impedir que dois nomes sejam cadastrados

24/11/2005

0

:? Olá galera blz!
bom estou com um problema a respeito de um campo no frm
fiz um cadastro de funcionario e no edit do nome quero colocar um codigo no evento on exit, que se o funcionario já estiver cadastrado no banco de dados na hora que o usuario sair para o proximo campo o sistema de uma mensagem que o cadastro já existe e o focu fique no campo do nome e se o cadastro não existir dai então não faça nada

È isso aí valeu pela força


Alecsandro Moura

Alecsandro Moura

Responder

Posts

24/11/2005

Edilcimar

coloque o campo como chave primária aí não será possível o cadastro de 2 nomes iguais


Responder

24/11/2005

Alecsandro Moura

Valeu pela resposta cara, mas fiquei sabendo que colocar o campo nome como chave primaria não éra muito bom então gostaria de saber se tem como fazer essa função com um laço.
Valeu


Responder

24/11/2005

Geisonc

Qual o banco de dados que vc esta usando ?


Responder

24/11/2005

Edilcimar

o único problema com chaves primárias no campo nome é que isto faz com que vc não consiga cadatrar 2 pessoas com o mesmo nome, porém se é isto que vc quer não veja problema algum em usar; pode dar um locate para procurar por um nome igual ao do edit


Responder

24/11/2005

Mahdak

eu fasso mais ou menos isso

//verifica se o material ja existe ao cadastra-lo
    DM.qry_Materiais.Close;
    DM.qry_Materiais.SelectSQL.Clear;
    DM.qry_Materiais.SelectSQL.Add(´Select * From Livros ´+´Where Nome Like:Consulta ´+´Order By Nome´);
    DM.qry_Materiais.Params[0].AsString;
    DM.qry_Materiais.ParamByName(´Consulta´).AsString:=´´+´¬´+Edit_Nome.Text+´¬´;
    DM.qry_Materiais.Open;
    if Edit_nome.Text = DM.qry_MateriaisNOME.AsString then
showMessage(´ja existe´);
else...



Responder

24/11/2005

Tnaires

Olá
Qualquer que seja o método que vc use pra impedir nomes duplicados, vc tem q levar outros fatores em consideração, como caracteres maiúsculos/minúsculos ou acentuados. As seguintes entradas podem furar o esquema:
TAÇA
TÁÇA
TACA
TÁCA
Creio que o ideal seria vc filtrar a entrada do usuário para permitir apenas caracteres maiúsculos e não acentuados, além da utilização da técnica em questão.
Abraços


Responder

25/11/2005

Alecsandro Moura

estou usando o banco .FDB


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar