NoSQL, por que usar?

03/05/2017

0

Alguém sabe me dizer qual é a vantagem de usar um banco de dados NoSQL?
André Gomes

André Gomes

Responder

Post mais votado

04/05/2017

Boa tarde André.

Vantagem ou desvantagem é uma coisa complicada de se dizer.
Tudo depende do projeto que você está desenvolvendo. Ou seja, o que você realmente precisa.
Como falou o Gabriel, tentar trocar um banco relacional por um NoSQL é um tiro no pé, porque apesar de serem bancos de dados, e servirem para armazenar dados, a forma como eles armazenam é diferente.

Pra tentar te explicar mais ou menos a diferença, trazendo para o mundo real.

Imagine uma empresa de telemarketing qualquer (imagino que já tenha visto, nem que seja por foto, uma por dentro)
Nela você tem 100 posições.
Eles estão divididos de forma ordenada sendo 10 bancadas com 10 posições (cubículos) em cada uma.
E em cada cubículo, uma pessoa.
Um monte de quadradinhos... isso é uma base relacional

Agora imagine uma praia.
Nessa praia não tem nada. Só areia e o mar (oceano, caso tenha algum prof de Geografia no fórum...rs)
Ai chega o primeiro cidadão, e arma um guarda sol.
Chega o segundo, 2 metros a direita, e abre um segundo guarda sol.
Chega um terceiro, com um guarda sol gigante, e com esposa, crianças e um cachorro, e abre quase 50 metros de distancia ao lado dos dois primeiros.
Enquanto tiver espaço na areia, vai chegando gente e ocupando
Isso é uma base NoSQL.

Um exemplo de utilização.
Sistemas de ERP precisam de uma base mais "organizada", com controles mais precisos.
Já o Facebook usa uma base menos "organizada" que vai mudando de acordo com as necessidades da empresa, de forma bem dinâmica.

Espero ter conseguido ajudar a esclarecer.

Grande abraço

Luiz Santos

Luiz Santos
Responder

Mais Posts

03/05/2017

Gabriel Rocha

Se você quer usar o NoSQL pra armazenar e depois processar dados, como logs e evento, fazer BI, pode ser uma boa opção. Mas se for para substituir completamente um banco relacional por um não relacional normalmente é um tiro no pé.
Responder

04/05/2017

André Gomes

Obrigado Gabriel,

Tenho visto que muito tem se falado em banco de dados não relacional, mas como leigo no assunto, não consigo entender a vantagem disso. Valew pela resposta.
Responder

04/05/2017

Gabriel Rocha

De nada amigo.
Responder

05/05/2017

André Gomes

Po valew Luiz Fernando,

Explicação top, deu pra uma visão legal da organização dos dados.

Muito obrigado.
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar