PHP orientação a objetos

18/09/2015

0

PHP

É correto aprender o PHP digamos assim "normal" e depois aprende-lo orientado a objetos?
Karine Sobral

Karine Sobral

Responder

Post mais votado

18/09/2015

Olha Karine, pensando por esse lado, se é correto ou não, muitas pessoas aprendem o PHP dessa forma e em seguida partem para a orientação a objetos, eu não classificaria em certo ou errado.

Marcio Araujo

Marcio Araujo
Responder

Mais Posts

18/09/2015

Fabio Santos

É correto aprender o PHP digamos assim "normal" e depois aprende-lo orientado a objetos?


Ainda aprendendo na forma "normal", só vou partir para o O.O quando estiver seguro.
Responder

19/09/2015

Karine Sobral

Tambem estou aprendendo digamos assim da forma normal e depois partir para O.O.
Responder

19/09/2015

Rafaela Sousa

Tambem estou aprendendo digamos assim da forma normal e depois partir para O.O.


Duas, tambem estou fazendo isso, as vagas de emprego e estagio são relativas, ainda não vejo uma obrigatoriedade nesse quesito.
Responder

20/09/2015

Jothaz

Acho que a questão não seria a obrigatoriedade como requisito para estágio, seria mais como crescimento pessoal.

Se vais dispender tempo e energia em aprender algo é melhor aprender o que há de mais moderno e completo, senão quando você aprender vais esta incompleto e ainda terá um enorme caminho pela frente.

Eu pessoalmente acho que é melhor se empenhar em aprender OO, pois é o caminho, todos as outra linguagens estão trilhando. A não se que você queira ficar confinada a PHP o resto da vida.

Agora isto vai de pessoa para pessoa. Alguns tem mais facilidade para aprender outras não. É como música, todos podemos aprender a tocar, mas somente alguns vão tocar como um Mozart, por exemplo.

Então cada um sabe da sua força, mas também sabe das suas fraquezas, dai é uma decisão pessoal.

Eu ainda acho que vale o esforço e empenho e se dedicar a aprender OO.
Responder

20/09/2015

Karine Sobral

A priore não conheço cursos propriamente ditos O.O em PHP, "uns aqui e outro acolá" mas que não tenho condições de fazer, por isso é meio que caminhar/trilhar sozinho nos estudos, mas concordo nas suas palavras.
Responder

20/09/2015

Jothaz

Não seria cursos mas dá um olhada nestes artigos. Achei-os bem interessantes.

[url:descricao=Usando PDO (PHP Data Objects) para aumentar a produtividade ]https://www.devmedia.com.br/usando-pdo-php-data-objects-para-aumentar-a-produtividade/28446[/url]

E existe muito material no pai Google.
Responder

20/09/2015

Jothaz

Não seria cursos mas dá um olhada nestes artigos. Achei-os bem interessantes.

[url:descricao=Usando PDO (PHP Data Objects) para aumentar a produtividade ]https://www.devmedia.com.br/usando-pdo-php-data-objects-para-aumentar-a-produtividade/28446[/url]

E existe muito material no pai Google.
Responder

20/09/2015

Rafaela Sousa

Alem do crescimento profissional tem a questão da produtividade que Jothaz disse e compartilhou. Então, independente de dificuldades, estudar mais, vale a pena.
Responder

20/09/2015

Marcio Araujo

Conheça o PHP(O.O e não sendo O.O) + Banco de dados + Frameworks, um ou dois.
Responder

20/09/2015

Jothaz

Alem do crescimento profissional tem a questão da produtividade que Jothaz disse e compartilhou. Então, independente de dificuldades, estudar mais, vale a pena.


Depois que você utilizar OO e padrões de projetos (MVC) você não irá querer usar outra coisa. A produtividade e facilidade é enorme, claro que a curva de aprendizagem é maior, mas vale a pena.

Agora esta é um visão pessoal e voltada para o mundo corporativo, se é para criar solução para pequenas empresa ou criar páginas institucionais o melhor caminho é o PHP procedural.

PHP procedural vai valer para o universo do PHP, OO vai abrir um horizonte novo e ajudará em qualquer outra tecnologia que você queira aprender. Então os benefícios são enormes.
Responder

20/09/2015

Rafaela Sousa

Mas até para soluções razoavelmente pequenas não é interessante implementar essa organização? O.O e MVC.
Responder

20/09/2015

Karine Sobral

Obrigada Jothaz, vou ver sim o link.
Responder

20/09/2015

Jothaz

Mas até para soluções razoavelmente pequenas não é interessante implementar essa organização? O.O e MVC.


Acima de tudo é aconselhável usar o bom senso e sempre levar em consideração custo, benefícios e o prazo para entrega.

A máxima seria usar a ferramenta certa para a tarefa certa. Eu estou tão acostumado e tenho tanta facilidade que mesmo em projetos pequenos uso OO e MVC. Mas sempre crio minha própria arquitetura para cada caso.

Mas dependendo do prazo e ser for um projeto pequeno vá de procedural mesmo, mas crie uma solução robusta e de qualidade.

O que é imperdoável e vejo muito acontecer são pessoas que não conhecem nada de desenvolvimento, desenvolvendo e criando uma gambiarra sem fim.

Finalizando é mais fácil alguém que conhece OO se adaptar a procedural do que quem conhece procedural se adaptar a OO.
Responder

21/09/2015

Pedro Silva

Primeiro é preciso definir o que seria a "forma normal de aprender" mencionada. Se você quer dizer aprender a sintaxe da linguagem primeiro pra depois aprender aplicar esses recursos com OO, acredito que sim, está certíssimo. Agora o que eu não acho correto é aprender o procedural primeiro. Vejo como uma grande perda de tempo, até porque dificilmente você vai usar isso na vida real. Eu aconselho que você entenda como a linguagem funciona e seus recursos, estruturas de repetição, condição, enfim, essas coisas que toda e qualquer linguagem de programação têm. Depois disso, mergulhe na Orientação a Objetos e aprenda a aplicar bem todos os recursos que você conheceu na primeira parte dos seus estudos.

Como o Jothaz disse:

(...) é mais fácil alguém que conhece OO se adaptar a procedural do que quem conhece procedural se adaptar a OO.


É fato! Depois que entender bem a Orientação a Objetos, procedural vai ser moleza de entender.

Mas claro, são só sugestões pessoais.
Responder

21/09/2015

Karine Sobral

Obrigada pelas opiniões Jothaz e Pedro Vinicios, acrescentando uma ultima pergunta, o PHP orientado a objetos possui todos os recursos do O.O?
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar