Linguagem .net - aprender

17/05/2013

0

Galera sou desenvolvedor delphi, e gostaria de apreder outras linguagens e to pensando em aprender usar o visul studio 2012 ... sei que nele tem .Net... gostaria de saber que devo estudar para usar .net, o que ela se aplica, somente web, deskotp, portateis.......
bem é isso

se alguem ja usa o visual studio ae e querer tb me dr dicas grdeçi
Alessandro

Alessandro

Responder

Posts

18/05/2013

Joel Rodrigues

Olá, Alessandro. Seja bem vindo ao fórum e ao .NET Framework.
Primeiramente vamos a um esclarecimento fundamental: .NET não é uma linguagem, e sim um framework. Sobre este framework podemos utilizar algumas linguagens para desenvolver aplicações, como C#, VB.NET e C++.
Eu aconselho estudar C#, por ser a principal linguagem .NET, criada exatamente para este framework. Eu também parti do Delphi para C# e não tive dificuldades, pelo contrário, gostei muito e foi uma decisão muito acertada.
Então eu te aconselho a estudar C#. Instale o Visual Studio 2012 Express e boa sorte. Você não vai se arrepender.
Qualquer dúvida, é só falar.
Responder

19/05/2013

Aluisio Cavalcante

Visual sudio é uma otima ferramenta!!!
Responder

20/05/2013

Pjava

Eu também vim do Delphi e ainda estou caminhando para aprender. Antes, eu havia passado por java, mas me encontrei aqui, com C#. Como o Joel falou, caminhe com C#. Primeiro aplicações Windows Form, Console, apenas para você se firmar com a linguagem. Se é VS 2012, 2010, isso acho eu, agora não é importante, mas sim que vc aprenda os conceitos e sintaxe da linguagem. Visual Studio, seja qual versão for, é um ambiente de desenvolvimento, semelhante ao RAD Studio, do Delphi. Eu comprei um livro chamado: Visual Studio 2010 - Passo a Passo, do autor John Sharp(Microsoft Press). Existe na versão 2012 também. Compre e de uma estudada. Lá tem todos os fundamentos da linguagem e boa sorte.
Responder

20/05/2013

Vinicius Biá

Olá amigos, como muitos aqui eu também estou optando pela linguagem C#, é uma linguagem nova e poderosa, e oque eu gostei nela é o fato de ser totalmente orientada a objetos, que eu acredito que isso facilita a manutenção do código.....
Responder

20/05/2013

Pjava

Vinicius, o C# não é tão novo assim não. É quase que da época do Delphi. O delphi foi lançado fim de 94 e início de 95 (Delphi1 - 16 bits), o C# deve ter sido por volta de 97 ou 98. Acho que o VB que é antes do Delphi, pois eu trabalhava na Goyana em Manaus e um cara lá fez um sistema com a Cara do Win 3.11 e todos achamos aquilo fantástico. Nessa época eu era técnico em eletrônica e trabalhava com Clipper e Novel 3.12. Bons tempos. Tempo em que tinha que conhecer eletrônica para consertar hardware e manjar bastante de tudo para se programar. Noção de registradores, SO, era uma época ímpar, mas claro, tudo estava começando. Veio as BBS antes, a Internet ainda andava "estaticamente", o telefone era o cara. Enfim, tudo isso era essa época. O C# tomou força a partir de 2001 e depois com a chegada do VS2003, ele começou a crescer até porque a internet passava a se espalhar mais rápido, sites mais dinâmicos, velocidades de conexão maiores tudo isso veio a favorecer o crescimento das linguagens para web(C#, Java, PHP e etc...).
Responder

20/05/2013

Alessandro

Então essa tecnologia .NEt em que ela é aplicada somente em web, desktop, o visual studio ele tb se aplica tanto a desktop e web?
Responder

20/05/2013

Pjava

Sim, como disse, ele é um ambiente de desenvolvimento e não a linguagem em si. Logo, o C# ele é Desktop e também web e web service, por exemplo. O VB é windowsform e web e tudo é codificado dentro do Visual Studio. O Visual Studio funciona como um compilador. Ele é um ambiente. Nele além dessas linguagem, posso por exemplo, criar um site 100% html, sem precisar de asp.net ou c#. Posso rodar javascript, ou jquery, posso rodar json, xml enfim, muitas coisas dentro do Visual. Posso até conectar com o Sql Server e funcionar, como o Sql Management(Visual diferente, é claro). Veja que falei de várias coisas, distintas entre elas. Logo afirmo, visual studio é um poderoso ambiente de desenvolvimento.
Responder

21/05/2013

Milton Júnior

Cara eu so programador vb.net/JAVA/c#/..etc .net é bom para alguns modelos de programas mas se realmente deseja crescer no ramo de programação investe em linguagem mais fortes e robustas e que estão em alta como o JAVA eo velho e bom c/c++
Existem linguagens para especificas para algumas Ações como o fortran normalmente visto em pessoal que usa muita matemática.
Responder

22/05/2013

Pjava

Realmente Milton, não entendi o seu "conselho". Acho .NET robusto e em alta, aliás bastante alta. Veja sites de empregos em TI e dá para se ter uma idéia do .NET. Trabalho com Java e fiz até uns projetos e nada contra, pelo contrário, até gosto bastante, como gosto do Delphi, PHP, Ruby, enfim, acho qualquer linguagem excelente, só depende de quem está entre a cadeira e o micro. É igual a BD. Todos armazenam dados. Essa coisa de melhor ou pior, para mim são apenas discussões acadêmicas, apenas isso.
Responder

22/05/2013

Aluisio Cavalcante

Olá amigos, como muitos aqui eu também estou optando pela linguagem C#, é uma linguagem nova e poderosa, e oque eu gostei nela é o fato de ser totalmente orientada a objetos, que eu acredito que isso facilita a manutenção do código.....


isso, sem duvida.
Responder

22/05/2013

Milton Júnior

Tudo bem PJava .net é forte mas o JAVA cresce de mais não sei onde moras mais no RS empresas de programação procuram muito programados JAVA e to cursando Faculdade de Sistemas de informação só ensinam JAVA talvez por ser multiplataforma.
Se bem que o delphi xe tbm está com essas novidades mas ainda investiria em Java tem muito potencial e fácil aprendizado devido a grande biblioteca que possui.
Normalmente empresas de programação aplicada não contratam programadores sem graduação e muitas vezes obrigatório ate mesmo pós.
Responder

22/05/2013

Milton Júnior

Outro fato a ser considerado e tu chuta uma pedra e sai pencas de programadores .net/delphi/php ja java não tem tantos programadores
Responder

22/05/2013

Pjava

Cara, moro em São Paulo. Também sou graduado e na minha facul, lá tínhamos C++,Java e C#. Quanto a isso se é java ou não, isso pra mim é subjetivo. Quanto ao crescimento, acho que você está um pouco enganado. Há mais desenvolvedores em C# que em java, no mundo. Mas java é da hora também, como diria vocês, é tri legal. Muitos migram para .net, pela simplicidade e facilidade, tanto no aprendizado quanto no desenvolvimento. Se no sul o java é o cara, siga por esse caminho, é isso que eu estou tentando dizer, ou seja, faça aquilo que melhor te chega à mão. Só acho besteira essa discussão se essa ou aquela linguagem é melhor. Por isso tento usar as três(Delphi,Java e .Net). Aqui em São Paulo, diferente de muitos lugares, se dá muito valor ao conhecimento, independente da graduação, pós e etc..., ainda que muitas empresas ainda pedem esse tipo de coisas. Mas se você manja do assunto, com ou sem graduação, Sampa é o seu lugar. Eu não sou de Sampa, mas adotei essa cidade e esse estado, porque curto muito isso tudo aqui.
Responder

22/05/2013

Milton Júnior

Isso Mesmo PJava, realmente como tu falo isso não se discute mas é assim mesmo linguagem de programação eo que mais tem hoje programa-se com a que gosta mais.Mas uma coisa que aqui pelo sul se garante muito e quanto mais difícil a linguagem maior o salário do programador quanto mais underground melhor a linguagem
Responder

22/05/2013

Pjava

legal cara, é isso aí mesmo. Esse é meu último post sobre esse assunto, até porque o forum perde o seu sentido. Um abraço nas gaúchAs e a primeira que vc ver, agarre e diga que foi o pjava que mandou, rs. Bah!
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar