Meu primeiro programa de automação comercial, resquistos, impressão, reltários, etc ME DEEM DICAS

11/08/2011

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MEU PRIMEIRO SISTEMA DE AUTOMAÇÃO COMERCIAL
Pessoal estou iniciando agora um projeto, talvez um dos maiores, gostaria de algumas informações de vocês mais experientes. Tenhos várias dúvidas, porém achei desnecessário criar vários tópicos, por isso vou enumerá-las, responda as que souberem ou puderem e enumerem também as suas respostas!

1 - Qual melhor banco para utilizar em um sistema de automação comercial?
Já utilizei vários bancos de dados para minhas aplicações, quando muito simples geralmente Access ou SQLite (me digam qual melhor dos dois). Quando mais avançando (On-line, principalmente pessoais e sob encomendas). Gosto do MySQL (mas sei que tem que ter licença quando é comercial). Baixei alguns programas desses e vi que utilizam mais é Firebird e principalmente access (cá entre nós pensei que firebird era melhor). Sei também que o banco depende da aplicação, então vamos as minhas especificações: Confiável, Funcione em Rede (muito raramente), Necessário (não preciso de super banco, já o sistema não é tão complicado) (Em rede: geralmente no mesmo supermercado em vários caixas). Principalmente (Fácil instalação e configuração).

2 - Qual a modelagem correta dos dados?
Ex.: CPF, CNPJ, CEP (em ou sem pontos e traços?).
Quais tipos: Varchar, char, int, float, etc. (para cada campo que tem).

3 - ARMAZENAS SEMPRE CÓDIGO OU NOMES?
Tabela vendas código do produto ou nome, somente código quando alterar um produto o nome mudará nas descrição já de vendas realizadas, caixas, etc. porém quando excluir um produto, vai dar algum erro ou ter que ficar vazio. ENTÃO QUAL MELHOR?

4 - CONEXÃO, BANCO, CACHE?
Sempre desenvolvi sistema que funcionavam localmente ex.: controle de locadora, escola, lojinhas, etc. Usa ADO com acesse e depois Zeos com MySQL e SQLite, mas confesso que não descobre uma maneira de atualizar em uma janela e atualizar em outra ao mesmo tempo. Ex.: Duas instancias do programa está aberto, alterou um produto automaticamente ele se atualiza na outra. Já fiz algumas cambiaras como desativar e ativar a conexão e querys ao exibir e fechar cada form, timer, etc. Mas sei que isso não é certo e quando o volume de dados for muito vai exibir demais, então qual jeito certo de fazer isso? QUAIS COMPONENTES OU CONFIGURAÇÕES USANDO O ZEOS?

5 - IMPRESSÕES E RELATÓRIOS
Já dei uma mexida no rave, mas não sei fazer muitas coisas não, mas qual realmente é o melhor é o Rave mesmo? Ou tem outro melhor tipo Quick Report (que seja fácil e funcional)? E alguns tutos legais para desenvolver relatórios e configurar impressoras (fiscais, não fiscais etc.).

6 - LEGISLAÇÃO, LEIS, CONFORMIDADES, ETC.
Como fazer o programa de acordo com a lei? O pode ou não ter? E a NF-e como utilizá? Como poder revender o software para supermercados, mercados, materiais para construção, etc? Tem que ter alguma licença?

ACHO QUE SÓ ISSO POR ENQUANTO!!!
Esse é um projeto gigante que estou fazendo, se possível contribuem que o que puderem, se não souberem todas responde ao menos 1 das minhas dúvidas! Com certeza vai ser útil no futuro! Se alguém souber algo para mim ler eu também agradeço (ah! nada de coisas teóricas, lógica, etc). Já tenho conhecimento de lógica, quero informações sobre aplicações comercias.

Desde de já muito agradecido a quem puder me ajudar!!!
Rangel Alves

Rangel Alves

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22/09/2017

Realmente criar um sistema comercial para requer homologaçao da receita federal mas voce pode homologar tanto no esta em que voce vive como em outros tambem pois o governo ja estao com planos para mudar todos estado com PAF-ECF para o novo cupom NFC_E NFE creio eu que todos estados ja tenhao, hoje em dia os clientes buscam um programa agil e facil de manipular, muitos dos que eu ja sao lentos para gera os cupons sao complicado para ultilizaçao do cliente.. Recomendo tambem tirar algumas duvidas com pessoas que usam algum tipo de sistemas ai voce vai fazer um bom sistema de acordo com a necessidade dos clientes.
Em quanto a banco de dados o Mysql e um dos melhores so voce procurar uma IDE de banco de dados Mysql facil de manipular, eu gosto do DBforge studio mas fica a criterio..
espero ter ajudado em algo, se voce ve minha respostas ne rsrs como o amigo ali disse faz 6 anos voce postou e so hoje foidescoberto...

Anderson Saldanha

Anderson Saldanha
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22/09/2017

Francis Silva

6 anos sem uma resposta? Meu Deus. Ou desistiu do projeto ou já deu um jeito de se virar. Bom, aí vai a minha contribuição:

1. PostgreSQL

2. Sem pontuações. Para os 3 campos o melhor tipo é VARCHAR

3. Todo documento fiscal você deve armazenar a imagem da época em que o fato ocorreu. Então armazene o nome e se quiser o código também, vai depender de como você vai imprimir vendas antigas em futuros distantes

4. Não posso de ajudar com o ZEUS, mas eu faria o cache apenas de tabelas estáticas (que não mudam com frequência). Bastaria copiar para um dataset de memória na inicialização do PDV e destruir no final. Já os dados de vendas, como produtos, eu faria o cache da mesma maneira, mas apenas na criação do form de vendas. Se precisar atualizar por algum motivo, basta fechar a tela e abrir novamente. NÃO É RECOMENDADO que produtos e preços sejam buscados diretamente no banco de dados porque em uma mesma venda você NÃO PODE TER UM MESMO ITEM COM PREÇO DIFERENTE. Então é preferível trabalhar com uma tabela estática.

5. O melhor que já utilizei até hoje sem dúvida alguma é o FastReports.

6. Essa vou ficar te devendo. Melhor consultar um contador ou a própria SEFAZ do seu Estado, porque até onde ouvi falar os sistemas precisavam da homologação deles para serem vendidos comercialmente (não para uso interno).

Espero ter contribuído de alguma forma.
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