Array
(
)

Linux - PHP

PHP
Marcio Araujo
   - 22 mai 2013

bom dia.
alguem sabe como fazer um ambiente PHP no linux, instalar tudo.
e qual a melhor IDE para Linux? Netbeans ou Eclipse for PHP?

William (devwilliam)
   - 22 mai 2013

Olá Marcio, eu uso linux(UBUNTU 12.10) no meu dia a dia para desenvolver em PHP, configurei da maneira mais simples possível,segue abaixo algumas ferramentas que uso diariamente.

Instalação do LAMP(semelhante ao WAMP do Windows) via terminal:
#Código

sudo apt-get install lamp server^

Instalação do phpmyadmin (prefiro WorkBench para MySQL)
#Código
sudo apt-get install phpmyadmin

Baixe a IDE Netbeans nesse link (minha preferência pessoal, mas existem várias IDEs para linux também)
https://netbeans.org/downloads/

E pronto é só programar a vontade, não tem segredo e nem complicação ....

Marcio Araujo
   - 22 mai 2013

vc acha melhor o Netbeans para PHP?

William (devwilliam)
   - 22 mai 2013

Olha Marcio, IDE é um gosto muito pessoal, eu gosto muito do Netbeans até porque quando preciso desenvolver algo em java ele também atende as necessidades, possui interface de conexão com banco de dados e por aí vai ...

Mas existem defensores do Eclipse, outra IDE muito poderosa também.

Marcio Araujo
   - 23 mai 2013

Citação:
Olha Marcio, IDE é um gosto muito pessoal, eu gosto muito do Netbeans até porque quando preciso desenvolver algo em java ele também atende as necessidades, possui interface de conexão com banco de dados e por aí vai ...

Mas existem defensores do Eclipse, outra IDE muito poderosa também.

pweguntei isso pq estudei um pouco de PHP com eclipse.

William (devwilliam)
   - 23 mai 2013

Fique tranquilo Marcio, você pode usar até o gedit do linux para desenvolver em PHP, mas volto a salientar o eclipse é uma IDE extramamente poderosa e você não perde em nada usando ele para desenvolver.

Rocha
   - 23 mai 2013

Citação:
bom dia.

Ola é importante saber qual a sua distro, se for baseada em Debian como o Ubuntu, Linux Mint etc, o melhor é utilizar a dica do wllfl, se for utilizar o RedHat ou distros baseadas nela como o CentOS ou o Fedora, utilize o yum, se for o Slackware, provavelmente já esteja instalado.
Quando a IDE, isso depende muito do seu gosto, as duas NetBeans e Eclipse são ótimas ferramentas, mas para unificar o ambiente eu ainda utilizo o Netbeans ou o Emacs(Opção e gosto pessoal rsrsrs).
Mas lembre-se que a ZendIDE (Ide para php criado pela Zend) é baseado no Eclipse.
Tem um artigo da IBM bem interessante sobre o assunto.

http://www.ibm.com/developerworks/br/library/os-php-ide/

Marcio Araujo
   - 23 mai 2013

Citação:
Fique tranquilo Marcio, você pode usar até o gedit do linux para desenvolver em PHP, mas volto a salientar o eclipse é uma IDE extramamente poderosa e você não perde em nada usando ele para desenvolver.

Legal, conheço um pouco.

Marcio Araujo
   - 23 mai 2013

Citação:

Citação:
bom dia.

Ola é importante saber qual a sua distro, se for baseada em Debian como o Ubuntu, Linux Mint etc, o melhor é utilizar a dica do wllfl, se for utilizar o RedHat ou distros baseadas nela como o CentOS ou o Fedora, utilize o yum, se for o Slackware, provavelmente já esteja instalado.
Quando a IDE, isso depende muito do seu gosto, as duas NetBeans e Eclipse são ótimas ferramentas, mas para unificar o ambiente eu ainda utilizo o Netbeans ou o Emacs(Opção e gosto pessoal rsrsrs).
Mas lembre-se que a ZendIDE (Ide para php criado pela Zend) é baseado no Eclipse.
Tem um artigo da IBM bem interessante sobre o assunto.

http://www.ibm.com/developerworks/br/library/os-php-ide/

Obrigado pela dica.