Espelhamento vs Replicação

25/12/2013

0

existem diferenças entre as duas funcionalidades? ou cada uma tem suas peculiaridades, isso tambem depende do ambiente?

pode ser feito com duas maquinas?
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

Responder

Posts

26/12/2013

Roniere Almeida

otima pergunta, extremamente interessado no assunto.
Responder

26/12/2013

Alex Lekao

ola... boa tarde!!

Nao tenho dominio sobre isso... na vdd nao tenho dominio sobre nada.. rsrsrsr

se nao estou enganado, espelhamento eh qdo vc tem duas estruturas funcionando ao mesmo tempo e uma copiando os dados para a outra, para caso aconteca a interrupcao de uma delas a outra entre em funcionamento, falava-se muito disso a alguns anos atraz, hj nao tenho visto falar mais a respeito, normalmente com infra estrutura.

Replicacao, os dados sao replicados para outros servidores(bancos de dados) a fim de deixar os dois iguais, provavelmente tera um tempo de retardo para que isso seja feito e vc tenha acesso aos dados atualizados.

Lembro de ter visto alguma coisa a respeito de replicacao no sql server no curso que fiz, mas se nao me engano o professor falou que nao seria algo muito bom, pq a possibilidade de se ter perca de dados eh grande de qqr forma, embora o algoritimo usado seja bom, mas a possibilidade sempre existe.

Espero ter contribuido.

Abraco.

Alex - Lekao
Responder

26/12/2013

Mariana Carvalho

kkkkkkk, não tem dominio sobre nada é??? essa foi boa...

sobre as informações, sem comentarios, consegui entender perfeitamente, só não entendi poque a replicação tem essas possiveis perdas.
Responder

26/12/2013

Roniere Almeida

Perfeita a definição Alex.
Responder

27/12/2013

Alex Lekao

Obrigado pela parte que me toca... fico ate acanhado... rsrsr

Entao a possibilidade de perca pode acontecer com alumas situacoes especificas, tavez algum registro que sofra alteracao nas duas pontas e isso pode confundir em relacao a qual deles seria o que deveria permanecer.

Ou o mais comum vc tem bases em producao em pontos diferentes e estas bases precisam ser atualizadas em ambas as pontas e com isso algum dado pode ser conflitante e neste ponto pode acontecer a perca.

Nos dias de hoje vejo pouca a necessidade de uso disso, pensando na computacao em nuvem, que praticamente todo mundo em acesso a isso.

Ja vi muito disso acontecer em outros tipos de estruturas que nao eram as replicacoes do banco e sim do software e sempre dava prblema, mais eh outro algoritivo, outro tipo de situacao.

Nao sei se ajudou ou complicou. rsrs

Abraco.

Alex - Lekao
Responder

27/12/2013

Mariana Carvalho

mais ou menos, rsrsrsrs, então é bom evitar? sei lá?
Responder

27/12/2013

Roniere Almeida

eu entendi mais ou menos a ultima que escreveu, nesse caso, qual a melhor? para evitar problemas de perda de dados.
Responder

27/12/2013

Alex Lekao

Entao... rsrs eu tinha quase certeza que ia dar confucao.... rsrsr kkkk

Mas vamos la...

Se vc tem a replicacao apenas para que vc tenha uma base de dados pronta para que seja possivel uma restauracao, sei la, vc nao tera problemas na replicacao, pq a base principal sempre sobrescrevera os dados que ja existirem na base de destino.

Quando vc tiver duas bases que terao que replicar os dados entre elas, pode acontecer problemas, pq eu posso estar enviando um novo cliente que ja foi criado na outra base, o algoritimo vai fazer uma comparacao entre eles e manter os dados mais recentes, to usando um exemplo que nao sei se ainda eh usado, acredito que nao, devido a computacao em nuvem.

O outro exemplo seria por exemplo, estou enviando dados da replicacao para a outra ponta, e por algum motivo esse dados foi alterado la e esse dados na outra ponta acaba sendo mais atual do que o que esta sendo enviado, vc podera perder esse dado que esta sendo enviado, se nao me engano nas configuracoes vc consegue definir quem sera a prioridade neste caso, lembrando que um deles ira perder isso nao tera como contornar.

Uma outra possibilidade eh se aconteceu alguma coisa que interrompeu a transmissao e ela tiver que ser reiniciada, isso pode causar algum tipo de perca de dados tambem, mas acredito que esse tipo de situacao tambem ja tenha sido prevista no algoritimo e com isso o impacto seja pequeno.

Eu particularmente, acredito que o ponto origem seja mandatorio e deva sempre sobrescrever o destino independente de qqr coisa, pq assim se alguem ficar algum tipo de manutencao no destino fara sabendo que ira perder, e isso deve estar muito bem documentado para evitar que isso aconteca.

Particularmente nao vejo muita necessidade da replicacao.

Acredito que temos outras pessas no forum que poderiam contribuir melhor que eu nesse assunto porque teem mais experiencia com banco de dados que eu, mas... vamos ver se mais alguem se habilita ne??? rsrsr

Espero nao te-los confundidos mais. rsrsr

Abraco.
Responder

27/12/2013

Paulo Freire

rsrsrsr, é Alex, sempre modesto, excelente explicação.
Responder

28/12/2013

Mariana Carvalho

rsrsrsr, é Alex, sempre modesto, excelente explicação.


sem duvida...essa modestia toda, rsrsrs
Responder

28/12/2013

Roniere Almeida

ajudou bastante, sem comentarios.
Responder

28/12/2013

Alex Lekao

Ola Bom dia!!

Obrigado.

Fico feliz em poder ajudar e que tenha sido util.

Fico um pouco acanhado tbm mas tudo bem, faz parte.

Mais uma vez obrigado.

Abraco.

Alex - Lekao
Responder

28/12/2013

Mariana Carvalho

tudo bem Alex, muitissimo obrigada.
Responder

28/12/2013

Roniere Almeida

sem comentarios sobre as explicções.
Responder

30/12/2013

Alex Lekao

Disponha galera...

qqr coisa to na area...

meus contatos tbm estao em algum lugar, se precirem... eh so chamar... kkkkkk
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar