O quanto de banco de dados precisa saber um programador?

04/08/2017

0

Bom dia a todos,

Quero ver essa dúvida com vocês. Como programador, o que é necessário eu saber de banco de dados?

Por razões óbvias, é lógico que um DBA precisa saber bastante sobre esse assunto. Mas e um desenvolvedor, como fica isso?
Diogo Neves

Diogo Neves

Responder

Post mais votado

04/08/2017

Se você está desenvolvendo um sistema que irá utilizar BD dados, e há um DBA para auxiliá-lo, não precisa muito, já que todas as tarefas praticamente ele terá que disponibilizar para você utilizar no sistema.

Agora se é você quem irá se responsabilizar por esta parte, você irá se aproximar muito das funções do DBA.

Um exemplo:
Você desenvolveu o sistema e vendeu e na especificação comercial que você passou ele funciona na rede interna do cliente, bom você não precisará saber de muitos detalhes necessários para instalar o banco no servidor, beleza segue o mesmo padrão de instalação em um computador local, mudando o arquivo de configuração dos computadores locais apontando para o servidor e tal, beleza tudo certo.

Um belo dia o cliente liga desesperado que perdeu dados, ou sei lá uma situação que ele não consegue explicar, e você vai até lá e percebe que o ocorrido foi que perdeu o acesso ao banco e você precisa restaurar, recuperando os dados já que o cliente não realizava o backup e o que tem é de mais de um mês, ai que está, não há um DBA no local, e você terá que conhecer muito deste banco de dados para saber o que fazer neste momento.

Então quando decidir qual o banco de dados que irá utilizar, lembre-se do FOCO de atuação que você quer, isso irá determinar o quanto do banco de dados você deverá conhecer.

Uma vantagem é que hoje muito se tem na internet sobre o assunto de banco de dados, DEVMEDIA tem, inclusive gratuitamente.

Mas não se deixe abater, há também as Nuvens, que podem facilitar, porém também há outras características envolvidas.

Sucesso pra ti Diogo Neves,

Ps. Fique sempre antenado sobre os assuntos envolvidos com a sua área de atuação, mesmo que exista DBA's, aprender sempre pode auxiliar.

Luiz Vichiatto

Luiz Vichiatto
Responder

Mais Posts

04/08/2017

Gladstone Matos

fala Diogo td bem?

Cara, na minha opinião é o seguinte:

1) Os caras 4 comandos básicos da SQL:

SELECT, INSERT, UPDATE e DELETE

2) Saber criar e alterar os objetos básicos do BD: tabelas, indices, views, generators e um pouquinho de TRIGGERS é bom também

3) Conhecer o básico sobre INDICES

4) Saber criar o banco de dados do 'zero';

Acho que esse é o minimo my friend

abraços
Responder

11/08/2017

Diogo Neves

Muito obrigado pelas respostas! Compartilho da mesma opinião, e acredito que quanto mais se sabe melhor, ainda mais porque o mercado de trabalho tem pedido isso.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar