Performance no SQL Server

01/07/2014

0

vamos discutir sobre performance no SQL Server, 2005, 2008 R2, 2012 e 2014 incluindo suas edições, vamos reunir o maximo de informações e duvidas!!!

tenho uma duvida quanto a divisão de tabelas ou arquivos de bancos de dados, em um unico HD sendo particionado é possivel ter algum nivel de performance?
Roniere Almeida

Roniere Almeida

Responder

Posts

02/07/2014

Marisiana Battistella

Contribuindo para a discussão....
Achei esse artigo interessante: Aumente a performance do SQL Server
Responder

02/07/2014

Marisiana Battistella

Um dos principais cuidados que se deve ter para garantir uma boa performance em um SQL é criar join com todos os indices das tabelas que estão sendo utilizadas.
Responder

02/07/2014

Roniere Almeida

é isso aí Marisiana, ajudou legal. este artigo não lembro se já li, mas vou conferir.

sobre essa pergunta, sabe algo?

tenho uma duvida quanto a divisão de tabelas ou arquivos de bancos de dados, em um unico HD sendo particionado é possivel ter algum nivel de performance?
Responder

02/07/2014

Mariana Carvalho

muito valido essa questão de performance, não conheço quase nada, mas os selects melhorados ajudam bastante, fora o que a Marisiana mencionou.

tenho uma duvida quanto a divisão de tabelas ou arquivos de bancos de dados, em um unico HD sendo particionado é possivel ter algum nivel de performance?


eu acho que HD particionado não ajuda nessa questão, se fosse dois HD ai sim ajudaria.
Responder

02/07/2014

Marisiana Battistella

Uma pergunta...
Pra que vc iria realizar o particionamento de um HD? Para dividir as tabelas do banco de dados?

Se for isso, no Oracle, por exemplo, é possivel criar diferentes Schemas e em cada esquema constar as tabelas de um determinado assunto.
Assim, vc pode ter um Schema sobre RH, outro sobre o Administrativo, outro sobre Financeiro...
Mas eu acredito que o realmente vai fazer diferença na performance é a criação de índices nas tabelas e a utilização dos mesmos nas instruções SQL...
Responder

02/07/2014

Roniere Almeida

vc pode ter um Schema sobre RH, outro sobre o Administrativo, outro sobre Financeiro...


isso e possivelmente uma parte para dados historicos.

o HD não faz diferença nisso, com relação a muitos acessos em um unico hd.
Responder

02/07/2014

Marisiana Battistella

Ah tá... Lembrei que vc tinha criado um tópico sobre esse assunto...
Responder

02/07/2014

Marisiana Battistella

Sabe me dizer se esse método é bastante utilizado?
Responder

02/07/2014

Roniere Almeida

Ah tá... Lembrei que vc tinha criado um tópico sobre esse assunto...


sim tipo isso.

que metodo está se referindo?
Responder

02/07/2014

Marisiana Battistella

Chamei de método porque não me ocorreu outro nome... =D
Eu quis me referira a isso de particionar o HD e separar os dados mais antigos dos atuais...
Responder

03/07/2014

João Françozo

Bom dia

O que eu já fiz para melhorar a performance foi justamente ter dois HD na maquina, em um deles colocamos o arquivo MDF e no outro o LFD.
Com isso ocorre o melhoramento na hora da gravação e leitura dos dados, também é possível você fazer a divisão do arquivo MDF.

Também já fiz alguns tratamento na base TEMP e Master, nessa bases temos que aumentar o tamanho do INITIAL SIZE, como a TEMP é para arquivos temporários ocorre lentidão nesse casos. Para aumentar o tamanho não existe um padrão temos que ir testando.
Exemplo nesses caso, quando alguns usuários salva um arquivo de 10 MB dentro do banco o INITIAL esta com 8 MB praticamente vai fazer a alocação de 10MB é a onde causa as lentidão mais isso cada caso é um, tem que fazer o estudo do ambiente antes de fazer a alteração.

Existe vários fatores para aumentar a performance, pode ter alguns SQL com junção errados, index desorganizado ou até um SQL que usando muita memoria para executar e esta matando o banco.

Entra no francozodba.wordpress.com nesse enderenço vai encontrar algo de performance.

Espero ter ajudado.

Att.
João Antonio
Responder

03/07/2014

Marisiana Battistella

Gostei do blog que indicaste João Antônio!
Tem conteúdos bem interessantes..
Obrigada!
Responder

03/07/2014

Roniere Almeida

Chamei de método porque não me ocorreu outro nome... =D
Eu quis me referira a isso de particionar o HD e separar os dados mais antigos dos atuais...


sobre isso, queria ter a certeza, se isso ajudaria ou não.
Responder

03/07/2014

Isaac Jose

Chamei de método porque não me ocorreu outro nome... =D
Eu quis me referira a isso de particionar o HD e separar os dados mais antigos dos atuais...


sobre isso, queria ter a certeza, se isso ajudaria ou não.


pessoal. referente a essa questao de particionamento do mesmo disco.
ex.. temos dois shemas... manutencao e producao.

o manutenção e o producao tem quase o mesmo volume de informação e acessos.

entao se temos um disco de 10 T nao dividido teoricamente ele vai jogar tudo aleatoriamente manutencao e producao.

se dividir o mesmo 5 T para manutencao e 5 T para producao de cara a intrucao tem teoricamente -50% a percorrer legal.
agora vamos imaginar que a informacao esta em uma parte do particionamento bem no final. enquanto sem o particionamento vc tem uma determinada informacao que esta logo no inicio qual sera mais rapido?
para mim essa visao é muito relativa com n fatores como organizacao de dados volume dos mesmo etc.

outro ex... temos duas consultas a fazer uma em cada esquima que por sua vez estao particionados... como a leitura podera ser mais rapida
se a parte fisica de leitura do hd é uma so?
Responder

03/07/2014

Roniere Almeida

João Antonio, obrigado mesmo pelas infos e o blog, irei conferir, ja vi que tem bastante conteudo.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar