Java ea melhor opçao para iniciante?

12/01/2014

0

Boa noite

Sou formado em tecnologia em redes de computadores e estou muito frustrado com a área . Não gostaria de trabalhar com suporte técnico, pois além de se pagar muito pouco não tenho paciência com help desk.
Gostaria de fazer um curso de programação para estar iniciando minha carreira na área
Como analista ou desenvolvedor
Pelo que pesquisei, vi que Java seria uma opção para iniciar, alguém concorda?

Venho por aqui pedir algumas dicas: por onde começar? quais linguagem devo começar a aprender para que em um futuro próximo consiga minha primeira oportunidade de trabalho?
Sou novo no fórum e após muitas pesquisas vi que o site e confiável e falam muito bem dos cursos.
Aguardo opiniões
Antonio Melo

Antonio Melo

Responder

Post mais votado

17/02/2014

Eu também nunca tinha pesquisado.. =D
Aproveitei a discussão pra entender melhor, porque o Delphi evoluiu bastante...
Cheguei a utilizar o Delphi 2010 e já estava bastante "melhorado"...

Marisiana Battistella

Marisiana Battistella
Responder

Mais Posts

12/01/2014

Eduardo Pessoa

Acredito que quem trabalha com redes, não é somente para ser suporte, vc pode muito trabalhar com servidores(curso especifico), inclusive especializações na propria area.

com relação a programação, java, .net e php são mais requisitadas no mercado, um conselho, antes de fazer um curso superior em desenvolvimento e analise, procure um curso de programação(qualquer linguagem), pois na faculdade vc irá ver no minimo umas 3 ou 4.

espero ter ajudado.
Responder

14/01/2014

Roniere Almeida

Acredito que quem trabalha com redes, não é somente para ser suporte, vc pode muito trabalhar com servidores(curso especifico), inclusive especializações na propria area.

com relação a programação, java, .net e php são mais requisitadas no mercado, um conselho, antes de fazer um curso superior em desenvolvimento e analise, procure um curso de programação(qualquer linguagem), pois na faculdade vc irá ver no minimo umas 3 ou 4.

espero ter ajudado.


exatamente isso. veja realmente se java é o que realmente quer.
Responder

15/01/2014

Leandro Chiodini

Bom dia senhores,
Novamente vou opinar com a visão de quem esta do outro lado, como docente, eu sempre aconselho meus alunos, a começarem por uma linguagem estruturada, exemplo DELPHI.

Poxa mais Delphi não esta defasado?
Bom eu nunca concordei com essa frase, até porque se formos pesquisar, ainda existem uma grande fatia de empresas no Brasil que ainda desenvolvem e prestam manutenção em DELPHI.

Bom Explico a minha opinião, eu acredito vendo em sala (pesquisa de campo), que hoje é muito mais fácil, você migrar de uma linguagem estruturada (Delphi), para uma linguagem orientada a objeto (.net, Java).

Ou seja hoje seria muito mais fácil para quem sabe programar em Delphi, programa em Java, do que o caminho contrário.
Eu acho interessante ter esse contato com uma linguagem estruturada, principalmente Delphi, porque ensina realmente a ter lógica de programação, pois a maioria das coisas devem ser feitas manualmente, o no português “no braço”.

Dai podem dizer, mais hoje em dia já existem bibliotecas para Delphi, que também, auxiliam no desenvolvimento, da mesma forma que existem as bibliotecas para linguagens orientadas a objeto.

Porem, te digo que em um curso de Delphi, dificilmente terás esta facilidade, pois geralmente as bibliotecas, chamadas hoje em dia de frameworks são pagos.

Então o que eu te recomendaria seria exatamente nesta linha, faça um curso de Delphi, pois é uma linguagem bastante usada ainda, e que te permite ter uma visão bacana de como unir a lógica ao desenvolvimento em sí, Hoje já se encontram cursos rápidos somente para ter uma base. E depois sim, fazendo uma faculdade, ou um tecnólogo na área de desenvolvimento como já foi citado ali pelo amigo, você aprenderá outras linguagens abrindo o teu leque para desenvolver em mais plataformas.

Bom essa é minha opinião tanto profissional, quanto pessoal.
Lembrando que é somente uma opinião com base no que vejo no dia a dia, e não uma regra.

No mais, saudações
E bons estudos!
Chiodini.

“A palavra motiva, mais o exemplo arrasta”.
Responder

15/01/2014

Roniere Almeida

apenas citando o que vi na faculdade, iniciei em 2005, na epoca eram 6 semestres, tinha delphi(programação orientada a eventos), porem simplesmente tiraram a disciplina que tinha.
Responder

16/01/2014

Henrique Gasparotto

Eu concordo com o Leandro. Porém, na minha opinião o C, embora hoje em dia seja mais usado para programação em microcontroladores e coisas do tipo, é a melhor opção para começar. Mas claro, isso se você não tem praticamente nenhum conhecimento em programação.
O C é uma boa porque serviu de base a todas essas linguagens mais modernas, como C# e Java, então fica muito mais tranquilo na hora de migrar. Basicamente, sabendo C, para aprender Java ou C#, só precisa se aprender a orientação a objetos.
Espero ter ajudado.
Responder

17/01/2014

Leandro Chiodini

Bom dia senhores,
Realmente, concordo com o que o Henrique fala na questão da facilidade em aprender Java, e C# depois de aprender o C, porem, sempre existe um porem rs rs rs.
O C hoje esta meio que voltado a áreas específicas, conforme o Henrique comentou.

A minha idéia como docente, é sempre permitir que os alunos, tenham conhecimento em duas linguagens , uma mais antiga (delphi) e uma mais nova (C#, JAVA, PHP), e o delphi, apesar de ter perdido uma fatia muito grande do mercado, hoje em dia ainda existe muitas empresas que trabalham com essa plataforma, nesta linha o profissional que sai dos cursos de graduação, no meu caso voltado mais pra analises do que pra desenvolvimento em sí, sai com um bom conhecimento em duas linguagens que são utilizadas basicamente por todos.
Obviamente que não vejo problema algum de você começar diretamente em uma linguagem de 3ª geração, assim chamadas essas linguagens mais atuais, o grande problema disso, é a falta depois de incentivo, e até de vontade de descer um pouco mais o nível, e buscar o conhecimento de uma linguagem da geração passada, ou seja, você fica tao dependente da Orientação a objeto, que se torna complicado o aprendizado de uma linguagem estruturada, por algumas limitações.
Mesmo sabendo que hoje, o delphi já da um pouco mais de liberdade, pois consegue ser “voltado a Objetos”.

Agora sobre os profissionais tirando uma linguagem de outra geração, isso já é o reflexo, da troca de professores também, ou seja tem pessoas que são fechadas com alguma linguagem, e não concordam com o ensino de linguagens que por eles estariam defasadas, assim retirando da gradem pois na maior a das faculdades hoje, os professores que escolhem que linguagem vai ser dada, o que o órgãos regulamentadores presam é, deve ter uma linguagem de programação básica, uma linguagem web, uma linguagem de banco e por ai vai.
Por isso tudo que eu falei acima, é puramente minha visão sobre um pouco do que eu vejo no ambiente de es tudo, e fora dele.
Do mais,
Bons estudos a todos.

Chiodini
Responder

17/01/2014

Antonio Melo

Estou terminando de ver vídeos aulas de lógica de programação ....Gostei da programação Delphi ..O que vocês acham?
Responder

17/01/2014

Roniere Almeida

Estou terminando de ver vídeos aulas de lógica de programação ....Gostei da programação Delphi ..O que vocês acham?


tem mercado, programador delphi hoje em dia é artigo de luxo. hehehe
Responder

17/01/2014

Eduardo Pessoa

Estou terminando de ver vídeos aulas de lógica de programação ....Gostei da programação Delphi ..O que vocês acham?


não sei se é uma boa estudar...tb não tenho certeza se tem mercado.
Responder

17/01/2014

Henrique Gasparotto

Estou terminando de ver vídeos aulas de lógica de programação ....Gostei da programação Delphi ..O que vocês acham?

Por enquanto é uma boa, só não se sabe até quando. Mas como o Leandro comentou mais acima, é uma boa para começar o aprendizado de programação. Hoje em dia as empresas não estão começando novos sistemas em Delphi, mas ainda há muita coisa para se fazer com os sistemas antigos.
Responder

18/01/2014

Eduardo Pessoa

é aquela velha historia, não se mexe em time que ta ganhando, se o sistema em delphi faz aquilo que é pra fazer e está bom, mexer pra que? mudar pra que?
Responder

18/01/2014

Henrique Gasparotto

Realmente Eduardo, não há muito interesse em migrar esses sistemas para uma nova tecnologia. Isso demandaria muito trabalho e pouco ou nenhum retorno financeiro para as empresas. Portanto, creio que Delphi só estará fora do mercado realmente quando esses sistemas estiverem defasados, o que pode demorar décadas.
Responder

19/01/2014

Eduardo Pessoa

Realmente Eduardo, não há muito interesse em migrar esses sistemas para uma nova tecnologia. Isso demandaria muito trabalho e pouco ou nenhum retorno financeiro para as empresas. Portanto, creio que Delphi só estará fora do mercado realmente quando esses sistemas estiverem defasados, o que pode demorar décadas.


sem duvida, ouvi dizer que os sistemas antigos de bancos(financeiros) ninguem mexe, pq é rapido e não da problema, hehehe...migrar para uma liguagem que possa retardar não compensa.
Responder

27/01/2014

Nélio Gonsalves

Olá, acho que o JAVA já seria um bom começo, quem se predispõe a ser desenvolvedor/programador deve estudar todas ou as mais requisitadas linguagens de programação... O JAVA é muito citado nos cursos que fiz e ainda faço pela sua portabilidade nas varias aplicações através (Desktop, web, mobile) da JVM. Ok !!!
Responder

27/01/2014

Eduardo Pessoa

100% approves!!! é exatamente isso.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar