HTML Input Select Multiple

22/02/2017

0

Boa tarde, eu queria fazer um select que o layout seja parecido com o select multipe, porém que dê pra selecionar somente uma linha por vez. Teria como fazer isso? Tentei criar um <select rows="6"> mas não funcionou. Obrigada.
Natália

Natália

Responder

Posts

23/02/2017

Calebe Menezes

Oi Natália, bom dia, tudo bem?

Eu não entendi o que você quis dizer com "que dê pra selecionar somente uma linha por vez.".

Qualquer coisa é só falar aqui :)
Responder

23/02/2017

Natália

Oi Natália, bom dia, tudo bem?

Eu não entendi o que você quis dizer com "que dê pra selecionar somente uma linha por vez.".

Qualquer coisa é só falar aqui :)
Bom dia Calebe tudo bem e você? É que na verdade eu queria que em aparência meu select fosse igual ao <select multiple> mas que não fosse multiple sabe? Eu queria um <select> normal, porém que mostrasse os items dele, um em cada linha. Como por exemplo a diferença do radio button e do input checkbox, o radio button você só pode selecionar um item, já o checkbox você pode selecionar mais de um. Não sei se fui clara agora, se deu pra entender.
Responder

24/02/2017

Calebe Menezes

Oi Natalia, acho que entendi. Você só quer a aparência mesmo do select multiple, mas só quer permitir a escolha de uma opção.

Então, eu não conheço uma forma de fazer isso no html diretamente, então te aconselho a usar o jquery para tal finalidade:

$("select").change(function () {
      if($("select option:selected").length > 1) {
          // Seu código aqui para impedir que tenha mais opções selecionadas do que estabelecido na 
      }
  });


A propriedade "length" é quem mostra a quantidade de itens selecionados nesse caso.

Se você quiser personalizar é só você trocar o número dessa condição. Nesse caso, está sendo feita uma verificação para ver se o número de opções do elemento select está sendo maior que 1. Se isso acontecer, você pode impedir que mais de 1 opção fique selecionada.

Acredito que existem plugins que também façam isso, vou dar uma olhada depois.

Só uma observação, você pode ser mais específica selecionando o seu elemento pelo id, porque nesse exemplo, está sendo selecionado o elemento select, e se você tiver mais de 1 na sua página, todos serão escolhidos.

Espero ter ajudado :)
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar