inicio c e asp.net

01/02/2013

0

Bom dia a todos, sou desenvolvedor delphi, andei olhando java e achei muito complicado, qual seria uma maneira mais fácil de aprender c# e asp.net, levando em consideração os cursos disponíveis aqui na dev media ou algum material livro, desde já agradeço!!!!
Rodrigo Pereira

Rodrigo Pereira

Responder

Posts

01/02/2013

Robson Alves


Comece comprando um livro introdutório, para você ter noção do framework, como funciona a transformação do código .Net para a linguagem máquina, entenda como tudo se liga.
http://www.ciadoslivros.com.br/profissional-c-e-a-plataforma-.net-3.5-curso-completo-2009-edicao-1-p106896/

(esse livro é puramente para consulta-lo e praticar em conjunto, não tente ler todo ele)

Ai comece a fazer hello world, com web application, veja como funciona o Build e entenda a sintaxe do c# ou VB.Net caso opte.

Entenda como funciona a Compilação de um sistema web, a geração de DLL, e depois perca algumas semanas, entendendo como ligar as coisas (Server Side e Client Side).


Essas semanas de aprendizagem, use o livro Programando em C# com Asp.net versão 2. ele é excelente para iniciar e te ajuda a não perder o foco!
Responder

01/02/2013

Joel Rodrigues

Complementando as informações já passadas, eu sugiro o livro "Visual C# 2010 Step By Step" (tem o 20 5 e 2008 também). Foi o primeiro livro que li quando comecei a estudar C# sozinho.
Responder

01/02/2013

Rodrigo Odasaki

Não estude profundamente o CSharp, apenas os conceitos e fundamentos!
Após isso, comece sua jornada no ASP.NET (Web Forms e/ou MVC). Durante o seu desenvolvimento, as dúvidas começaram a surgir, e assim você começar a estudar recursos mais avançados do CSharp de acordo com sua necessidade no desenvolvimento. Digo isso, pois não vejo a necessidade de alguém começar a estudar profundamente o CSharp, sendo que o mesmo nem sabe tratar coisas simples no ASP.NET como uma validação de post back no web forms. Se você for estudar ASP.NET MVC, sugiro estidar JavaScript, Jquery, Json, requisições ajax entre outras coisinhas.

Hoje o meu desenvolvimento somente é em ASP.NET MVC, mas acredito que os desenvolvedores precisam saber sim o web forms!
Responder

01/02/2013

Robson Alves

Sim e não.
Para aqueles que saem de uma plataforma e vai para outra, sentem que muita coisa não tem sentido.

Eu sempre programei em .Net e fui para a plataforma Java (como conhecimento)... Quem conhece ambas sabe que são muito parecidas, mas cada uma tem suas particularidades e quando sabemos que ela existe, fica mais fácil não pecar em erros.

Existe sim a necessidade de se conhecer a base da onde estamos andando, mesmo iniciante. Assim como existe a necessidade de conhecer Orientação a objetos, senão estaremos usando uma Ferrari com motor de fusca.

Não podemos negligenciar conhecimentos, mesmo que isso consuma grande parte do foco dos estudos.


Assusta qualquer um, quando vemos a extensão do Framework e não, nunca ninguém vai saber ele de trás para frente... isso é inviável, mas devemos conhecer como ele funciona, tipo aula de faculdade mesmo.


Crie uma rotina de estudo e com foco, vai entendo tudo.

Abraços...
Responder

01/02/2013

Rodrigo Odasaki

Robson, quando você entra na parte: "senão estaremos usando uma Ferrari com motor de fusca.", acredito que você esteja entrando em boas práticas de programação.

Você pode dar um livro da bíblia do C# e o cara vai estudar profundamente todos os recursos e bibliotecas da linguagem, mas mesmo assim ele não vai ser um programador ASP.NET e sim um cara com conhecimento avançado na linguagem C#.

Só pq uma pessoa conhece bem toda linguagem C#, não significa que ele desenvolve corretamente e utilizando boas práticas de desenvolvimento.

Nosso amigo, por mais que tenha conhecimento em delphi, o mesmo continua tendo conhecimentos apenas da linguagem e da ferramenta, lógicas e etc. Desenvolver aplicações para internet, não é só saber C#, é necessário conhecer bem tanto o client-side como o server-side. Seu amigo vai estudar nos primeiros meses, vai saber coisas avançadas da linguagem, mas não vai saber tratar uma requisição no lado do cliente?

Eu não vejo motivo para um aluno que está começando, estudar profundamente a linguagem C#, sem ao menos saber o básico da plataforma ASP.NET. O cara estuda Delegates, Reflection, Generics e não sabe trabalhar com 1 controle no web forms ou fazer uma rota correta no ASP.NET MVC.

Para principiantes ou até para quem já possui conhecimento em outras linguagem e que está iniciando em .NET, ele pode ir estudando a plataforma ASP.NET e de acordo com sua demanda de desenvolvimento e aprendizado, automaticamente o mesmo terá a necessidade de buscar mais conhecimento da linguagem.

Não estou falando de boas praticas, metodologias de desenvolvimento e arquitetura e sim que ele não precisa estudar os bastidores ao fundo da linguagem C# no inicio.

Você vai dizer para um iniciante, que ele deve aprender Reflection antes de aprender ASP.NET para ficar mais preparado?

Vai ser um programador ASP.NET (Web Fomrs e e/ou MVC)

- HTML
- CSS
- JavaScript
- Jquery
- Linguagem C# (Fundamentos e Conceitos)
- ASP.NET Web Forms

Se você for trabalhar com ASP.NET MVC vai precisar estudar um pouco mais JavaScript, Jquery com AJAX e JSON para realizar as chamadas AJAX. É claro que você pode utilizar o Html.Helpers, BeginForms e AjaxBeginForms, mas eles são limitados e existem cenários onde as requisições AJAX são fundamentais!
Responder

01/02/2013

Joel Rodrigues

Concordo com ambos e vejo que a questão aqui está mais voltada a métodos de estudo/aprendizado, pois cada um tem o seu.

Então o que eu penso:
- Começar estudando a linguagem? SIM.
- Precisa estudar aprofundadamente os recursos mais avançados? NÃO.

ASP.net é a "plataforma", mas a linguagem é a C#, ou seja, o primeiro depende do segundo.

Pelo menos a base da linguagem eu acho necessário aprender primeiro (tipos de dados, operadores, principais classes, etc), independente do tipo de projeto que se deseje desenvolver, seja ASP.net, WPF, Windows Phone, WCF, etc.

Abraço a todos.
Responder

01/02/2013

Robson Alves


Concordo com tudo dito.

O Joel tocou no ponto, são formas de aprender.
Eu busco na base da plataforma suas necessidades, não me preocupo tanto com o como fazer antes de não entender o por quê de algumas coisas.
Depois que tenho uma ideia de como as coisas são ligadas, eu parto para entender como fazer funcionar e para isso eu invento uma necessidade. Ai entra os clássicos de biblioteca, calculadora, mesmo em módulo Web.

Sei que parece ser o caminho mais longo, mas para minha pessoa é uma premissa começar assim.

Não quero que ele entenda de delegates, reflection, generics... quero que ele entenda como o visual studio se preocupa ao compilar o projeto dele, como essa compilação funciona, pq sabemos que isso é um "meio" que temos bastante problema quando não entendemos nada do que acontece por trás. Para qm vive no mundo WebForms (web app) sabe disso.

Depois ele começa a mergulhar no ciclo de vida do asp.net que é importante, e ai sim entender o que é o lado cliente o que é o lado servidor, como ambos se entendem, o por quê do view state? etc..

Então ele vai entrar na usabilidade, como melhorar a experiência do usuário com Jquery, CSS, o próprio HTML e os componentes do asp.net.

Após ele vai querer entender do modo assíncrono, vai conhecer o Ajax, o Json, vai montar seu web services, em fim, vai construir seu conhecimento.

Outra coisa importante, entender o próprio visual studio, pois é uma ferramenta que completa a linguagem, com ela a nosso favor... a produtividade e objetividade é sem igual!

Espero que o colega cresça com a discussão.

Obrigado.
Responder

01/02/2013

Rodrigo Odasaki

Olá Joel e Robson, também concordo com vocês, o modelo de estudo depende muito de cada pessoa.
É muito bom saber que pessoas como vocês, estão aqui sempre ajudando a galera.
Eu aprendo muito olhando os tópicos que vocês respondem também. Infelizmente não tenho tanto tempo para ajudar a galera junto com vocês.

Abração, e bom final de semana.
Responder

01/02/2013

Joel Rodrigues

Grande abraço, Rodrigo.
Tempo é realmente algo que temos a cada dia menos, mas sempre que puder, dá uma passada por aqui pra ajudar a galera.
Responder

02/02/2013

Robson Alves

Opa Rodrigo, gosto de discussão assim, com fundamentos de ambos os lados, é ganha-ganha!

Espero que o outro Rodrigo (o owner do post) faça bom proveito das dicas e se adapte conforme o perfíl de estudo dele!

Abraços a todos.
Responder

04/02/2013

Caio Uechi

o Devmedia possui um curso de C# básico sensacional, comece por lá!

Responder

05/02/2013

Joel Rodrigues

Muito bem lembrado, Caio. E tem também cursos de ASP.net, tanto de web forms quanto de MVC.
Responder

05/02/2013

Caio Uechi

que fique bem claro que eu não estou puxando o saco do DevMedia.

O curso de c# básico realmente é muito bom.

Eu comecei a programar no trabalho, só que ninguém me ensinou os conceitos basicos... dai eu procurei o devmedia e achei esse curso... simplesmente é sensacional.
Responder

05/02/2013

Joel Rodrigues

De forma alguma, ninguém está aqui para "puxar saco", mas quando um produto é bom, tem de ser reconhecido. Eu já fiz alguns cursos aqui do portal e gostei muito, por isso indico.
Responder

05/02/2013

Caio Uechi

é isso ai!!

e eu recomendo os cursos do guinther pauli!!
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar