Para que serve o campo BLOB?

04/05/2017

0

Fala pessoal, sempre tive uma dúvida sobre a utilização do campo BLOB, que pelo pouco que sei, parecem ser campo para informações com tipos binários.

Isso me deixa um pouco confuso, pois não sei que tipo de informação eu posso gravar numa coluna que tenha esse tipo.

Alguém pode me explicar?
Luccas Lima

Luccas Lima

Responder

Post mais votado

04/05/2017

Bom dia Luccas,

Basicamente:

Um BLOB (binary large object) é um tipo de dados Oracle que pode conter até 4 GB de dados binarios. BLOB são úteis para armazenar informação digital (por exemplo, imagens, áudio, vídeo).

Um CLOB (Character Large objeto) é um tipo de dados Oracle que pode conter até 4 GB de dados. CLOBs são úteis para armazenar texto.

Roberto Spernega

Roberto Spernega
Responder

Mais Posts

12/05/2017

Luccas Lima

Interessante Roberto. Me parece ser um campo muito robusto para o armazenamento de informações então né.

Seria o ideal para guardar imagens ou existe um tipo mais apropriado para isso?
Responder

12/05/2017

Roberto Spernega

Sim Luccas, eu uso pouco no meu sistema mas uso o BLOB para as poucas imagens que eu armazeno.

De uma conversada com seu DBA, normalmente se cria uma TABLESPACE específica para armazenar isso.
Responder

17/05/2017

João Françozo

Boa tarde Luccas,

Se o banco for SQL SERVER não recomendo usar esses campos para armazenar esses tipos de arquivos, você vai ter grande problema de performance, temos outras maneiras de configurar isso dentro do banco. Se pensar que a pagina do SQL SERVER é de 8k e esta armazenando 200mb ou 1Gb olha a quantidade de paginas.
Da uma procurada por FILESTREAM que vai dar uma luz pra você.

Att
João Antonio
Responder

18/05/2017

Calebe Menezes

Olá João Antonio,

Anteriormente teve uma pergunta aqui no fórum exatamente sobre isso, o armazenamento de imagens no SQL Server.

Esse mesmo campo filestream foi recomendado pelos colegas que ajudaram nas respostas.

Mas e no MySQL, como fica isso? sabe dizer?
Responder

09/06/2017

Luccas Lima

Olá pessoal! Muito obrigado pela ajuda!
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar