O que é e para que serve uma classe abstrata?

11/05/2017

0

Oi gente!

Tenho estudado bastante orientação a objetos e tenho tentado aplicar em meus projetos. Mas tiveram umas coisas que ainda não peguei.

Uma delas seria a tal da classe abstrata. Para mim não ficou muito claro em que tipo de situação devo usá-la.
Larissa Aguiar

Larissa Aguiar

Responder

Post mais votado

11/05/2017

Olá! Por exemplo, no seu sistema você tem cadastro de "clientes" e "funcionários". Ambos compartilham alguns atributos comuns para qualquer pessoa, como nome e cpf. Nesse caso você pode fazer uma classe abstrata parecido com a mostrada abaixo

abstract class pessoa {
string nome;
string cpf;
}

O cliente pode ter um campo específico para ele, que é a data desde quando ele é cliente da empresa, por exemplo. Ficaria assim

class cliente extends pessoa {
date data_cliente_desde;
}

E o funcionário pode ter o número da carteira de trabalho

class funcionario extends pessoa {
string numero_carteira;
}

Como no seu sistema você só pode ter clientes e funcionários (pode não fazer sentido criar um objeto da classe pessoa), você define a classe "pessoa" como abstrata, o que indica que você não pode instanciar/criar ela (usando o comando new). Você só pode instanciar clientes e funcionários, que não são abstratas. Em resumo, esse tipo de classe pode ser usada para melhorar a organização do código

Jones Granatyr

Jones Granatyr
Responder

Mais Posts

15/05/2017

Calebe Menezes

Exatamente como o Jones explicou. A classe abstrata vai servir apenas como um suporte para outras classes que serão instanciadas, mas ela mesma não será.

No exemplo do Jones, o funcionário quando for instanciado, terá todos os atributos e métodos da classe pessoa e da classe funcionario.

Ficou claro Larissa?
Responder

16/05/2017

Larissa Aguiar

Obrigada Jones e Calebe. Então a classe é definida como abstrata somente por causa disso? Para que ela não sirva como instância de um objeto, permitindo que outras por meio da herança peguem seus atributos e métodos?

Pensei que era mais coisa, mas se for só isso tudo bem rs.

Obrigada <3
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar