Ordem nas Colunas DbGrid

09/08/2004

0

Tenho uma tela de consulta com um DBGrid( 5 colunas já definidas e formatadas) e um combobox (contém o título de cada coluna). Como poderia fazer a troca de ordem das colunas na dbgrid conforme a escolha no combobox. Por exemplo:

Escolho no combobox o nome da 4ª coluna. Ao escolher, a 4ª coluna passa a ser a primeira.

Valeu a força!!!

JR.


Jrjoliv2003

Jrjoliv2003

Responder

Posts

09/08/2004

Deryck

Se possivel, seja mais claro com a pergunta , logo verei se posso te auxiliar!


Responder

09/08/2004

Jrjoliv2003

Tenho um DBGrid com 5 colunas e um combobox que contém os título de cada coluna.
Como poderia fazer a troca de ordem das colunas na dbgrid conforme a escolha no combobox.

Exemplo:

No DbGRid => Mat - Nome - Endereço - Telefone - E-mail

Escolho => Nome (no combobox).

Gostaria que ficasse assim => Nome - Mat - Endereço - Telefone - E-Mail

Valeu a força!!

JR.


Responder

09/08/2004

Deryck

geralmente os itens do dbgrid tem um campo id,,,que é unico ,,esse campo unico vc temque passar como parametro com o combobox, no after sckol ou after scrol,,,não me lembro,,, sabe usar parametro,,,qualquer coisa poste novamente, ams vc tem, que fazer isso usando parametro,,,vc liga as tabelas na query por ex...
tab1.numero_id := tab2.numero_id na query e depois passa o parametro no after scrol,,,,qualquer coisa poste a duvida novamente se vc não souber


Responder

09/08/2004

Jrjoliv2003

Não entendi sua explicação! :?:

JR.


Responder

09/08/2004

Deryck

Por exemlp....se vc for ligar duas tabelas,,,,
tabela pedido com tabela pedido_item
na query de da tabela pedido vc tem que ligar com a tabela pedido_item
No sql da query vc liga da seguinte forma
pedido.auto_id:=pedido_item.Auto_id ,,,pra ligar os items do pedido com o numero do pedido,,,mas não é so isso,,,vc tem que passar esse parametro no after scrol do grid,,,por exemplop,,,qundo vc seleciona com o mouse o pedido 1 ,,,,no outro grid aparece os item do pedido 1 ,,,,1 é o auto_id da tabela pedido e da tabela pedido_item...são chaves! entendeu alguma coisa ?


Responder

09/08/2004

Jrjoliv2003

Eu acho q vc não entedeu a minha dúvida. Vamos lá!!!

Só quero um dbgrid que utliza uma query. Essa query tem 5 campos.
Campo1 - Campo2 - Campo3 - Campo4 - Campo5. No dbgrid aparecem os 5 nessa mesma ordem.
O problema => quando em um combobox eu escolher o Campo3 que ro que na dbgrid esse campo apareça no começo. Ficaria assim:
Campo3 - Campo1 - Campo2 - Campo4 - Campo5.

A questão é apenas em relação ordem das colunas no dbgrid.

Valeu a força!!

JR.


Responder

09/08/2004

Deryck

Cara ,,foi mal o amu entendido meu,,, nunca fiz isso que vc quer ,mas acho que isso aki pode dar certo,,,, quando voce selcionar o campo 3 no combobox por exemplo,,vc manda o campo 3 do grid ficar na linha 1 do grid....acho que da certo,,,,pensei somente isso,,,,,


Responder

09/08/2004

Jrjoliv2003

Eu já vi esse efeito em programa feito na faculdade pelos alunos que se formaram o ano passado. achei muito legal.

Vamos ver se mais alguém pode ajudar. Mas valeu pro ter respondido.

JR.

O problema:
Só quero um dbgrid que utliza uma query. Essa query tem 5 campos.
Campo1 - Campo2 - Campo3 - Campo4 - Campo5. No dbgrid aparecem os 5 nessa mesma ordem.
O problema => quando em um combobox eu escolher o Campo3 que ro que na dbgrid esse campo apareça no começo. Ficaria assim:
Campo3 - Campo1 - Campo2 - Campo4 - Campo5.

A questão é apenas em relação ordem das colunas no dbgrid.


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar