Array
(
)

Página inicial LAMP no Linux

PHP
William (devwilliam)
   - 01 ago 2014

Esse é para galera que usa LINUX, os usuários do Windows que trabalham com WampServer estão acostumados com aquela página inicial bem receptiva do wamp quando digitamos http://localhost/, onde são exibidas informações sobre a versão do PHP, Apache, MySQL, extensões habilitadas, alguns links e o principal que são as pastas que estão dentro do diretório www/.
Para quem usa LINUX, não temos essa página 'bacana' (página acompanha instalação do Wamp), quando acessamos http://localhost/ nos deparamos com uma página em branco com alguns links no canto esquerdo superior indicando as pastas dentro do diretório www/, feia e deprimente na minha opinião como é exibido abaixo:
Clique na imagem para abrir em uma nova janela
Tomei a liberdade de construir uma página com HTML, CSS e PHP com funcionalidades semelhantes a página inicial do WampServer, segue abaixo:
Clique na imagem para abrir em uma nova janela
Estou disponibilizando o link para download, basta descompactar os arquivos dentro da pasta www/ e efetuar algumas configurações nas constantes como estão descritas abaixo:
#Código

#Define constantes de configuração
define("PATH", "/var/www/"); // pasta raiz para acesso do apache
define("URL", "localhost"); // base para url, colocar porta se estiver usando outra 'localhost:8080'
define("HOST", "localhost"); // host para acessar o servidor MySQL
define("DB", "test"); // usei esse banco para capturar a versão do MySQL, ele é instalado junto com SGBD
define("USER", "root"); // usuário do MySQL
define("PASS", "011224"); // senha do MySQL, geralmente vem em branco

Pronto com essas configurações é só digitar no navegador a url correta e pronto. Não estou reinventando a roda, simplesmente facilitando a vida de usuário iniciantes no LINUX, quem quiser melhorar essa página fique a vontade!

Eduardo Pessoa
   - 01 ago 2014

um dia pretendo sair dessa dependencia minha do Windows. ambos os prints é no linux?

William (devwilliam)
   - 02 ago 2014

Sim, ambos os prints são do Ubuntu !!!

Eduardo Pessoa
   - 02 ago 2014

No Linux tem uma config que acho as vezes perca de tempo, mas deve ser algo relacionado a segurança, é que todas as pastas devem ser "liberadas".

William (devwilliam)
   - 02 ago 2014

Na verdade é uma das várias questões de segurança que envolve sistemas operacionais Linux, questão de permisão dos diretórios.

Eu uso muito o comando para dar permissão das minhas pastas no www, dessa maneira dou permissão total para todas as sub-pastas utilizando "-R":

#Código

sudo chmod -R 777 /var/www


Mas é costume Eduardo, já fazem alguns anos que estou no mundo do 'pinguim' e não me arrependo!

Eduardo Pessoa
   - 02 ago 2014

ja me falaram bastante William, como falei, não pretendo abandonar o Windows, mas quero ter os dois, para conhecimento mesmo, não vamos deixar de considerar os dois pois são amplamente utilizados nas empresas.