Array
(
)

Formatar Console

Rachel Andrade
   - 29 jun 2013

Olá, galera =)
Pode ser uma pergunta besta, mas estive me perguntando sobre como fazer uma aplicação console mais bonitinha, sabe? Mudando a cor da fonte e tal. Tipo aquelas aplicações antigas que a gente vê por aí, onde o usuário consegue navegar na tela, mesmo sendo um console (tela preta com letrinhas).
Já fiz algumas aplicações console em C#, mas sempre foi tudo tão sequencial e igual, uma tela preta com letrinhas brancas. Tem como formatar o console em C#?
Curiosidade mesmo =)
Obrigada.

Rachel Andrade
   - 30 jun 2013

Oi, obrigada. Me pareceu bastante complicado, a não ser pela resposta de um usuário que sugeriu o seguinte código:
#Código

Console.BackgroundColor = ConsoleColor.Blue;
Console.ForegroundColor = ConsoleColor.Red;

Bem, muda a cor, já é alguma coisa =)

Agora minha dúvida é sobre como fazer igual aqueles programinhas antigos, sabe? Que dá pra "navegar" na tela, sem ser só "linha abaixo de linha", como fazemos no console em C#.

0
|
0

Joel Rodrigues
   - 30 jun 2013

Oi, Rachel. Eu também tive essa dúvida quando comecei e a tirei com alguns programadores mais experientes.
Aqueles sistemas antigos que você fala e que vemos por aí não são bem aplicações console como estas que estamos acostumados a desenvolver em C#.
Nossas aplicações console, como você citou, são realmente bem lineares.
Já naqueles programas da "tela preta com letrinhas coloridas", a tela é montada como uma matriz. Nela se pode escrever textos (labels), bem como se pode definir locais para leitura de valores (que seriam os inputs, edits, textbox). Exemplo: eu escrevo "Nome do cliente" na posição 1,1 e defino que as 50 colunas seguintes serão para digitar o nome do cliente.
Por isso o usuário pode navegar na tela, diferente das nossas aplicações console.
=)

0
|
0

Pjava
   - 30 jun 2013

em realidade ela fala de sistemas feitos em Clipper, Mumps, Fox, Cobol e etc... É outro contexto.

0
|
0

Joel Rodrigues
   - 30 jun 2013

Citação:
em realidade ela fala de sistemas feitos em Clipper, Mumps, Fox, Cobol e etc... É outro contexto.
Exato. Inclusive o exemplo que me deram foi em Clipper e em COBOL.

0
|
0

Aluisio Cavalcante
   - 30 jun 2013

alguem ainda faz aqueles sistemas de tela preta? kkkk

0
|
0

Joel Rodrigues
   - 30 jun 2013

Citação:
alguem ainda faz aqueles sistemas de tela preta? kkkk
Rapaz, novos sistemas eu tenho quase certeza que não, mas ainda existem grandes empresas que utilizam sistemas daquele tipo, então é preciso mante-los.

0
|
0

Aluisio Cavalcante
   - 30 jun 2013

mas utilizando o visual studio, c#?

0
|
0

Rachel Andrade
   - 30 jun 2013

Ah, entendi... bem que achei meio diferente mesmo, suspeitei desde o princípio. rsrs
Mas como eu não penso em fazer um sisteminha daqueles, tá bom, né.
Obrigada a todos.

0
|
0

Joel Rodrigues
   - 30 jun 2013

Citação:
Sistemas em Clipeer, COBOL no Visual Studio? Não, né.

0
|
0

Aluisio Cavalcante
   - 30 jun 2013

Citação:

Citação:
Sistemas em Clipeer, COBOL no Visual Studio? Não, né.

kkkkkk, viajei!!!

0
|
0

Joel Rodrigues
   - 30 jun 2013

Bem, agora sabemos a diferença entre as aplicações console do Visual Studio e aquelas telinhas pretas que vemos por aí.
Estou encerrando o tópico.
Abraço a todos.

0
|
0