Array
(
)

Evolução no ensino

Gandalf.nho
   - 05 nov 2004

UM GRUPO DE ENSINO ESTUDOU A EVOLUÇÃO DO ENUNCIADO DE UM PROBLEMA DE MATEMÁTICA

ENSINO 1960

Um camponês vende um saco de batatas por 100 francos. Seu custo de produção é de 4/5 do preço de venda. Qual é seu lucro?

ENSINO TRADICIONAL 1970 (Pós Maio 68)

Um camponês vende um saco de batatas por 100 francos. Seu custo de produção é de 4/5 do preço de venda, isto é, 80 francos. Qual é seu lucro?

ENSINO MODERNO 1970

Um camponês troca um conjunto B de batatas por um conjunto M de moedas. O cardinal do conjunto M é igual a 100 e cada elemento _b_ em M vale 1 franco. Desenhe 100 bolinhas representando os elementos do conjunto M. O conjunto C do custo de produção compreende 20 bolinhas a menos que o conjunto M. Represente o conjunto C como subconjunto do conjunto M e responda a esta pergunta: qual é o cardinal do conjunto L do lucro? (desenhe em vermelho).

ENSINO RENOVADO 1980

Um agricultor vende um saco de batatas por 100 francos. O custo de produção é de 80 francos, e o lucro é de 20 francos. Tarefa: sublinhe a palavra ´batatas´ e discuta com seu colega do lado.

ENSINO REFORMADO 1980

Um camponêz capitalista privilejiado henriquesse injustamente de 20 francos com a venda de um saco de batata, analize o testo: procure os herros de gramática, ortographia e pontuassão e em seguida diga o que voçê pença desa maneira de henriquesser.

ENSINO ASSISTIDO POR COMPUTADOR 1990

Um produtor do espaço agrícola cabeado consulta online um banco de dados que dá o display do day-rate da batata. Ele carrega seu software e determina o cash-flow numa tela bit-map (sob MS/DOS com config CD-ROM e HD de 3 GB). Desenhe com o mouse o contorno 3D do saco de batatas, e em seguida conecte-se à rede no endereço http://www.bluepotato.com e siga as instruções do menu.