Melhor forma 3 camadas em delphi ???

21/12/2005

0

E ai galera ...

Qual é a melhor maneira de desenvolver um sistema multicamadas em delphi , DCOM , COBRA , SOCKET , SOAP ???

Estou em duvida em qual me aventurar .....


Rodrigoandr

Rodrigoandr

Responder

Posts

21/12/2005

Pain_elemental

exprerienciei os 4, uso soap no momento. principalmente pela independencia de plataformas/linguagens e ser um padrao de dominio público.


Responder

21/12/2005

Fernando_cunha

nunca trabalhei com soap, mas ouvi dizer muito bem ..
trabalhei com DCOM e gostei ...
[]s


Responder

22/12/2005

Thomaz_prg

Já usei em produção Socket, DCom e Soap... E acabei ficando com Soap, no meu caso, usando DCom, tive problemas, quando a aplicação cliente rodava na mesma máquina da aplicação servidora (a aplicação cliente simplesmente não finalizava). Mudei para Socket, e tudo funcionava que era uma beleza... mas para dar mais segurança em minhas aplicações, mudei para Soap... que trabalha como um WebService. Então faço assim, crio e publico o serviço, vinculado a um banco de dados de senhas, e faço a autenticação do sistema através desse banco. Ficou muito bom, e como o arquivo de senhas fica protegido (em uma pasta de sistema e fora do alcance do servidor web, que no meu caso é o apache) tenho um ambiente bem seguro.

Só que lendo a respeito do assunto, alguns artigos afirma que, para um software de grande porte (para grandes empresas) o melhor mesmo é usar CORBA, mas nunca nem mesmo fiz testes... se alguém que fez puder dizer algo quanto ao desempenho dele seria legal, pois gosto muito do desempenho usando Socket e Soap.


Responder

22/12/2005

Thomaz_prg

Vi também em um post aqui do fórum sobre um pessoal que Implementou sistemas multicamadas, porém de uma forma diferente... usando ClientSocket e ServerSocket. Se não me engano foram os colegas IPC$ e Firekiller. Não sei quanto ao desempenho, mas deve ficar muito legal, pois daria um controle muito bom sobre o que estaria acontecendo.


Responder

22/12/2005

Pain_elemental

Só que lendo a respeito do assunto, alguns artigos afirma que, para um software de grande porte (para grandes empresas) o melhor mesmo é usar CORBA, mas nunca nem mesmo fiz testes... se alguém que fez puder dizer algo quanto ao desempenho dele seria legal, pois gosto muito do desempenho usando Socket e Soap.


O desempenho do corba é insatisfatório (comparado ao Sockets e SOAP), digamos que ele é um DCOM muito melhorado e multi-plataforma. Só que você não vai ter um aplicativo stand-alone com ele, sempre vai ter que instalar o ambiente CORBA no deployment, e eu optei por um stand-alone usando soap, por ter um desempenho melhor, nao precisar de nada especial no deployment (apenas os parses DOM, que vem em praticamente todo so), escalabilidade e TCO.


Responder

22/12/2005

Pain_elemental

voce pode conferir um FAQ em:

http://www.omg.org/gettingstarted/corbafaq.htm


Responder

22/12/2005

Ipc$

Colegas, comecei a criar uma estrutura em multi-camadas há uns 4 anos utilizando Sockets. Testei DCom e dava muitos erros inexplicáveis e Corba eu não conseguia entender de jeito nenhum. Na época não havia muita documentação a respeito. Hoje em dia DCom e Corba devem estar muito mais aperfeiçoados e com vasta documentação. Então para quem está começando hoje, aconselho a utilizar uma destas ferramentas pq com Sockets, vcs terão que começar do zero.


Responder

22/12/2005

Thomaz_prg

Mas IPC$ você diz isso porque você usou em sua implementação ClientSocket e ServerSocket, estou certo??

Usando um SocketConnection, você poderia trabalhar da mesma forma que se trabalha com DCom ou Soap, porém eu achei a performance muito melhor.


Responder

22/12/2005

Thomaz_prg

Mas IPC$ você diz isso porque você usou em sua implementação ClientSocket e ServerSocket, estou certo??

Usando um SocketConnection, você poderia trabalhar da mesma forma que se trabalha com DCom ou Soap, porém eu achei a performance muito melhor. E não precisa começar do zero, pois já está lá, tudo implementado (realmente muito parecido com o uso do DCom).


Responder

22/12/2005

Rodrigoandr

Valew ai galera .....

Eu vou tentar usar soap com o apache ......

Alguem sabe onde eu posso achar algumas apostilas , tutoriais qualquer coisa sobre soap e apache ...


Responder

22/12/2005

Ipc$

Usando um SocketConnection, você poderia trabalhar da mesma forma que se trabalha com DCom ou Soap, porém eu achei a performance muito melhor. E não precisa começar do zero, pois já está lá, tudo implementado (realmente muito parecido com o uso do DCom).
Hoje em dia pode ser mas há uns anos atrás eu não tinha visto esse componente e agora para mim alterar todas as estruturas de comunicação e acesso à Banco de Dados seria inviável.
Parece que esse componente trabalha em cima do ScktSrvr.exe; lembro-me que um colega aqui do Fórum, o Titanius utiliza ou utilizava essa tecnologia e discutimos um pouco sobre Sockets; me parece que ele tinha alguns problemas com o DCom.


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar