Outro DataSet para um DBlookupComboBox?

11/01/2006

0

utilizo um DataModule para cada DataSet que preciso, ou seja, coloco nele uma MDOTransaction, uma MDOQuery e um DataSource.
tenho um DataModule DtMCliente com todos os campos do cliente (nome, endereço, documento, etc...)

minha pergunta é: se eu for usar um DBlookupComboBox em algum lugar onde eu queira escolher entre todos os clientes, eu devo criar um outro DataModule só para isso?

um dos motivos era pq na nova query eu iria colocar só o campo q o Combo precisa, assim acho eu que o tráfego seria menor.


Raserafim

Raserafim

Responder

Posts

11/01/2006

Aerreira

Ops... um DataModule para cada DataSet ! Isso não é correto não...

Pense no datamodule como se fosse um Form com caracteristicas especiais, ele é específico para colocar apenas componentes de acesso a dados. Nele você coloca vários componentes: conexão com o banco de dados, transações, datasets, etc, o datamodule é usado para agrupar componentes de acesso a dados. Você pode até ter mais de um datamodule em sua aplicação, para tratar casos específicos, mas um datamodule para cada dataset... isso não...


Responder

14/01/2006

Raserafim

vc me alertou p uma coisa q talvez seja verdade.

estou estudando uma outra maneira e até agora estou gostando


Responder

15/01/2006

Raserafim

resolvi o seguinte: crio um DataModule para cada tela que vou criar no delphi.
ex: tenho um data module chamado Clientes e nele coloco tudo relacionado a tela de cadastro de clientes, os datasets para os combo, etc..


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar