Array
(
)

O que vem a ser o InstantObjects ?

Titanius
   - 04 mar 2006

Olá amigos, vocês conhecem o InstantObjects? O que vem a ser isso? Um colega meu falou que é muito bom usar e tals... mas o que vem a ser isso? Alguém que conheça pode me esclarecer?


Obrigado a todos,
[]s


Aroldo Zanela
   - 04 mar 2006

Colega,

Segundo a descrição no [url=http://sourceforge.net/projects/instantobjects/]SourceForge[/url] é um framework para persistência de objetos que pode ser utilizado com o modelo RAD de implementação. Em todo caso, convém fazer uma avaliação criteriosa, pois esses frameworks se declaram pouco intrusivos, mas na prática requerem esforço adicional do desenvolvedor (pelo menos no início).


Titanius
   - 05 mar 2006

Obrigado Aroldo,

Mas desculpe-me minha ignorância, mas o que vem a ser ´persistência de objetos´ ?

[]s


Aroldo Zanela
   - 05 mar 2006

Colega,

Um objeto possui dados e comportamento. Neste caso, a persistência que se referem (não testei esse framework em específico) é a dos dados, ou seja, um framework para fazer o mapeamento objeto-relacional. Em java, o mais conhecido é o Hibernate que apesar de não ser um padrão JCP (não sei se já é) é praticamente um padrão de mercado. Você encontra muito material do Hibernate na WEB, bem como, há um livro dedicado a ele em português que você deve encontrar facilmente. Para Delphi, a melhor referência em português que conheço é o www.oodesign.com.br do Fernando Allen e Cia Ltda. :D


Massuda
   - 05 mar 2006

No site que o Zanela citou, você pode baixar um vídeo mostrando como usar o IO.

A idéia básica da persistência de dados é fazer com que a parte relacionada com BD esteja embutida dentro das suas classes de modo que o BD passa a ser visto como uma coleção de objetos; o fato de ser Oracle ou Firebird ou Paradox não importa, pois todos funcionam como um ´depósito´ para sua coleção de objetos. Por exemplo, uma tabela de clientes pode, por esse ponto de vista, ser encarado como uma coleção de objetos cliente.


Titanius
   - 05 mar 2006

Valeu galera, obrigado pelas respostas... :D


[]s


Juliano Marcal
|
MVP
    21 mai 2006

Olá pessoal, sou novo por aqui e aproveitando a pergunta anterior gostaria de saber a opiniao de voces;

Atualmente desenvolvo em delphi mas apenas de forma procedural, sem orientacao a objetos.

Tenho visto que a tendencia agora é a utilizacao de orientacao a objetos. Ja tenho algumas nocoes e conheco as vantagens.

Minha duvida é: diante de tantas opções, qual framework voces recomendam utilizar para a persistencia de dados e para interfaces no Delphi que oferecam os melhores recursos e seja de mais facil aprendizagem ? O ECO da Borland é uma boa opçao ?

Obrigado