Array
(
)

Fonte do Windows vaza para internet

Lucas Silva
   - 26 fev 2004


Citação:
A Microsoft confirmou dia 12/02 que partes do código-fonte secreto dos sistemas Windows NT e Windows 2000 vazaram para a internet. A empresa descartou qualquer grande problema de segurança decorrente do fato.

De acordo com o porta-voz Tom Pilla, porções incompletas dos códigos fonte foram “ilegalmente disponibilizadas na internet”. A Microsoft ainda não tem pistas de como ocorreu o acidente e já está trabalhando com o Federal Bureau of Investigation (FBI) para encontrar os responsáveis.

Não há indicações de que o fato tenha sido resultado de alguma brecha de segurança na rede corporativa da Microsoft, ou da segurança interna da companhia, disse Pilla. “Ao presente momento, não há qualquer impacto sobre os usuários do Windows”, afirmou.

O código-fonte é a codificação pré-compilada do sistema, e se encontra na forma de linhas de texto, usualmente com comentários anexos. O sistema operacional Windows instalado nos computadores dos usuários já é totalmente compilado.

A disponibilização do código fonte do Windows (uma mistura das linguagens Assembler, C e C++) poderia expor usuários do sistema a um crescente número de ataques cibernéticos, já que possíveis brechas seriam reveladas a hackers e usuários mal-intencionados.

De acordo com Joe Wilcox, analista sênior da Jupiter Research, o fato também significa que a propriedade intelectual da Microsoft, sempre guardada a sete chaves, está disponível para quem se interessar.

Alguns internautas que alegaram ter baixado o código-fonte afirmam que o arquivo comprimido tem 200 Megabytes e que, quando expandidos, alcançam 600 MB. A Microsoft anunciou a analistas da indústria que o arquivo disponibilizado representa cerca de 15¬ do código completo do Windows. De acordo com Wilcox, talvez uma porcentagem muito maior tenha vazado. “É de meu conhecimento que o código-fonte do Windows contém 35 milhões de linha. Pessoas que viram o arquivo na internet disseram haver cerca de 13,5 milhões de linhas”, afirma.

Thor Larholm, pesquisador de segurança sênior da PivX Solutions, afirmou que o problema pode ser muito mais sério. “Dependendo de que parte do código tenha sido disponibilizada, diria que inúmeras vulnerabilidades podem ser reveladas. As próximas semanas nos dirão se o fato se confirma ou não”, avisou.

Os sistemas Windows 2000 e Windows NT são produtos mais antigos da Microsoft, mas ainda são largamente utilizados. Os produtos também formam a base da codificação do Windows XP. Esta não é a primeira vez que há vazamento de códigos sigilosos da empresa. Em 2000, a companhia confirmou que pessoas não-autorizadas tiveram acesso a alguns códigos de uma versão do Office, bem como de uma versão em desenvolvimento do Windows.



Paulo_amorim
   - 26 fev 2004

Nossa...

Que dahora eheh
Isso eh bom, quem sabe alguém não pega o código e tira os milhares de Bugs!!! Quem sabe elee funciona direito! :lol:


Lucas Silva
   - 27 fev 2004

é verdade.....iria ser ótimo....
quem num deve ter gostado nada disso é o Bill Gates ...
ahahaha.,