Migrar base de dados para MySQL

11/05/2015

0

Olá meus amados.

Primeiramente peço desculpa por importuna-los com um assunto tão corriqueiro, contudo é a primeira vez que lido com esta situação e desejo conseguir resolver.
A mais de dez dias que pesquiso e estudo sobre possíveis soluções porem até este momento não obtive nenhum êxito.

Segue o problema:

Estou desenvolvendo uma aplicação para uma instituição e desejo aproveitar a base de dados que aquele armazena ao longo de dez anos.
O problema é que não manjo muito de alguns BDs. Entendo o básico de MySQL.
A instituição utiliza um sistema antigo e faz uso de um banco que salva os arquivos com as extensões: .bd, .DB, .MB, .PX, .tv, .VAL, .X02, .XG0, .Y02, .YG0 e .mdb.
Não tenho certeza mas acredito que foi desenvolvido em DELPHI e pelo que pesquisei o banco pode ser paradox, Fireboard ou Access.
Desculpa a ignorância se estiver falando besteira

Não temos o contato de quem desenvolveu esta aplicação em uso.
A aplicação esta rodando e é possível fazer o backup dos dados para o formato .zip
Segue imagem dos arquivos extraídos do backup para facilitar a compreensão.

Desejo:
Gostaria de converter esta base par MySQL e poder implementar uma consulta pois a aplicação em uso é muito limitada, sendo necessário o levantamento de item por item para se montar um relatório.

A instituição em referência e minha empregadora e não serei remunerado além do meu salário. Contudo meu esforço é para tentar viabilizar os trabalhos e com isso aperfeiçoar meu conhecimento e pratica.

Ficarei muito grato se alguém puder me auxiliar de qualquer forma.

Um grande abraço a todos.
Valdenor Pereira

Valdenor Pereira

Responder

Post mais votado

11/05/2015

O tipos .bd, .DB, .MB, .PX, .tv, .VAL, .X02, .XG0, .Y02, .YG0 são associado ao Paradox.

E .mdb é do Accss.

Você pode usar o Delphi para conectar-se ao Paradox.

Me lembro que já importei do Paradox par ao Access usei Instalador-BDE-??? ou baixar o codecs do Paradox ISAM, da uma pesquisada. Seu achar o post que usei como pesquisa posto aqui.

Depois importar do Access para o MySQL acho que é fácil. Como migrar do Access para o MySQL

Jothaz

Jothaz
Responder

Mais Posts

12/05/2015

Marisiana Battistella

A Oracle tem a ODI (Oracle Data Integration) mas, se não me engano, ela exige que o Oracle esteja instalado e não sei se ela pode ser utilizada para carregar os dados para outros SGBDsque não seja o Oracle.

A Pentaho possui a plataforma completa com todas as ferramentas necessárias para desenvolver sistemas de B.I.
A Kettle é utilizada para realizar o processo ETL do Data Warehouse que é acessado pelas aplicações de B.I.
Responder

12/05/2015

Marisiana Battistella

Dessa vez irei guardar os links! Mais uma vez obrigado Marisiana.

Por nada Alan!
Responder

12/05/2015

Mariana Carvalho

Acredito que isso seja bastante util em empresas que possuam mais de um banco na empresa e que por algum motivo queira deixar somente em um. Nunca fiz essa migração, acho que o maximo que fiz foi pegar dados de um arquivo txt e passar para o SQL Server, tem algum video aula sobre esses softwares?
Responder

12/05/2015

Marisiana Battistella

Sim Mariana, ela pode ser utilizada para essa finalidade também.
Na criação do processo de ETL pode-se extrair os dados de diversas fontes de dados. Então a ferramenta de ETL tem que dar suporte para isso, ela tem que poder se conectar há essas fontes para realizar a exportação dos dados...
Os dois últimos links que postei à cima são videoaulas. Há mais videos disponíveis sobre a ferramenta na web, muitos estão dispersos, então tem que pesquisar.
Responder

12/05/2015

Alan Mario

Não achei as video aulas, hehehe, é claro tirando essas que citou.
Responder

12/05/2015

Marisiana Battistella

Alguns exemplos:
[url:descricao=Understanding Pentaho Data Integration(PDI) | Pentaho Data Integration Tutorial]https://www.youtube.com/watch?v=J8NbYQaQiPo[/url]

Crear cubo con Pentaho y MySQL

Pentaho Data Integration Automation Demo - Read Excel File and Update MySQL Table

[url:descricao=Pentaho Kettle (PDI) CSV File Input Step]https://www.youtube.com/watch?v=1XB6mpXCgi4[/url]

Tem material que se encontra quando pesquisar por Pentaho Data Integration ...
Responder

12/05/2015

Alan Mario

Palavras magicas em inglês! hehehe
Responder

12/05/2015

Marisiana Battistella

Há pouco material em português....
Tem algumas empresas que dão treinamentos, mas são para B.I. e utilizam a Suite Pentaho B.I., que seria a plataforma completa. Uma delas é a CETAX
Responder

13/05/2015

Alan Mario

Verdade, mas da pra "desenrolar" em algumas situações.
Responder

14/05/2015

Marisiana Battistella

Sim, se selecionar material especifico da ferramenta, pode utilizar ela tranquilamente....
Responder

14/05/2015

Alan Mario

Valeu Marisiana mais uma vez.
Responder

14/05/2015

Marisiana Battistella

Por nada!! =)
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar