.net Com servidor Windows e estãoção Linux é possivel ?

30/05/2005

0

Olá pessoal,

Ainda nao mexo com .NET, mas minha dúvida é.

Posso ter minha aplicação Windows Forms ou Páginas aspx rodando num servidor Windows e acessar através de um cliente Linux?

Isso fica 100¬ perfeito ou ocorre algum problema?

Outra coisa, alguem sabe como é a questão da licença nesse caso, compro apenas uma licença, ou pago pelo numero de computadores que conecta na máquina?

Obrigado.


Yallebr

Yallebr

Responder

Posts

31/05/2005

Sanses

Olá

No ASP.NET voce só precisa de ter o sistema rodando no servidor, portanto, pode sim, como o sistema fica no servidor e é acessado via browser, o linux deve funcionar perfeitamente, como estação. E também como servidor. Existe um projeto chamado mono que é uma .NET para linux, onde será possível rodas páginas ASP.NET no linux. Até onde eu sei, o projeto está bem avançado, inclusive funcional. Já existem servidores linux rodando o mono.

Pesquise no google sobre o mono e voce vai se surpreender!!

Sanses


Responder

31/05/2005

Moonlight

No meu ponto de vista, o mono ainda está meio atrás em alguns aspectos. Apesar disso, me disseram que pra asp .net ele tá bala.

Quanto à pergunta: o programa asp .net vai rodar no servidor, e os clientes podem acessar ele de qualquer sistema operacional que tenha um browser. Quanto à licença, vc se preocupa só com a do servidor. Essa é uma das vantagens de sistemas web, vc pode economizar bastante em licenças, se usar clientes Linux apenas com aplicativos free.


Responder

31/05/2005

Massuda

Posso ter minha aplicação Windows Forms ou Páginas aspx rodando num servidor Windows e acessar através de um cliente Linux?
Dois comentários...[list:a86746856e][*:a86746856e]Quando falar em Windows Forms pense em aplicativos desktop (como os programas que você gera no Delphi para Win32) e quando falar em ASP.Net, pense em algo que irá rodar num servidor que suporta .Net e ser visualizado no navegador de clientes que não tem .Net instalado.[*:a86746856e]O Mono não suporta Windows Forms. Logo você não pode ter um aplicativo Windows Forms em Linux; mesmo VCL.Net não roda no Mono. Mono é usado em servidores Linux para permitir a hospedagem de sites ASP.Net ou em clientes Linux para permitir o uso de aplicativos console .Net (ou seja, aplicativos que não tem GUI).[/list:u:a86746856e]


Responder

31/05/2005

Moonlight

Só mais um detalhe: de acordo com o roadmap do mono, haverá suporte para Windows.Forms a partir do Mono 1.2, a ser lançado ainda este ano.


Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar