MVVM ou MVC?

13/04/2017

0

Tem como comparar o padrão MVVM com MVC?
Wellington

Wellington

Responder

Post mais votado

13/04/2017

Olá Wellington,

Você pode compará-los lendo os seguintes cursos aqui da Devmedia: [url:descricao=O que é MVC? ]https://www.devmedia.com.br/curso/o-que-e-mvc/1492[/url] e [url:descricao=O que é MVVM?]https://www.devmedia.com.br/articles/viewaula.asp?idcomp=37784&topico=4157[/url].

Model-view-controller (MVC), em português modelo-visão-controlador, é um padrão de arquitetura de software (design pattern) que separa a representação da informação da interação do usuário com ele. O modelo (model) consiste nos dados da aplicação, regras de negócios, lógica e funções. Uma visão (view) pode ser qualquer saída de representação dos dados, como uma tabela ou um diagrama. É possível ter várias visões do mesmo dado, como um gráfico de barras para gerenciamento e uma visão tabular para contadores. O controlador (controller) faz a mediação da entrada, convertendo-a em comandos para o modelo ou visão.
- wikipedia.org

Model-view-viewmodel (MVVM) é um padrão de arquitetura de software. MVVM facilita uma separação do desenvolvimento da interface gráfica do usuário - seja através de uma linguagem de marcação ou código GUI - a partir do desenvolvimento da lógica de negócios ou lógica de back-end (o modelo de dados). O modelo de visualização do MVVM é um conversor de valor, o que significa que o modelo de visualização é responsável por expor (converter) os objetos de dados do modelo de tal forma que os objetos sejam facilmente gerenciados e apresentados. A este respeito, o modelo de vista é mais modelo do que vista, e lida com a maioria, senão com toda a lógica de exibição do visor. O modelo de visualização pode implementar um padrão de mediador, organizando o acesso à lógica de back-end ao redor do conjunto de casos de uso suportados pela exibição.
- wikipedia.org

Espero ter te ajudado! Bons estuidos!

Angelo Santos

Angelo Santos
Responder

Mais Posts

13/04/2017

Angelo Santos

Correção: onde se lê "lendo", leia "assistindo".
Responder

26/04/2017

André Gomes

Muito legal essa sua resposta Angelo,
Eu tbm estava com a mesma dúvida.
Muito obrigado
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar