Método com parametros variáveis

23/07/2012

0

Pessoal, boa tarde. Eu tenho alguns Web Forms com Vários TextBox e DropDownlist, mas em quantidades diferentes, e preciso escrever métodos para limpar o conteúdo dos mesmos. Como eu tenho uma classe para métodos semelhantes, gostaria de saber se há como fazer um método(único), cujos argumentos eu passo do tipo TextBox ou DropDownList, porem em quantidades diferentes. Mas apenas um método, tipo assim:

MeuMetod(varParametros);

Aí eu chamo:

MeuMetodo(TextBox1,TextBox2,DropDownList1);
MeuMetodo(TextBox1,TextBox2,TextBox3,DropDownList1,DropDownList2,TextBox4);
MeuMetodo(TextBox1,TextBox2,TextBox3);

Tem como? É possivel?

Atenção: Não estou falndo de OverLoad, pois dessa forma, teria que escrever tantos quantos possíveis. Caso não seja possível(acho que não) ter TextBox e DropDown, posso criar dois, um pra cada, mas aceites parâmetros variáveis(em quantidade e não tipo).
Pjava

Pjava

Responder

Posts

23/07/2012

Renato Groffe

PJava,


Possível é. Você usaria os controles como parâmetros, assumindo null por default. Apenas cheque depois se cada parâmetro está preenchido, a fim de evitar erros em tempo de execução.

Faz alguns dias escrevi inclusive um artigo aqui para o Portal sobre o uso de parâmetros opcionais/nomeados.

Segue o link:

[url]https://www.devmedia.com.br/parametros-nomeados-e-opcionais-em-csharp/25098[/url]

Espero que possa ser útil.

Até mais!
Responder

23/07/2012

Pjava

Fiz assim e resolveu:

public void LimpaTudo(params Object[] controls)
{
foreach (var control in controls)
{
if (control is TextBox)
((TextBox)control).Text = String.Empty;
else if (control is DropDownList)
{
((DropDownList)control).SelectedIndex = -1;
}
}
}
Responder

24/07/2012

Joel Rodrigues

Valeu, PJava, por compartilhar a solução.
Agradecemos também a contribuição do amigo Renato e aproveito para parabenizá-lo pelo artigo citado.
Estou fechando este tópico.
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar