O que é exclusão lógica?

27/04/2017

0

E aí pessoal, beleza?

Me tirem uma dúvida, no meu trabalho eu tenho um sistema no qual os registros eram deletados quando um usuário não queria mais vê-lo.

Mas recentemente meu supervisor pediu para mudar isso fazendo uma exclusão lógica.

Alguém sabe o que ele quis dizer com isso?
Carlos Dutra

Carlos Dutra

Responder

Post mais votado

27/04/2017

Olá Carlos Dutra,

Seria você criar uma coluna do tipo BIT na sua tabela com o nome "sts_excluido" e ao fazer a exclusão do registro você não utilizaria o DELETE FROM <TABELA> WHERE <ID> = ? e sim um UPDATE <TABELA> SET sts_excluido = 1 WHERE <ID> = ?.

Espero ter ajudado! Bons estudos.

Angelo Santos

Angelo Santos
Responder

Mais Posts

27/04/2017

Marcio Souza

Existem dois tipos de exclusões a lógica e fisica.

A fisica é quando você remove o registro da tabela usando o comando delete.

A exclusão lógica é quando você tem uma coluna na tabela, talvez nomeada como ativo, e você seta true para ativos e false para não ativos. O não ativos seria a exclusão lógica. Ou seja, você não remove a linha da tabela apenas a "desabilita" no sistema.

Suas consultas terão que ter sempre a condição (ativo = true) para que não retorno linhas excluídas logicamente. Ao invés de usar true e false, poderia usar 0 e 1, ou S e N, ou qualquer outro tipo de dado.
Responder

28/04/2017

Edson Sobrinho

poxa, bacana esse assunto hein! Não tinha ouvido esse assunto, nem na faculdade. Vlw Ballem pela explicação.
Responder

07/07/2017

Diego Silva

Boas respostas dadas até aqui.

Só para complementar, eu aconselho a fazer o uso da exclusão lógica. Quando você utiliza o DELETE você acaba excluindo seus dados e depois não os conseguirá mais usar.

A exclusão lógica, permite que você faça isso. Quando falamos em relatórios que podem pegar registros antigos, a exclusão lógica se mostrar uma melhor opção do que a exclusão física.

Eu por exemplo faço o uso desse conceito, apenas utilizo a exclusão física quando faço teste de alguns registros que de fato não precisarei.

Espero ter colaborado.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar