Instalando Postgresql no Cliente

04/12/2013

0

Boa tarde a todos.

Sou pioneiro em banco de dados Postgresql e tenho uma duvida, ou várias. Seguinte: tenho que instalar o postgresql no Cliente ou somente as suas dlls? tenho que fazer o backup do bd que está na minha maquina de desenvolvimento e restaurar no cliente ou somente copiando a pasta data do Postgre?

obrigado.
Felipe Salzano

Felipe Salzano

Responder

Posts

07/12/2013

Alan Mario

como será o processo de envio dos dados?
Responder

08/12/2013

Eduardo Pessoa

conseguiu amigo?
Responder

11/12/2013

Felipe Salzano

Desculpe, me ausentei.

Seguinte, terá um servidor onde ficará o banco de dados, os clientes irão acessar o bd apontando para este servidor, só que minha dúvida é como configurar o Postgre no Servidor e no Cliente, tenho que instalar o Postgre ? ou somente as dlls? como transporto o bd do meu computador de desenvolvimento para o servidor, pois o postgre não se tem um unico arquivo de bd.

Obrigado
Responder

11/12/2013

Alex Lekao

Ola Felipe, boa tarde!!!

Me desculpe mas nao entendi muito bem, mas vamos la.

Normalmente vc tem um instalador do SGDB para Servidor e as configuracoes sao feitas neste servidor, nao sei como eh no PostgreeSql mas o que tenho visto nos outros eh assim.

E nao estacoes normalmente nao eh necessario instalar um client, a nao ser que a aplicacao requeira isso, caso contrario todas as conexoes com o banco sereao feitas pela aplicacao fazendo uso de dlls ou de algum client que seria instalado em conjunto com a aplicacao, normalmente eh assim.

caso a aplicacao precise do client instalado nas estacoes tera que saber da desenvolvedora da aplicacao qual o client devera ser instalado ou algum outro tipo de ferramenta que deve ser configurada para as conexoes.

Bom nao sei se era isso que esta querendo.

Espero ter ajudado.

Abraco.

Alex - Lekao
Responder

12/12/2013

Marcos Oliveira

Felipe,

Uso Delphi com Postgres, e no cliente é preciso sim das DLL's para funcionar (se for utilizado conexão via DataSnap, não é preciso).
Quanto ao backup, eu faço via pg_dump.exe. Não copio a pasta não, por achar inseguro.

Att,

Marcos
Responder

12/12/2013

Felipe Salzano

Obrigado a todos pelas respostas.

utilizo DataSnap não, é Firedac com vendorlib apontando para a dll do Postgre, por nunca ter utilizado Postgre, minha duvida era esta, pois no Firebird não precisa instalar nada no cliente somente ter as dlls na pasta e quanto ao bd o Firebird possui somente um arquivo FDB que podemos coloca-lo em um lugar especifico.

Marcos, você disse que utiliza o Pg_dump para backup, aí você restaura no cliente e aponta o para o bd que restaurou, por gentileza, você poderia me dar uma passo a passo de como você procederia em um novo cliente seu, levando em conta que vc so tem o bd na sua maquina de desenvolvimento.

muito obrigado.
Responder

13/12/2013

Marcos Oliveira

Felipe,

Faça o seguinte: abra o PGAdmin3 (se for Windows) e nele tem a opção de backup e restauração. Faça um backup e você verá a linha de comando que o próprio PGAdmin usa para fazer o backup. Ele irá apontar para o pg_dump.exe. Caso não consiga, me fale que eu te ajudo.

Att,

Marcos
Responder

13/12/2013

Felipe Salzano

Obrigado Marcos.

vou tentar e te falo.
Responder

08/04/2014

Felipe Salzano

Muito obrigado Marcos deu certo.
Responder

08/04/2014

Marcos Oliveira

Blz cara!

À disposição.

Att,

Marcos
Responder

10/04/2015

Fabrício Santos

Pessoal quero usar PostgreeSQL no Delphi XE8, usando FireDAC.

No arquivo FDDrivers.ini, apontei o vendorlib a pasta com as dll's do Postgree, tudo certinho. Configurei a conexão com o banco no arquivo FDConnectionDefs.ini.

Porém, quando coloco um componente FDConnection1 no form,configuro e mudo a propriedade 'connected' para true, aparece o erro:

[FireDAC][Phys][PGSQL]-314. Cannot load vendor library [C:\Program Files\PostgreeSQL\9.4\bin\libpq.dll]. Library has unsupported architeture [x64]. Required [x86].
Hint: check it is in the PATH or application EXE directories, and has x86 bitness..

Ou seja, o delphi requer que a dll libpq.dll seja de arquitetura 32 bits, obrigatóriamente. Mas o meu sistema é 64 bits e meu Postgree também 64 bits.

Alguem pode me ajudar?
Responder

17/11/2016

Andre Durante

Coloque as dlls libint-8.dll, libiconv-2.dll, libeay32.dll, ssleay32.dll e libpq.dll do pacote 32bits na pasta da aplicação;
antes de conectar o FDConnection, coloque:

FDPhysPg.VendorLib := System.SysUtils.ExtractFilePath(ParamStr(0)) + 'libpq.dll';

onde FDPhysPg é do tipo TFDPhysPgDriverLink;

Espero ter ajudado;
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar