O que estudar para fazer OCA?

14/04/2014

0

Olá pessoal!
Alguém sabe me dizer onde posso encontrar a lista com os conteúdos que são necessários estudar para fazer a prova da OCA?
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

Responder

Post mais votado

08/05/2014

Olá Marisiana tudo bem?

Para você se tornar uma OCA, você precisará fazer 2 provas, uma prova onde o conteúdo é SQL e outra sobre a Arquitetura Oracle:

A primeira prova é eletiva, ou seja, você poderá escolher entre uma das três provas abaixo:

1Z0-061: Oracle Database 12c: SQL Fundamentals
1Z0-051: Oracle Database 11g: SQL Fundamentals
1Z0-047: Oracle Database SQL Expert

Segunda Prova:

1Z0-052: Oracle Database 11g: Administration I


Conteúdo Cobrado na Primeira Prova: (Curso Indicado: Introduction to SQL)

Introdução:
Lista as principais características do banco de dados Oracle 11g; Fornece uma visão geral de: componentes, plataforma de internet, servidor de aplicações e suite do desenvolvedor; Descreve o banco de dados relacional e seus objetos; Apresenta o sistema de ciclo de vida de desenvolvimento; Descreve os diferentes modos de armazenamento de dados; Reve o conceito de banco de dados relacional; Define os termos de modelos de dados; Mostra como várias tabelas podem estar relacionadas.

Recuperando dados usando a instrução SQL SELECT:
Define as terminologias PROJECTION, SELECTION e JOIN; Reve as sintaxes para instruções SQL SELECT básicas; Utilização dos operadores Aritméticos e de Concatenação em instruções SQL; Lista as diferenças entre o SQL e iSQL*Plus; Logando no banco de dados usando iSQL*Plus; Explica a interface iSQL*Plus; Categoriza os diferentes tipos de comandos iSQL*Plus; Mostra como salvar instruções SQL em arquivos de script.

Restringindo e Classificando Dados:
Limitando linhas usando uma seleção; Usando a cláusula WHERE para recuperar linhas específicas; Usando as condições de comparação na cláusula WHERE; Use a condição LIKE para comparar valores literais; Lista as condições lógicas AND, OR, NOT; Descreve as regras de precedência para as condições mostradas nesta lição; Classificando linhas com a cláusula ORDER BY; Usando a substituição com "&" no iSQL*Plus para restringir e classificar dados em tempo de execução.

Usando Functions de uma Única Linha para Personalizar Relatórios:
Mostra as diferenças entre funções SQL de uma única linha e de múltiplas linhas; Categoriza as functions de texto em caso de manipulação e os tipos de manipulação de texto; Mostra as funções de manipulação de texto nas cláusulas SELECT e WHERE; Explica como usar as funções de data (DATE) e funções numéricas; Use a função SYSDATE para recuperar a data atual no formato padrão; Apresenta a DUAL TABLE como meio para ver os resultados da função; Lista as regras para aplicar aos operadores aritméticos em datas; Mostra como usar os operadores aritméticos com datas na cláusula SELECT.

Usando as Funções de Agrupamento (GROUP Functions):
Descreve e categoriza as funções de grupo; Usando as funções de grupo; Utilizando DISTINCT com functions de grupo; Mostra como valores nulos são tratados com functions de grupo; Criando grupos de dados com a cláusula GROUP BY; Agrupando os dados por mais de uma coluna; Evitando consultas inválidas com funções de grupo; Excluindo grupos de dados com a cláusula HAVING.

Exibindo Dados de Múltiplas Tabelas:
Apresenta a sintaxe da cláusula JOIN para seleção de dados em tabelas, usando a sintaxe SQL 99; Renomenado tabelas para escrever códigos mais curtos e identificar colunas explicitamente contidas em várias tabelas; Utilizando a instrução SQL CROSS JOIN para produzir um produto cartesiano; Usando a cláusula NATURAL JOIN para recuperar dados de tabelas com as colunas de mesmo nome; Criando uma join com a cláusula USING para identificar colunas específicas entre tabelas; Criando um JOIN com a cláusula ON para recuperar informações de 3 tabelas; Lista dos tipos de OUTER JOINS: LEFT, RIGHT e FULL; Adicionando condições ao juntar tabelas com a cláusula AND.

Usando SUB QUERIES para Resolver Consultas:
Mostra a sintaxe para SUB QUERIES em uma instrução SELECT com a cláusula WHERE; Lista as diretrizes para usar SUB QUERIES; Descreve os tipos de SUB QUERIES; Executa SUB QUERIES com única linha e mostra a função GROUP em uma SUB QUERIE; Identificando instruções inválidas com SUB QUERIES; Executando SUB QUERIES de múltiplas linhas; Analisa como os operadores ANY e ALL funcionam com SUB QUERIES de múltiplas linhas; Explica como valores nulos são tratados em SUB QUERIES.

>Utilizando os Operadores SET:
Usando o operador UNION para retornar todas as linhas de várias tabelas, eliminando linhas duplicadas; Usando o operador UNION ALL para retornar todas as linhas de várias tabelas; Descreve o operador INTERSECT; Usando o operador INTERSECT; Explicando o operador MINUS; Usando o operador MINUS; Mostra como utilizar do operador SET; Ordenando resultados ao usar o operador UNION.

Manipulando Dados:
Escrevendo instruções INSERT para adicionar linhas a uma tabela; Copiando linhas de outra tabela; Criando instruções UPDATE para alterar dados em uma tabela; Gerando instruções DELETE para remover linhas de uma tabela; Usando um script para manipular dados; Salvando e descartando alterações em uma tabela através de processamento de transações; Mostrando como a READ CONSISTENCY trabalha; Descrevendo a instrução TRUNCATE.

Usando Instruções DDL para Criar e Gerenciar Tabelas:
Lista os principais objetos de banco de dados e descrever as regras de nomeação para objetos de banco; Introduz o conceito de esquema (SCHEMA); Exibe a sintaxe básica para a criação de uma tabela e mostrar a opção DEFAULT; Explica os diferentes tipos de CONSTRAINTS; Mostra o que acontece quando CONSTRAINTS são violadas com instruções DML; Criando uma tabela com uma SUB QUERIE; Descreve a funcionalidade ALTER TABLE; Remove uma tabela com a instrução DROP e renomea uma tabela.

>Criando outros SCHEMA OBJECTS:
Lista os principais objetos de banco de dados e descreve as regras de nomeação para objetos de banco; Introduz o conceito de esquema (SCHEMA); Exibe a sintaxe básica para a criação de uma tabela e mostrar a opção DEFAULT; Explica os diferentes tipos de CONSTRAINTS; Mostra o que acontece quando CONSTRAINTS são violadas com instruções DML; Criando uma tabela com uma SUB QUERIE e removendo uma tabela com a instrução DROP; Descreve a funcionalidade ALTERTABLE; Renomeando uma tabela.

Gerenciando Objetos com DATA DICTIONARY VIEWS:
DescrevE a estrutura de cada um dos DATA DICTIONARY VIEWS; Lista o propósito de cada um dos DATA DICTIONARY VIEWS; Criando consultas que recuperem informações dos DICTIONARY VIEWS sobre SCHEMA OBJECTS.

Controlando o Acesso de Usuários:
Controlando o acesso do usuário; Sistema versus privilégios de objetos; Criando sessões do usuário e concedendo privilégios de sistema; Usando papéis (ROLES) para definir grupos de usuários; Criando e garantindo (GRANTING) privilégios para um papél (ROLE); Concedendo (GRANTING) e revogando (REVOKING) privilégios de um objeto; Alterando sua senha; Usando LINKS entre Banco de Dados.

Gerenciando objetos de esquema (SCHEMA OBJECTS):
Criando de diretórios; Criando e consultando tabelas externas; Criando Tabelas Organizadas por Índice; Criando índices baseados em função; Eliminando colunas; Alterando a estrutura de tabelas e adicionando CONSTRAINTS; Executando a instrução FLASHBACK; Visão geral sobre Materialized Views.

Manipulando Grandes Conjuntos de Dados:
Usando a instrução MERGE; Executando instruções DML com SUB QUERIES; Executando instruções DML com uma cláusula RETURNING; Utilização da instrução INSERT com múltiplas tabelas; Controlando alterações no DML.

Gerando Relatórios Agrupando Dados:
Apresentação da cláusula GROUP BY e da cláusula HAVING; Agregando dados com os Operadores ROLLUP e CUBE; Determinando grupos de sub

Eliézio Mesquita

Eliézio Mesquita
Responder

Mais Posts

15/04/2014

Marisiana Battistella

Ninguém pra me ajudar? .... =(
Responder

24/04/2014

Roniere Almeida

poxa Mariana, bem que eu queria, mas Oracle está um pouco distante da minha realidade.
aproveitando que me meti no seu post, tem como vc ajudar a nossa amiga Mariana?

[url]https://www.devmedia.com.br/forum/oracle-visual/476404[/url]
Responder

26/04/2014

Marisiana Battistella

Sem problemas Roniere! Obrigada por responder!!
Vou dar uma olhada no post...
Responder

06/05/2014

Lorran Alves

Olá Marisiana,

No próprio site da Oracle vc encontrará os conteúdos a estudar.Segue o link

http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=458&get_params=p_track_id:Datab11g

Responder

06/05/2014

Roniere Almeida

Sem problemas Roniere! Obrigada por responder!!
Vou dar uma olhada no post...


obrigado Marisiana por responder.
Responder

06/05/2014

Marcus Almeida

Marisiana

Estou me preparando para tirar a certificação 1Z0-051 - SQL Fundamentals I. Estou seguindo o conteúdo do livro específico para o exame, mas você encontra muita informação no site da própria Oracle e em alguns blogs também. Um que me ajuda muito é o blog do Fabio Prado (http://www.fabioprado.net/), que possui bastante conteúdo a respeito. Uma certa fluencia no ingles também é interessante pra poder prestar a prova depois. Espero ter ajudado. Abraço.
Responder

07/05/2014

Marisiana Battistella

Muito obrigada Marcus!
Achei esse blog bem interessante e salvei o link aqui.
Também tenho alguns livros da Oracle, tenho Administração I e o PL/SQL, são muito bons.
Responder

07/05/2014

Marisiana Battistella

Olá Marisiana,

No próprio site da Oracle vc encontrará os conteúdos a estudar.Segue o link

http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=458&get_params=p_track_id:Datab11g


Olá Lorran! Muito obrigada por responder! =)
Salvei o link aqui pra olhar com mais tempo em casa.
Responder

09/05/2014

Marisiana Battistella

Que legal!!! Muito obrigada Eliézio! =)
Foi uma grande ajuda e vai me facilitar pra me organizar com o conteúdo pra estudar.
Não tinha visto que tem pré-requisito... Então, vou ter que fazer umas das certificações pra SQL antes.
Responder

13/05/2014

Eliézio Mesquita

Olá Marisiana tudo bem?

Que bom que ajudou, e existe uma algumas regras e níveis de certificações, segue a imagem direto da oracle:

[img:descricao=Certificações Oracle: Fonte: http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=458&get_params=p_track_id:Datab11g]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/195787-20140513-161625.jpg[/img]
Responder

13/05/2014

Marisiana Battistella

Tudo bem e contigo?
Uhum... vou ter q fazer a de SQL antes, pra depois tentar a OCA.
Obrigada pela informação!
Responder

13/05/2014

Eliézio Mesquita

Tudo bem!

Na verdade o certificação OCA é sempre composta de 2 provas( SQL + Administração) = OCA.

Responder

13/05/2014

Marisiana Battistella

Fiquei com uma dúvida.... Essas duas provas são realizadas juntas, no mesmo dia?
Ou eu posso fazer a primeira e depois, em um outro momento, fazer a segunda?
Responder

14/05/2014

Eliézio Mesquita

Olá Marisiana!

O ideal é você fazer as provas em datas separadas, segue minha dica:

Estudar por 1 mês pelos menos 2 horas por dia e fazer a primeira prova(SQL), ai você compra o voucher e faz essa prova, depois você faz a mesma coisa para a segunda prova(Administração) ou seja, estuda por 1 mês pelos menos 2 horas por dia, se você fizer as provas e for aprovada você se tornará OCA em oracle.
Outro ponto importante é que para se tornar OCA não é necessário nenhum curso oficial, você pode estudar sozinha e fazer as provas, já para se tornar uma OCP é obrigatório que você tenha um curso oficial da Oracle, porque uma das etapas para se tornar um OCP é submeter o seu curso para avaliação da Oracle, além de quê, para se tornar OCP é necessário já ser OCA.

Se tiver mais dúvidas vai postando.

Responder

16/05/2014

Marisiana Battistella

Ah então eu tinha entendido certo! =)
Vou seguir tua dica Eliézio, muito obrigada!
Se surgirem dúvidas eu volto a interagir....
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar