Instâncias Diferentes ou Vários Bancos e uma instância

11/03/2016

0

Pessoal,
Presto serviço em uma empresa que possui 4 filiais, onde atualmente temos 1 banco de produção, dentro de uma instância SQL Server, com um servidor dedicado para esta instância, que contempla esta empresa e suas filiais.
Devido a mudanças de estrutura desta empresa, as filiais se tornarão empresas e terei que ter bancos de dados distintos para cada empresa, ou seja o que era um banco de dados centralizado, com a segurança implementada, backup, rotinas e etc...passará a ser cinco banco com estas mesmas rotinas administrativas a serem feitas.
Portanto pergunto se alguém tem uma opinião do que seria melhor, colocar em uma mesma instância todos os bancos ou ter instâncias diferentes para cada banco?
O meu receio é a disponibilidade, penso que mesmo que trabalhemos preventivamente, podemos ter problemas, uma instância com todos os bancos pode implicar em parada da instância e todos os acessos aos bancos pararem, instâncias distintas implica em mais trabalho e talvez maior consumo de recursos físicos de hardware e uma gestão maior para estar atento a todas as instâncias e suas configurações.
Que acham melhor no ponto de vista de administração e gestão? Pensei até mesmo em virtualizar 5 máquinas e individualizar cada empresa.

Desculpe se fui confuso.
Tiago

Tiago

Responder

Posts

11/03/2016

Mariana Carvalho

Não lembro bem, mas dependendo da edição do SQL Server existe limitação de quantidade instancias, sem certeza.

Portanto pergunto se alguém tem uma opinião do que seria melhor, colocar em uma mesma instância todos os bancos ou ter instâncias diferentes para cada banco?
Responder

11/03/2016

Paulo Nobre

Olá Tiago,

Essa é uma dúvida em geral bem comum. Se por um lado com uma instância apenas temos um pouco mais de facilidade com a administração, por outro lado com instâncias dedicadas é possível dimensionar melhor requisitos de memória, consumo de processador, TempDB dedicado para aquela instância e permissões.

Se pensa em alta disponibilidade, é melhor considerar outras alternativas, como por exemplo uma instalação clusterizada ou database mirroring (descontinuado). Dá uma lida nesse link: https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms189134(v=sql.120).aspx
Responder

11/03/2016

Tiago

sim, bem lembrado, porém não sei se existe essa restrição...mas vou me informar.
obg!!
Responder

11/03/2016

Tiago

Cluster sim, seria uma ótima solução para disponibilidade, em ambos modelos com uma ou mais instâncias, porém esta empresa não tem dois servidores que suportariam a carga de processamento e memória para essa solução no momento e nem uma storage, na verdade nunca fiz uma implementação dessas Paulo, seria algo novo, mas esbarro nesses detalhes.
Acho que por fim vou optar por instâncias diferentes, a idéia de dimensionar cada uma me agrada pois as empresas tem perfil diferentes de volume de vendas e processamento, de toda forma obrigado pela resposta e pelas dicas...
Responder

11/03/2016

Mariana Carvalho

Se alguem puder confirmar a minha resposta, agradeceria, é que realmente não lembro.
Responder

11/03/2016

Paulo Nobre

Olá Mariana, dá uma olhada nesse link: https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/cc645993(v=sql.120).aspx

Espero ter ajudado!
Responder

11/03/2016

Paulo Nobre

Ótimo Tiago, que bom que ajudei! De qualquer maneira, estude o tempo tolerável após um desastre, conhecido como RTO, para entender melhor como você deve suportar o negócio da sua empresa.
Responder

11/03/2016

Tiago

Olá Mariana, dá uma olhada nesse link: https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/cc645993(v=sql.120).aspx

Espero ter ajudado!


Parece que são 32767 bancos por instância , porém o SQL Server Utily trabalha com 50. (Confirma?)

Achei este link, pelo link fornecido pelo Paulo.

https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms143432%28v=sql.120%29.aspx
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar