[OO] Orientação a objetos: quando acoplar e quando desacoplar?

23/05/2017

0

boa tarde amigos do fórum! Uma questão sobre modelagem orientada a objetos :)

Em quais situações é considerado uma melhor prática acoplar e em quais situações a melhor prática seria desacoplar?

O que vocês acham?
abraços
Gladstone Matos

Gladstone Matos

Responder

Post mais votado

14/01/2019

Bom dia! Por definição, acoplamento é a medida de quão conectadas dois elementos são, ou seja, diz-se que um elemento está acoplado a um segundo se este tiver algum tipo de relacionamento ou dependência com o segundo. Existem 2 graus de acoplamento; o alto acoplamento; que acontece quando a classe é mais difícil de se entender isoladamente (parece que é a mesma classe) e o baixo acoplamento; é o estado desejável para classes bem encapsuladas que minimizam as referências umas às outras. O grau de acoplamento indica como é difícil fazer alterações. A herança é um tipo de acoplamento particularmente forte.

Exemplo:
Animal
| |
Mamífero Ave
| | |
Cão Homem Beija-flor

Uma superclasse Animal e suas subclasses Mamífero, Ave, Cachorro, Homem, Beija-Flor. Note que a herança (que é um tipo de acoplamento) não se restringe apenas a um nível. A subclasse Cachorro, além de apresentar as características da superclasse Mamífero, também apresenta, além das suas particularidades, as características da superclasse de sua "mãe", Animal. De uma maneira mais objetiva, um cachorro é um mamífero que, por sua vez, é um animal.

Deu pra entender?

Espero ter ajudado!

Ana Lichirgu

Ana Lichirgu
Responder

Mais Posts

14/01/2019

Gladstone Matos

wow q OTIMO Ana! Super obrigado perfeito :) abracos
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar