Estudo VB.NET ou Não?

22/11/2013

0

Pessoal estou a pouco tempo na área de programação e me surgiu uma dúvida sobre que linguagem estudar. Estou estudando C#, não penso em parar, gosto bastante, mas gostaria de me aplicar também ao estudo da linguagem VB.NET, vale a pena? Existe mercado de trabalho pra isso?
Desde já agradeço!
Tiago Duarte

Tiago Duarte

Responder

Post mais votado

26/11/2013

Pelo que pesquisei, ainda existe mercado favorável para VB.NET sim, ao menos a procura por desenvolvedores parece ser grande. O que não existe mercado é para desenvolvedores Visual Basic, mas pelo que percebi existe um mercado amplo para VB.NET. Pesquisem nos sites das agencias. OBS: Não estou falando em abandonar o C#, pois este é excelente.
Concordo que há mercado para VB.NET, e creio que em sua maioria, as vagas são para trabalhar em projetos iniciados em VB e migrados para .NET, o que é bem válido, pois dispensa a necessidade de aprender outra linguagem completamente nova para migrar uma aplicação.
Porém, se você está chegando agora no .NET, o caminho natural (se assim podemos dizer), é usar C# para aprender. E como você mesmo disse, focando no framework, pois muita coisa é comum às duas linguagens. Eu mesmo nunca parei para estudar VB.NET, mas de vez em quando escrevo uns códigos simples, só conhecendo os recursos do .NET que precisarei usar.

Joel Rodrigues

Joel Rodrigues
Responder

Mais Posts

22/11/2013

Fernanda Acacia

opinião pessoal, fique com C# mesmo, o mercado é maior e cresce cada vez mais.
Responder

22/11/2013

Tiago Duarte

Valeu...sua opinião é valida...
Responder

22/11/2013

Aluisio Cavalcante

concordo com que a Fernanda escreveu.
Responder

25/11/2013

Tiago Duarte

Concordo com a opinião de vcs, mas em parte estamos equivocados. Pois estou desde ontem pela manhã pesquisando sobre isto e descobri que o mais correto é estudar o desenvolvimento .NET, focando mais em C# claro, mas não estudando só C#, na verdade isso é meio obvio sendo que a plataforma .NET nos abre um leque muito grande para desenvolvimento de qualquer tipo de programa. Desculpem-me se falei alguma idiotice
Responder

26/11/2013

Aluisio Cavalcante

desculpa então amigo...mas vc acha que VB ainda existem um mercado favoravel?
Responder

26/11/2013

Fernanda Acacia

sem problemas, mas assim, nunca mais ouvi falar em VB .net sinceramente.
Responder

26/11/2013

Pjava

Nunca aprendi VB na minha vida. Fui do Delphi(excelente) para o Java, tive um início em Java e depois passei para o C#, onde atuo até hoje. Sinceramente falando, não sei pra que VB. Se for por esse caminho, prefiro Delphi, sem sombras de dúvida. Acho que VB é retrocesso. O .NET só aceita VB, por compatibilidade, mas nem por isso eu acho que devo aprender esse troço. E é coisa da Microsoft, achar que seus produtos são o máximo e não é. O VB é bem inferior ao Delphi em todos os sentidos. Logo, assim, como não atuo mais em Delphi, nem quero saber desse tal VB, não sei nem como funciona. para mim, é C#, Java, Ruby. Essas seriam as linguagem que eu atuaria hoje sem problemas. Minha opinião, apenas opinião.
Responder

26/11/2013

Tiago Duarte

Pelo que pesquisei, ainda existe mercado favorável para VB.NET sim, ao menos a procura por desenvolvedores parece ser grande. O que não existe mercado é para desenvolvedores Visual Basic, mas pelo que percebi existe um mercado amplo para VB.NET. Pesquisem nos sites das agencias. OBS: Não estou falando em abandonar o C#, pois este é excelente.
Responder

26/11/2013

Joel Rodrigues

Nunca aprendi VB na minha vida. Fui do Delphi(excelente) para o Java, tive um início em Java e depois passei para o C#, onde atuo até hoje. Sinceramente falando, não sei pra que VB. Se for por esse caminho, prefiro Delphi, sem sombras de dúvida. Acho que VB é retrocesso. O .NET só aceita VB, por compatibilidade, mas nem por isso eu acho que devo aprender esse troço. E é coisa da Microsoft, achar que seus produtos são o máximo e não é. O VB é bem inferior ao Delphi em todos os sentidos. Logo, assim, como não atuo mais em Delphi, nem quero saber desse tal VB, não sei nem como funciona. para mim, é C#, Java, Ruby. Essas seriam as linguagem que eu atuaria hoje sem problemas. Minha opinião, apenas opinião.

Quando você diz que VB é inferior ao Delphi, creio que esteja se referindo Visual Basic tradicional. Porém, aqui estamos tratando do VB.NET, ou seja, a "adaptação" ou "atualização" do VB para o framework .NET. No momento em que você usa o .NET, a maioria dos recursos de que você dispõe em C#, também tem em VB.NET. Por isso a afirmação do amigo acima que diz que devemos focar os estudos no framework, e não na linguagem.
Responder

26/11/2013

Fernanda Acacia

Nunca aprendi VB na minha vida. Fui do Delphi(excelente) para o Java, tive um início em Java e depois passei para o C#, onde atuo até hoje. Sinceramente falando, não sei pra que VB. Se for por esse caminho, prefiro Delphi, sem sombras de dúvida. Acho que VB é retrocesso. O .NET só aceita VB, por compatibilidade, mas nem por isso eu acho que devo aprender esse troço. E é coisa da Microsoft, achar que seus produtos são o máximo e não é. O VB é bem inferior ao Delphi em todos os sentidos. Logo, assim, como não atuo mais em Delphi, nem quero saber desse tal VB, não sei nem como funciona. para mim, é C#, Java, Ruby. Essas seriam as linguagem que eu atuaria hoje sem problemas. Minha opinião, apenas opinião.


não sabia dessas informações com detalhes. mas de qualquer forma ajuda ao nosso amigo fazer uma boa escolha.
Responder

02/10/2014

Wilson Gomes

Só opinião mesmo. e equivocada. Não existe NADA que você faça em Delphi que eu não faço com mais facilidade com VB.NET. E tem mais: se voce dezprezar a MicroSoft seu mercado de trabalho cai muito. Essa modinha de falar mal da MS já passou. E voce me parece ser um grande desenvolvedor, porém com pré conceitos que não te levarão muito longe. Sua frase "Nem quero saber desse tal VB..." - Mitou.
Responder

02/10/2014

Aluisio Cavalcante

Realmente a Microsoft não pode ser menosprezada.
Responder

02/10/2014

Joel Rodrigues

Acho que o colega apenas não foi feliz na forma como colocou sua opinião, pois não faria sentido ele "desprezar a Microsoft" e estar usando C#. Pra quem veio do VB tradicional, vale a pena sim entrar no VB.NET, pois não terá de aprender uma linguagem completamente nova e poderá aproveitar os recursos do framework.
Agora para alguém que está começando agora, eu não vejo vantagem em começar a estudar VB.NET. Claro, se a pessoa tem tempo de sobra, quando mais souber, melhor, mas se quiser escolher uma linguagem para se dedicar de verdade, esse é a C#.
Responder

02/10/2014

Claudio Ferreira

Vamos parar com o preconceito, é só olhar o mercado, tem muito emprego para VB.NET, é verdade que tem mais para C# o mercado é maior, mas quem procura emprego para VB.NET acha e muito,

só nessa pagina que fiz busca agora achei umas 15 vagas para VB.NET

http://www.apinfo.com/apinfo/inc/list4.cfm

Nessa aqui mais 5 :

http://www.apinfo.com/apinfo/inc/list4.cfm

Acho que já deu né ? mas se quiserem eu acho mais..

Detalhe : minha linguagem mais usada é DELPHI
Responder

02/10/2014

Aluisio Cavalcante

é muita linguagem, quando as pessoas deixam de lado alguma, arrumar profissionais que saibam programar se torna algo dificil e consequentemente mais caro(salario bom).
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar