Integrar aplicativos

19/11/2005

0

Olá. Tenho dois aplicativos, o OfficeCad e o OfficeMoney. O primeiro terá que ser instalado num computador, o segundo, em outro. Os computadores estarão ligados em uma rede. Bom, o OfficeMoney depende do banco de dados do OfficeCad, então, o OfficeMoney terá que ter acesso ao Banco de Dados do OfficeCad.

Eu pensei assim:

Em colocar o Banco de dados dos dois em um computador, por exemplo, o do OfficeCad. Assim, o OfficeMoney acessará aquele outro pc.

Bom, mas como faço toda essa configuração na rede? Tem como ter um criador de instalação que especifica instalar em rede?

Alguém já fez uma integração na rede assim?


Aspirante

Aspirante

Responder

Posts

20/11/2005

Crash

dependendo da aplicacao nao vale a pena fazer isso que vc propos... por exemplo se os 2 precisarem funcionar offline. Mais vc pode utilizar um banco de dados SGDB pra fazer isso.. tendo em vista que um nao funcionara se o computador servidor estiver desligado. No caso de os 2 precisarem trabalhar offline crie bancos de dados com as msm caracteristicas e faca atualizacoes via socket nos bancos.

t+


Responder

20/11/2005

Aspirante

Como funcionariam esses sockets?

Amigo, assim, um precisa do outro pra funcionar. Por exemplo, a cada produto vendido (OfficeCad na recepção) o valor deste é passado para o banco de dados do OfficeMoney que estará na tesouraria.

Entende. Me dê uma luz como resolver esse probleminha da maneira mais simples. Tive só uma idéia e queria ter mais de vocês. A minha é:

- Deixar os bancos num pc só e fazer o programa acessar via rede.

Mas não acho ela eficiente. Gostei da idéia de sockets, mas preferiria ter o banco de dados em cada computador correspondente ao software entende, o OfficeCad com o bd no seu pc e o OfficeMoney no seu pc também.

Tem como?

Muito obrigado pela atenção.

Atenciosamente, Aquiles.

Abraços.


Responder

20/11/2005

Crash

entao os sistemas nao precisam trabalhar offline. Utilize um banco de dados SGDB. Utilize um exemplo facil eh utilizar Interbase ou Firebird. Esse banco de dado tem eh mto bom e existe mto material aki no forum e na internet sobre ele. Com ele vc acessa em modo cliente/servidor. Super rapido e confiavel.

t+


Responder

20/11/2005

Crash

qual banco de dados vc utiliza?


Responder

20/11/2005

Aspirante

Opa amigo, desculpe pela falta de informação.

Estou usando justamente o Firebird.

Por favor amigo, explique-me mais sobre o funcionamento OnLine e OffLine na rede. Como seria? Cada aplicativo com seu banco em cada máquina ou um banco de dados em um único pc sendo este acessado pelos aplicativos?

Grato.

Abraços.

Aquiles.


Responder

21/11/2005

Crash

O caso de trabalhar offline seria que cada aplicativo usaria um servidor FB independente. Teria seu proprio banco de dados e faria atualizacoes periodicas um no outro (teria que ser um terceiro programa). Mais seu caso vc n precisa utilizar o sistema offline. Simplismente configure o caminho do banco para o servidor.

Exemplo:

Se o servidor for ficar no msm computador do programa retagarda, utilize no outo computador assim:

ESCRITORIO:C:\SISTEMA\BANCO.GDB

e no retaguarda assim:

LOCALHOST:C:\SISTEMA\BANCO.GDB

automaticamente os sistemas usaram o msm banco de dados.

t+


Responder

27/11/2005

Aspirante

Deixa eu ver se entendi cara:

OfficeCad + Bd = PC 1
OfficeMoney = PC 2

Sendo que o Office money acessa o OfficeCad via IP da rede, tipo:

PC 1 = 125.125.10.1
PC 2 = 125.125.10.2

Aí tipo, no IbDataBase no OfficeMoney eu teria que colocar, ao invés de um simples BANCO.GDB, ia ser: 125.125.10.1:C:/OfficeCad/BANCO.GDB.

E no OfficeCad? Poderia continuar sendo BANCO.GDB já que o Bd seria instalado no mesmo pc desse aplicativo?

Valeu.


Responder

27/11/2005

Aspirante

Só para complementar mais um pouco com uma perguntinha:

- Existe um limite de pcs conectados num banco de dados no firebird?

Exemplo:

PC2, PC3....... PC19 e PC20, todos conectados no BANCO.GDB que está no PC1. Existe uma limitação de computadores? E se um cara tá cadastrando no PC3, tipo, como IbCadastro.Append, e outro no PC4 também faz isso, não haverá conflitos? E uma das perguntas mais importantes que tinha esquecido, é automático a atualização do banco de dados BANCO.GDB, por exmplo, no PC2 foi cadastrado algo. O PC10 já consegue reconhecer aquele cadastro?

Valeu...


Responder

27/11/2005

Crash

Deixa eu ver se entendi cara: OfficeCad + Bd = PC 1 OfficeMoney = PC 2 Sendo que o Office money acessa o OfficeCad via IP da rede, tipo: PC 1 = 125.125.10.1 PC 2 = 125.125.10.2 Aí tipo, no IbDataBase no OfficeMoney eu teria que colocar, ao invés de um simples BANCO.GDB, ia ser: 125.125.10.1:C:/OfficeCad/BANCO.GDB. E no OfficeCad? Poderia continuar sendo BANCO.GDB já que o Bd seria instalado no mesmo pc desse aplicativo? Valeu.


exatamente... eh soh configurar o caminho pela rede no OfficeMoney. Somente tera q fazer com barra inversa:

125.125.10.1:C:\OfficeCad\Banco.GDB

Se tem algum limite esse limite eh mto grande... mais eu acho q nao tem limite nao. Eu tenho um sistema onde 40 terminais se conectao ao servidor sem problema algum.

Você soh deve tomar cuidado com o tratamento das transações. Caso nao tenha conhecimento procure material aki no forum e no site do clube delphi, ou ate msm no help do IB/FB.


qq coisa posta aki.

t+


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar