firebird 2.1 classic X 150 estações = problemas

04/11/2009

0

olá amigos...

tenho um cliente que sempre usou o firebird 1.5 e reclamava de lentidão no sistema.

ele possui dois servidores com 16 núcleos onde um roda o firebird e o outro roda postgress. O postgress assume todos núcleos e balanceia os processos e o firebird fica limitado a apenas um núcleo chegando a 100% do processamento desse núcleo.

estive lendo material na net e cheguei a conclusão de que migrar para a versão classic do firebird resolveria o problema dele. Pois a versão cria uma instancia pra cada conexão feita no banco de dados.

em testes no servidor dele com algumas estações a mudança se portou muito bem... os processos era divididos entre todos núcleos. Chegamos a conclusão que essa mudança iria melhorar a situação deles.

apos a migração, começamos ter problemas com o firebird.. muitas estações perdiam a conexão... outras não conseguiam inserir ou alterar registros... isso ocorreu quando começamos a ter muitas conexões ao bd e foi necessário voltar para a versão superserver e consequentemente ao gargalo de um núcleo.   Existe alguma configuração especial que podemos fazer para solucionar esse problema? Ou esta situação com a versão classic sempre vai acontecer? Se realmente não encontrar uma solução vou ter que mudar de banco de dados, e consequentemente mudar todo meu programa.
Eric

Eric

Responder

Posts

13/11/2009

Anderson

Supondo que seja Linux, algumas distros limitam o número máximo de conexões (o que afeta o Firebird).

Verifica no arquivo   /etc/xinetd.conf    os valores de instances  e   per_source

Se for o caso, eleve o valor ou mesmo deixe ilimitado (se não houver risco de um ataque de solitações excessivas).

Altere as duas variáveis de configuração para:


 instances = UNLIMITED

 per_source = UNLIMITED


Se o problema persistir ou não for Linux, coloque mais detalhes (incluindo número de versão) do Firebird, Sistema Operacional, ...
Responder

22/04/2016

Fabiano S.

Você poderia usar a opção Super Classic, que também utiliza multiprocessamentos mas neste caso não é por processos físicos, e sim por treads.

Eu estou tendo um problema também com a Classic, ele esta ficando com processo perdidos no sistema, sem uso consumindo memória... ainda não sei o porque.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar