MVC puro no PHP

05/02/2016

0

PHP

MVC no PHP, sem uso de frameworks, é a separação correta de cada função, a grosso modo divisão das pastas?
Camila Oliveira

Camila Oliveira

Responder

Post mais votado

05/02/2016

MVC no PHP, sem uso de frameworks, é a separação correta de cada função, a grosso modo divisão das pastas?


A resposta para usa pergunta é não. MVC vai muito além de uma simples divisão de pastas! Como resultado do uso do MVC vai haver esta divisão, mas não se resume a somente a isto.

MVC é um assunto complexo e amplo, que para ser compreendido o melhor caminho é um pesquisa no Google, pois tem material aos montes e muita leitura e estudo, por não algo trivial para ser tratado em um post de fórum.

Mas vou tentar lhe dar uma visão geral.

MVC é um padrão de arquitetura de software, anterior à Internet que foi descrito pela primeira vez em 1979, que separa sua aplicação em 3 parte ou camadas. A camada view (interação do usuário), a camada de model (manipulação dos dados) e a camada de controller (controle).

Model - Manipulação de dados ele é responsável pela leitura e escrita de dados, e também de suas validações.

View - Interação com o usuário, ela apenas faz a exibição dos dados.

Controller - Recebe todas as requisições do usuário. Seus métodos chamados actions são responsáveis por controlar qual model usar e qual view será mostrado ao usuário.

[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/418027-20160205-222946.png[/img]

Com isto você organiza e padroniza seu projeto além de separá-lo com cada camada tendo um função especifica. Uma das vantagens seria, poder alterar o lay out de uma tela ou página sem afetar a lógica de negócio e vice e versa. Em projetos grande é uma ótima abordagem.

Cuidado para não confundir MVC com projeto usando 3 camadas, pois podemos usar 3 camadas sem utilizar o MVC.

É possível usá-lo em PHP se framework, mas não vou tentar descrever como proceder, pois ficaria um post monstro.

Sugiro uma pesquisa no Google sobre "php mvc sem framework", ou vamos aguardar alguém com um poder de síntese e didática para postar alguma coisa.

Sei que é frustrante sugerir pesquisar e estudar, mas acho que querer esgotar o assunto em um poste seria muita pretensão.

Espero que o post lhe ajude, bons estudos.

Jothaz

Jothaz
Responder

Mais Posts

05/02/2016

Camila Oliveira

Acho que não preciso mais perguntar alem disso, já esclareceu e forneceu forma de pesquisa(como pesquisar). Só peço desculpas se foi básico até demais.
Obrigada.
Responder

05/02/2016

Jothaz

Acho que não preciso mais perguntar alem disso, já esclareceu e forneceu forma de pesquisa(como pesquisar). Só peço desculpas se foi básico até demais.
Obrigada.


Não precisa se desculpar, pois não é um assunto básico muito pelo contrário e certamente este post poderá ajudar outra pessoas.

Podeira escrever bem mais obre o assunto, mas no Google você terá material completo, com muitos diagramas e até videos, por isto a sugestão de pesquisa.

Você esta no caminho certo em querer se aprofundar neste assunto.

E tendo dúvidas é só postá-las.

Mas uma vez boa sorte e bons estudos.
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar