Pergunta de Principiante - Puxar o DBEdit

29/01/2006

0

Olá gente,

Seguinte,

Quando puxa-se os campos de uma tabela (ClientDataSet, IBTable, etc...) para o form, por padrão do delphi é usado o DBEdit, é possivel configurar que componente o delphi usar pra essa situação?

Desculpa a pergunta de principiante, mais no foxpro, a linguagem de onde venho, isso é possivel.

Até mais


Gardel

Gardel

Responder

Posts

30/01/2006

Leonardobhbr

vc pode usar o maskedit Edit Memo DateTimerPicker qualquer um se é isso que eu to entendi


basta vc fazer manualmente exemplo


Edit1.Text := query.FieldByName(´Campo´).AsString;


se for um Grid e so colocar um DataSource junto ao ClientDataSet e colocar a referencia dele no Grid


Espero que seja isso


Responder

31/01/2006

Gardel

olá,

Na verdade não foi bem isso q eu perguntei, veja...

Qdo a gente vai no datamodule e abre o clientdataset, ele abre a janela contendo os campos q o clientdataset possui, se vc clica em algum deles e arrasta pro formulário o delphi automaticamente usa o dbedit.

Queria saber se tem como configurar q componente o delphi irá usar.

Obrigado[/code]


Responder

31/01/2006

Edilcimar

em vez de arrastar, coloque o componente manualmente


Responder

31/01/2006

Aroldo Zanela

Colega,

Até onde eu sei, o Delphi não possui este controle nativamente. Mas você pode criar um expert/wizard para tal ou ´pegar´ algum já existente como os disponíveis na [url=www.torry.net]Torry[/url]. (procure por wizard ou expert)


Responder

01/02/2006

Gardel

Olá amigos

Poxa gostei bastante dessa possibilidade de criar wizards pro delphi...

Vcs poderiam me indicar algum material pra estudo?

Obrigado


Responder

01/02/2006

Michael

Colega [b:511c759ebb]Aroldo Zanela[/b:511c759ebb],

Acho que desde o Delphi 3 já era possível arrastar os fields de um DataSet para um formulário para o IDE criar automaticamente os DBEdits, DBCheckBoxes, Labels, etc.

Colega [b:511c759ebb]Gardel[/b:511c759ebb],

O desenvolvimento de plug-ins e wizards (o termo ´experts´ está caindo em desuso) para o IDE do Delphi é feito através da tecnologia [b:511c759ebb]OTA[/b:511c759ebb] (Open Tools API). Na edição deste mês da revista ClubeDelphi meu amigo [b:511c759ebb]Gustavo Chaurais[/b:511c759ebb] escreveu um artigo bem completo sobre o assunto. Sugiro que você dê uma olhada nele. De qualquer forma, uma pesquisa no Google já vai lhe fornecer bastante material de estudo.

Para quem vem do FoxPro, a possibilidade de automatizar tudo com Wizards no Delphi é um sonho não? ;-)

[]´s


Responder

01/02/2006

Aroldo Zanela

Colega [b:c09bc86693]Aroldo Zanela[/b:c09bc86693], Acho que desde o Delphi 3 já era possível arrastar os fields de um DataSet para um formulário para o IDE criar automaticamente os DBEdits, DBCheckBoxes, Labels, etc. []´s

Colega,

Desculpe, mas eu não disse que não era possível arrastar e soltar (drag & drop) os objetos TFields, mas sim quanto a capacidade de configurar qual o tipo de objeto deve ser ´solto´.


Responder

01/02/2006

Michael

[quote:101daff247=´Aroldo Zanela´]Colega,

Desculpe, mas eu não disse que não era possível arrastar e soltar (drag & drop) os objetos TFields, mas sim quanto a capacidade de configurar qual o tipo de objeto deve ser ´solto´.[/quote:101daff247]

Interpretei erroneamente seu post então. :oops:

[]´s


Responder

02/02/2006

Gardel

Olá amigos

Olá,

Bem com certeza a possibilidade de personalizar a IDE com recursos q tornem sua produção mais rapida é extremamente interessante, por falar nisso vi o seu vídeo do beta sobre api hook, observei q tudo fica na propria ide, adorei aquilo muito embora não entenda muito a respeito, mas vo dar uma estudada a respeito pra v o q posso fazer.

Muito obrigado a todos.

Até mais


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar