FireBird x MySQL

08/12/2005

0

Vou mudar o banco de dados das minhas aplicações, que atualmente estão em Paradox, para Cliente/Servidor.
A minha dúvida (inicial) é:
Qual o melhor servidor de banco de dados (gratuito), FireBird ou MySQL ou outro qualquer com as seguintes características:
- que funcione em Windows e Linux;
- fácil implementação;
- sem trabalho para o usuário final;
- que suporte tabelas com + de 50MB;
- + de 10 usuários conectados;
- possa ser acessado remotamente;
- componentes para Delphi 7;
- outras informações úteis.

Dede já agradeço qualquer esclarecimento e ajuda.[/i]


Jdteichert

Jdteichert

Responder

Posts

08/12/2005

Eniorm

Qual o melhor servidor de banco de dados (gratuito), FireBird ou MySQL ou outro qualquer com as seguintes características:


Firebird é totalmente Free
MySQL é free para programas não comerciais
Postgre é totalmente free

- que funcione em Windows e Linux;

Firebird/MySQL/Postgree

- fácil implementação;

Firebird/MySQL - Postgre ainda não usei

- sem trabalho para o usuário final; - que suporte tabelas com + de 50MB; - + de 10 usuários conectados; - possa ser acessado remotamente; - componentes para Delphi 7; - outras informações úteis.


todos se dão bem nisso, o componente vc pode usar o Zeos (MySQL/Firebird/Postgre) ou o MDO (Firebird)

abraço


Responder

08/12/2005

Vinicius2k

Colega,

Espero que este tópico não se transforme em mais uma daquelas discussões intermináveis sobre ´quem é melhor´.

1. MySQL não é free para uso comercial. Se ser 100¬ free é indispensável, descarte seu uso.

2. Firebird e PostgreSQL atendem, com folga, as necessidades/características expostas.
Sugiro que pesquise as diferenças entre eles, inclusive com algumas discussões já ocorridas aqui mesmo no fórum, e decida qual o melhor para o seu caso.

T+


Responder

08/12/2005

Emerson Nascimento

ambos se equivalem, desde que você esteja falando da versão 5.0 do MySQL, que agora é um SGDB de verdade, pois agora possui transações, views, stored procedures, triggers e etc... (as versões anteriores do MySQL não podem ser ditas SGDB e são muito inferiores ao Firebird)
porém há uma ressalva: ao contrário do que se pensa [b:16647d4326]o MySQL não é totalmente gratuito[/b:16647d4326]. se for utilizado numa aplicação comercial deve ser adquirida licensa de uso correspondente ao tipo de aplicação. entre no site do MySQL para melhores esclarecimentos.
Gratuitos de verdade são Firebird e PostGreSQL.


Responder

08/12/2005

Adriano Santos

[b:f4e86199e1]jdteichert[/b:f4e86199e1],

[b:f4e86199e1]Firebird:[/b:f4e86199e1] O Firebird é um banco de dados totalmente free, de fácil manejo e de fácil adaptação a qualquer sistema (minha humilde opnião). Além de que, o Fire tem bom suporte e é rápido.

[b:f4e86199e1]MySQL:[/b:f4e86199e1] Embora poucos saibam, o MySQL possui licenciamento. Já discutimos isso várias vezes aqui no fórum, aconselho vc procurar informações mais detalhadas sobre ele. Eu o utilizo com muita freqüência em meus sites, mas para trabalho em Desktop não vejo muitas vantagens.

Agora, isso também depende de como o seu projeto está programado. Normalmente quem trabalha com Paradox utiliza-se de TTable, isso será um problema tanto para Firebird quanto para MySQL.

Boa Sorte


Responder

09/12/2005

Jdteichert

Obrigado pelas respostas!


Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar