Física (Problema 2)

17/04/2004

0

Em seus primeiros estudos a respeito da queda livre dos corpos, Galileu definiu como aceleração a razão entre a variação da velocidade escalar (ΔV) e a variação de espaço do móvel (&916;S). Posteriormente, tal definição foi abandonada porque tornava o estudo da queda livre bem mais complicado do que a maneira como é abordado atualmente.
Considere que um corpo é abandonado do repouso nas proximidades da Terra e que a resistência do ar é desprezível. Durante a queda livre deste corpo, a razão &916;V/&916;S (aceleração de Galileu):

a) diminui.
b) permanece constante e nula.
c) permanece constante e não nula.
d) aumenta.
e) n.d.a.

Justifique a sua resposta.


Rogério Carvalho

Rogério Carvalho

Responder

Posts

17/04/2004

Cebikyn

Eu ainda não fiz nenhuma conta, mas acho que [b:4d7a1be6b5]diminui[/b:4d7a1be6b5], pois durante a queda livre a velocidade vai aumentar cerca de 10m/s a cada segundo (ou 9,8m/s², que é um valor mais preciso, porém não exato), enquanto o espaço aumenta mais rápido. Num primeiro instante, a velocidade e o espaço percorrido serão iguais a zero, após 1s, ambos serão aproximadamente 10, após isso o espaço percorrido será 30 (os 10m anteriores mais 20m neste segundo) e a velocidade será aprox. 20, depois 30 e 60, 40 e 100... sendo assim, a razão entre delta V e delta S diminuirá.


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar