelho de dados e a ultima para testemunha que faz a verificação do servidor principal com o servidor espelho.

Gelara vamos usar isso para nosso conhecimento.

Att
João Antonio
João Françozo

João Françozo

Responder

Posts

16/06/2014

Roniere Almeida

No espelhamento precisamos de três maquinas uma que já esta o banco central, uma para o espelho de dados e a ultima para testemunha que faz a verificação do servidor principal com o servidor espelho.


sim, é dessa forma. supomos maquina A, B, C.

A - Central
B - Espelho
C - Testemunha (estava esquecendo esse termo).

quando o A cai, geralmente o B se torna o Central e o A Espelho(não tenho certeza), mas acho que isso assim.

me desculpe por não acrescentar ao post, mas vou ficar acompanhando, pois não lembro bem sobre o assunto.
Responder

16/06/2014

Marisiana Battistella

Me interesso no assunto! Vou acompanhar o post...
Como funciona isso? Seriam duas replicações do banco principal?
Responder

16/06/2014

Roniere Almeida

Marisiana, no SQL Server funciona dessa forma

3 maquinas

A - Central
B - Espelho
C - Testemunha

pelo menos eu acho que seja assim. não obrigatoriamente.
Responder

16/06/2014

Mariana Carvalho

Me interesso no assunto! Vou acompanhar o post...
Como funciona isso? Seriam duas replicações do banco principal?


tambem ficarei de olho!!! esse assunto é bem interessante que envolve algumas dificuldade.
Responder

17/06/2014

João Françozo

Bom dia Mariana,

A replicação já existe no cenário que faz da matriz para filial e filial para matriz.
O espelhamento de dados é apenas do servidor da matriz que tem que ter os 3 servidores para funcionar corretamente, e também o recovery model do banco tem que estar FULL porque o espelho se baseia nesses log.

A duvida é como vai manter a replicação da central para filial e vice-versa quando o central der algum problema, porque o espelho assume automaticamente para ter alta disponibilidade de dados.

Att
João Antônio.
Responder

22/06/2014

Marisiana Battistella

A finalidade da utilização do espelhamento de dados seria para ter uma alternativa de deixar o sistema rodando em caso de alguma falha de hardware no servidor que contém o banco de dados principal?
Quais são as demais utilidades?
Responder

22/06/2014

Roniere Almeida

o espelhamente funciona como um banco de "backup" por assim dizer, assim que o server cai, por algum motivo, ele substitui em questão de segundos. geralmente fazem isso em locais distante um do outro. banco principal em local e o outro bem longe.
Responder

22/06/2014

Marisiana Battistella

Humm... acho que entendi! Ouvi meus os colegas falando sobre isso, só não lembro se falaram em espelhamento de dados, falavam sobre replicação de bancos...
Seria a mesma coisa?
Responder

23/06/2014

João Françozo

Bom dia Marisiana,

É diferente replicação de dados e espelhamentos, são duas funcionalidades distintas.

O espelhamento do banco de dados compreende duas cópias de um único banco de dados que geralmente reside em computadores diferentes. Em determinado momento, apenas uma cópia do banco de dados está atualmente disponível aos clientes. Essa cópia é conhecida como o banco de dados principal. As atualizações realizadas pelos clientes no banco de dados principal são aplicadas à outra cópia do banco de dados, conhecida como banco de dados espelho. Quando o banco principal ficar indisponível automaticamente o espelho entra em ação sem parar o usuário, isso é alto disponibilidade.

A replicação é um conjunto de tecnologias para copiar e distribuir dados e objetos de um banco de dados para outro e, em seguida, sincronizar entre os bancos de dados para manter a consistência. Usando replicação, é possível distribuir dados para diferentes locais e para usuários remotos e móveis através de redes locais e de longa distância, conexões sem-fio e a Internet.

Na replicação podemos fazer a integração de dados com filiais e matriz, quando o usuários fazer algumas movimentação nas filiais automaticamente esse dados são inseridos na matriz.


Att.
João Antonio
Responder

23/06/2014

Marisiana Battistella

Bom dia!
Entendi a diferença! Já estava misturando os conceitos...
Obrigada pela explicação João Antônio!
Responder

23/06/2014

Roniere Almeida

João obrigado por esclarecer, o que escrevi está totalmente incorreto?
Responder

26/06/2014

João Françozo

Boa tarde Roniere

Não esta totalmente errado, o espelhamento serve para a empresa não ficar parada, o que você confundiu é que o banco não precisa ficam longe quando fica longe usamos a replicação.

Att.
João Antonio
Responder

26/06/2014

Roniere Almeida

então assim, espelhamento é copia que aguardar o momento para certo para subir, algo local mesmo.
Responder

27/06/2014

Mariana Carvalho

então assim, espelhamento é copia que aguardar o momento para certo para subir, algo local mesmo.


pelo que li pode sim e acho que pode ser em outra localização. mas isso vai depender.
Responder

30/06/2014

João Françozo

Boa Tarde Mariana,

Até pode ser em outra localização porem que esteja dentro da própria empresa, ou você quis dizer em outra cidade, (Filial) etc.

Se for em uma filial devemos usar a replicação e não espelhamento.

Att
João Antonio
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar