Modelo E-R - Sistema de Controle para cinemas

23/10/2013

0

Boa Dia Pessoal ,


Estou fazendo um exercício sobre um modelo de entidade relacionamento sobre um controle para cinemas e to com duvidas em algumas coisas relacionados ao funcionário(atendente) , cliente e o ingresso.
vou colocar oq eu até aqui, fiquei com duvida para continuar o diagrama , se alguém poder me ajudar.



Requisitos:

Um cinema pode ter muitas salas, sendo necessário, portanto, registrar informações a respeito de cada uma,como sua capacidade, ou seja, o número de assentos disponíveis.

Cada sala possui no máximo 5 sessões .O cinema apresenta muitos filmes. Um filme tem informações como título e duração.

Assim, sempre que um filme for ser apresentado, deve-se registrá-lo também.Um mesmo filme pode ser apresentado em diferentes salas e em horários diferentes.

Cada apresentação em uma determinada data e horário é chamada Sessão. Uma sessão pode ser do tipo normal ou 3D. O valor doingresso das sessões 3D não possuem desconto para estudante.Um filme sendo apresentando em uma sessão tem um conjunto de ingressos, determinado pela capacidade dasala.

Os clientes do cinema podem comprar ou não ingressos para assistir uma sessão. O funcionário deveintermediar a compra do ingresso. Um ingresso deve apresentar toda informação da sessão, bem como o seuvalor, que varia de acordo o tipo de sessão (3D ou Normal) e com o tipo (inteiro ou meio ingresso). Além disso,um cliente só pode comprar ingressos para sessões ainda não encerradas


Fiz assim porque não estou em casa, mais tarde coloco a imagem do diagrama se não ficar muito claro sobre oq eu fiz.

[Sessão] > possui > [Cinema] > exibe > [Filme] > tem > [ingresso] ?



Entidade - Cinema
Atributos --ID
--Capacidade
--Localização

Entidade - Filme
--ID
--Titulo
--Duracao

Entidade Cliente
--IDCliente
--CPF
--Nome
--Endereco
--Telefone

Entidade Sessão
Atributos -- Horário
-- Data

Entidade Funcionário
--IdMat
--Nome
--Endereco
--Telefone
Bruno Bispo

Bruno Bispo

Responder

Posts

23/10/2013

Roniere Almeida

não seria o contrario?

[Sessão] > possui > [Cinema]
Responder

23/10/2013

Kallel Albuquerque

Olá amigo,

Em [b]Banco de Dados[/b] é importante observar a realidade do cliente. A abstração de [b]dados[/b], [b]informações[/b] e aplicar o seu [b]conhecimento[/b] em determinado caso é regra para você desenvolvedor ou administrador.

[b][Mini Mundo do Cenário Cinema][/b]

Um [b]cinema[/b] possui várias [b]salas[/b], as quais exibem [b]filmes[/b] em horários diversos. O cinema tem interesse em saber quais filmes estão atualmente em cartaz, em que salas e em que horários.

Cada sala possui um nome e capacidade (número de lugares). Os filmes são caracterizados por seu nome em português, nome na língua original (se estrangeiro), [b]diretor[/b], ano de lançamento, tipo, e sinopse. Não existem dois filmes com o mesmo nome (em português) e ano de lançamento.

Eventualmente, podem existir para o filme [b]premiações[/b] ou indicações para premiação (e.g. Palma de Ouro em 1987, Oscar de melhor atriz em 89, indicado para melhor filme estrangeiro em 1996), e esta informação é usada para divulgação dos filmes.

Uma [b]exibição[/b] de filme ocorre em uma dada sala e horário. Um mesmo filme pode ser exibido na mesma sala, em vários horários. Para filmes muito procurados, o cinema pode ter exibição simultâneas em várias salas (em horários simultâneos ou não). Filmes diferentes podem passar na mesma sala, desde que obviamente não no mesmo horário.

O cinema só trabalha com horários fixos de filmes, os quais atualmente são: 16:00, 17:00, 18:00, 19:30, 20:00, 22:00, 24:00.

A cada um destes horários está vinculado um conjunto de [b]funcionários[/b] responsáveis pelo bom andamento das atividades do cinema naquele horário, e que desempenham uma [b]função[/b] (ex: caixa, balas, lanterninha, bilheteiro).

Cada funcionário é caracterizado pelo número da carteira da trabalho (único), nome, data de admissão e salário. Para maior satisfação dos funcionários, existe um rodízio das funções conforme o horário (ex: um mesmo funcionário pode ser caixa no horário das 16:00, e baleiro no horário das 21:00). Todo horário tem pelo menos três funcionários alocados.
- - - - - - - - - - -
Vamos interagir juntos a respeito desse novo cenário, quero que você identifique as entidades, atributos e relacionamentos. Se possível acrescente mais informações para o cenário ficar mais completo, exemplo: Tabela [b]Sessão[/b] tem tipos de dados (3D ou Normal).
Responder

23/10/2013

Bruno Bispo

Sim...para deixar mais claro oq eu fiz

Segue a imagem [url]http://img856.imageshack.us/img856/6927/fxcg.jpg[/url]


se tiver coisa errada , por favor me ajude :)
Responder

23/10/2013

Kallel Albuquerque

Defina as cardinalidades e os relacionamentos <4> e <5>, de cara não existe um relacionamento ternário entre as entidades [b]INGRESSO[/b], [b]ATENDENTE[/b] e [b]CLIENTE[/b].

[b]CLIENTE[/b] <COMPRA> [b]INGRESSO[/b] <VENDE> [b]FUNCIONÁRIO[/b] ou [b]ATENDENTE[/b]
Responder

23/10/2013

Bruno Bispo

Seria isso aqui ? [url]http://img24.imageshack.us/img24/2397/km4f.jpg[/url]


Outra dúvida : Sessão teria que ter relacionamento com Filme certo ?!
Responder

23/10/2013

Kallel Albuquerque

Exatamente, [b]CINEMA[/b] não tem associação ou relacionamento com [b]SESSÃO[/b]. Agora explica uma coisa, porque a Tabela [b]FILME[/b] exibe um ou vários [b]CINEMA[/b]?
Responder

24/10/2013

Bruno Bispo

Desculpa a demora , hoje o dia foi meio corrido... então fiz algumas modificações e ficou da seguinte maneira : [url]http://img43.imageshack.us/img43/9779/kd2x.jpg[/url]


Sobre o porque a Tabela FILME exibe um ou vários CINEMA... na minha visão a cardinalidade seria ou 1-n ou 0,n.
porque o filme teria que ter um cinema não ? ou ele pode exibir um filme sem ter cinema ?
sou iniciante como da para perceber, tem horas que pode me faltar uma visão de certas coisas, posso estar esquecendo um detalhe aqui outro ali

Responder

24/10/2013

Roniere Almeida

Seria isso aqui ? [url]http://img24.imageshack.us/img24/2397/km4f.jpg[/url]


Outra dúvida : Sessão teria que ter relacionamento com Filme certo ?!


ta perfeito, pelo menos na minha visão.
Responder

25/10/2013

Kallel Albuquerque

Meu sistema controla o [b]estoque[/b], vendas de [b]ingresso[/b] ([b]tipo[/b]: inteira e estudante), [b]funcionários[/b], [b]filmes[/b] em cartaz, capacidade em cada [b]sala[/b] e etc...

Resposta do exercício: https://www.dropbox.com/s/0qzu2z4ssztstn8/ModeloConceitual.bmp

Legal Bruno,

Ficaria legal um modelo visando o que o usuário irá fazer fazer no seu sistema, um exemplo bem simples é se meu usuário compra esses ingressos online!? Quais as consultas que ele irá fazer!? Quais os dados que ele poderá visualizar!? O que é integridade e consistência de dados!? "Lembre-se, quem não projeta banco de dados sofrerá muito no futuro, criar é fácil o difícil é manter esses dados com a mesma performance (Elasticidade)".

Obrigado.
Responder

31/10/2013

Roniere Almeida

legal Kallel o exemplo.
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar