Array
(
)

Iniciante em TDD

William Nascimento
   - 22 jun 2015

Boa tarde amigos,
Estou iniciando em TDD e atravez de vários artigos que li veio uma grande dúvida. No TDD os testes devem ser escritos primeiro, isso quer dizer que eu tenho que escrever trechos de código do meu programa em forma de "rascunho", testar esse código "rascunho" e se funcionar, passar para o projeto de forma definitiva? Tem todos os exemplos que vi foi isso que entendi e gostaria de tirar essa dúvida com quem utiliza TDD.
Grato!

Joel Rodrigues
   - 30 jun 2015

Olá, Wiliam.

É bem por aí mesmo. Você escreve os testes antes do método a ser testado (pelo menos essa é a regra original), para isso você precisa ter apenas a assinatura do método a ser testado e um retorno fictício apenas para cumprir as exigências da sintaxe. Após escrever o teste e executá-lo a primeira vez (que deve falhar), você então começa a escrever o código real do método a ser testado, de forma que ele passe no teste nas próximas execuções.

A primeira codificação do método a ser testado deve ser bem simples, visando apenas passar no teste. Uma vez o teste sendo aprovado, você volta para o código testado e o refatora, reduzindo código desnecessário, otimizando o desempenho e outros fatores diretamente ligados à escrita do código.

Espero ter contribuído.

Um abraço.