Array
(
)

Linguagem .net - aprender

Alessandro
   - 17 mai 2013

Galera sou desenvolvedor delphi, e gostaria de apreder outras linguagens e to pensando em aprender usar o visul studio 2012 ... sei que nele tem .Net... gostaria de saber que devo estudar para usar .net, o que ela se aplica, somente web, deskotp, portateis.......
bem é isso
se alguem ja usa o visual studio ae e querer tb me dr dicas grdeçi

Joel Rodrigues
   - 18 mai 2013

Olá, Alessandro. Seja bem vindo ao fórum e ao .NET Framework.
Primeiramente vamos a um esclarecimento fundamental: .NET não é uma linguagem, e sim um framework. Sobre este framework podemos utilizar algumas linguagens para desenvolver aplicações, como C#, VB.NET e C++.
Eu aconselho estudar C#, por ser a principal linguagem .NET, criada exatamente para este framework. Eu também parti do Delphi para C# e não tive dificuldades, pelo contrário, gostei muito e foi uma decisão muito acertada.
Então eu te aconselho a estudar C#. Instale o Visual Studio 2012 Express e boa sorte. Você não vai se arrepender.
Qualquer dúvida, é só falar.

Aluisio Cavalcante
   - 19 mai 2013

Visual sudio é uma otima ferramenta!!!

Pjava
   - 20 mai 2013

Eu também vim do Delphi e ainda estou caminhando para aprender. Antes, eu havia passado por java, mas me encontrei aqui, com C#. Como o Joel falou, caminhe com C#. Primeiro aplicações Windows Form, Console, apenas para você se firmar com a linguagem. Se é VS 2012, 2010, isso acho eu, agora não é importante, mas sim que vc aprenda os conceitos e sintaxe da linguagem. Visual Studio, seja qual versão for, é um ambiente de desenvolvimento, semelhante ao RAD Studio, do Delphi. Eu comprei um livro chamado: Visual Studio 2010 - Passo a Passo, do autor John Sharp(Microsoft Press). Existe na versão 2012 também. Compre e de uma estudada. Lá tem todos os fundamentos da linguagem e boa sorte.

Vinicius Biá
   - 20 mai 2013

Olá amigos, como muitos aqui eu também estou optando pela linguagem C#, é uma linguagem nova e poderosa, e oque eu gostei nela é o fato de ser totalmente orientada a objetos, que eu acredito que isso facilita a manutenção do código.....

Pjava
   - 20 mai 2013

Vinicius, o C# não é tão novo assim não. É quase que da época do Delphi. O delphi foi lançado fim de 94 e início de 95 (Delphi1 - 16 bits), o C# deve ter sido por volta de 97 ou 98. Acho que o VB que é antes do Delphi, pois eu trabalhava na Goyana em Manaus e um cara lá fez um sistema com a Cara do Win 3.11 e todos achamos aquilo fantástico. Nessa época eu era técnico em eletrônica e trabalhava com Clipper e Novel 3.12. Bons tempos. Tempo em que tinha que conhecer eletrônica para consertar hardware e manjar bastante de tudo para se programar. Noção de registradores, SO, era uma época ímpar, mas claro, tudo estava começando. Veio as BBS antes, a Internet ainda andava "estaticamente", o telefone era o cara. Enfim, tudo isso era essa época. O C# tomou força a partir de 2001 e depois com a chegada do VS2003, ele começou a crescer até porque a internet passava a se espalhar mais rápido, sites mais dinâmicos, velocidades de conexão maiores tudo isso veio a favorecer o crescimento das linguagens para web(C#, Java, PHP e etc...).

Alessandro
   - 20 mai 2013

Então essa tecnologia .NEt em que ela é aplicada somente em web, desktop, o visual studio ele tb se aplica tanto a desktop e web?

Pjava
   - 20 mai 2013

Sim, como disse, ele é um ambiente de desenvolvimento e não a linguagem em si. Logo, o C# ele é Desktop e também web e web service, por exemplo. O VB é windowsform e web e tudo é codificado dentro do Visual Studio. O Visual Studio funciona como um compilador. Ele é um ambiente. Nele além dessas linguagem, posso por exemplo, criar um site 100% html, sem precisar de asp.net ou c#. Posso rodar javascript, ou jquery, posso rodar json, xml enfim, muitas coisas dentro do Visual. Posso até conectar com o Sql Server e funcionar, como o Sql Management(Visual diferente, é claro). Veja que falei de várias coisas, distintas entre elas. Logo afirmo, visual studio é um poderoso ambiente de desenvolvimento.

Milton Júnior
   - 21 mai 2013

Cara eu so programador vb.net/JAVA/c#/..etc .net é bom para alguns modelos de programas mas se realmente deseja crescer no ramo de programação investe em linguagem mais fortes e robustas e que estão em alta como o JAVA eo velho e bom c/c++
Existem linguagens para especificas para algumas Ações como o fortran normalmente visto em pessoal que usa muita matemática.

Pjava
   - 22 mai 2013

Realmente Milton, não entendi o seu "conselho". Acho .NET robusto e em alta, aliás bastante alta. Veja sites de empregos em TI e dá para se ter uma idéia do .NET. Trabalho com Java e fiz até uns projetos e nada contra, pelo contrário, até gosto bastante, como gosto do Delphi, PHP, Ruby, enfim, acho qualquer linguagem excelente, só depende de quem está entre a cadeira e o micro. É igual a BD. Todos armazenam dados. Essa coisa de melhor ou pior, para mim são apenas discussões acadêmicas, apenas isso.

Aluisio Cavalcante
   - 22 mai 2013


Citação:
Olá amigos, como muitos aqui eu também estou optando pela linguagem C#, é uma linguagem nova e poderosa, e oque eu gostei nela é o fato de ser totalmente orientada a objetos, que eu acredito que isso facilita a manutenção do código.....


isso, sem duvida.

Milton Júnior
   - 22 mai 2013

Tudo bem PJava .net é forte mas o JAVA cresce de mais não sei onde moras mais no RS empresas de programação procuram muito programados JAVA e to cursando Faculdade de Sistemas de informação só ensinam JAVA talvez por ser multiplataforma.
Se bem que o delphi xe tbm está com essas novidades mas ainda investiria em Java tem muito potencial e fácil aprendizado devido a grande biblioteca que possui.
Normalmente empresas de programação aplicada não contratam programadores sem graduação e muitas vezes obrigatório ate mesmo pós.

Milton Júnior
   - 22 mai 2013

Outro fato a ser considerado e tu chuta uma pedra e sai pencas de programadores .net/delphi/php ja java não tem tantos programadores

Pjava
   - 22 mai 2013

Cara, moro em São Paulo. Também sou graduado e na minha facul, lá tínhamos C++,Java e C#. Quanto a isso se é java ou não, isso pra mim é subjetivo. Quanto ao crescimento, acho que você está um pouco enganado. Há mais desenvolvedores em C# que em java, no mundo. Mas java é da hora também, como diria vocês, é tri legal. Muitos migram para .net, pela simplicidade e facilidade, tanto no aprendizado quanto no desenvolvimento. Se no sul o java é o cara, siga por esse caminho, é isso que eu estou tentando dizer, ou seja, faça aquilo que melhor te chega à mão. Só acho besteira essa discussão se essa ou aquela linguagem é melhor. Por isso tento usar as três(Delphi,Java e .Net). Aqui em São Paulo, diferente de muitos lugares, se dá muito valor ao conhecimento, independente da graduação, pós e etc..., ainda que muitas empresas ainda pedem esse tipo de coisas. Mas se você manja do assunto, com ou sem graduação, Sampa é o seu lugar. Eu não sou de Sampa, mas adotei essa cidade e esse estado, porque curto muito isso tudo aqui.

Milton Júnior
   - 22 mai 2013

Isso Mesmo PJava, realmente como tu falo isso não se discute mas é assim mesmo linguagem de programação eo que mais tem hoje programa-se com a que gosta mais.Mas uma coisa que aqui pelo sul se garante muito e quanto mais difícil a linguagem maior o salário do programador quanto mais underground melhor a linguagem

Pjava
   - 22 mai 2013

legal cara, é isso aí mesmo. Esse é meu último post sobre esse assunto, até porque o forum perde o seu sentido. Um abraço nas gaúchAs e a primeira que vc ver, agarre e diga que foi o pjava que mandou, rs. Bah!

Alisson
|
MVP
Pontos: 3400
    22 mai 2013

Pessoal, assim, referente a essa discussão, linguagem de programação não se discute e sim se pratica, pois cada um tem seu pensamento e seu jeito de ver o crescimento. Se a linguagem é melhor ou pior, não cabe a nós ficarmos julgando pois só olhar o mercado em cada cidade ou região.
Na minha região o Delphi é predominante, quem conhece java ou c# não vive como programador devido a isso. Mais não é por causa que a linguagem é pior ou melhor e sim pela quantidade de sistemas existente.
Hoje eu desenvolvo em delphi a mais ou menos 6 anos, c# 3 anos, Java 1 ano, php 1 ano na empresa que eu trabalho passamos por tudo isso.
Então não vamos desmerecer nenhuma linguagem de programação.

Thiago Santana
   - 28 mai 2013

Programo em Delphi e .NET!
Acho que quem já programa em Delphi não terá tantas dificuldades para aprender .NET!
Além de que o Visual Studio facilita demais a vida do programador!